Confiança

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Para pensar:

“A justiça sem a força é impotente, a força sem justiça é tirana.” Blaise Pascal

Para refletir:

“A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser.” Sócrates

Cumprindo seu papel

O Observatório Social de Nova Friburgo entrou em contato com o colunista a fim de tecer comentários a respeito do processo de licitação da TV Câmara, tema de notinhas na coluna do último dia 20.

Aspas (1)

“Baseados na Lei de Transparência, o OSNF dirigiu-se à Câmara e solicitou àquela Instituição um exame da documentação referente à licitação instaurada para a contratação dos serviços de transmissão de imagens de TV. O presidente da Câmara prontamente solicitou ao funcionário responsável que nos atendesse apresentando o dossiê de documentos, além de todos os trâmites da licitação.”

Aspas (2)

“Após demorada e minuciosa auditoria, a equipe do OSNF chegou à conclusão que o processo de licitação transcorreu de acordo com as posturas do Tribunal de Contas e conforme a legislação em vigor. Cumpre observar que a empresa antes responsável pelos serviços que estavam sendo licitados optou por não participar da concorrência. Houve apenas duas interessadas e a vencedora apresentou um custo inferior àquele que estava sendo praticado por sua antecessora.”

Confiança

O Massimo acrescenta que tem total confiança na idoneidade do Observatório Social, bem como no caráter do presidente do Legislativo, vereador Alexandre Cruz.

Ainda assim, a apuração do colunista revelou com clareza quatro pontos de interpretação complexa, que gostaria de ver analisados pela Justiça.

E, conforme dito em oportunidade anterior, certamente verá.

O colunista, todavia, prefere não listar os tópicos por enquanto, até mesmo para não influenciar de qualquer forma o andamento dos fatos.

É hoje!

A multitalentosa Carol Loureiro desce a serra hoje, 26, acompanhada de vários membros da família friburguense da Aliança Francesa, para defender sua magnífica interpretação da canção “Sous le vent” na etapa semifinal do Festival da Canção Francesa.

Vale notar que o torneio é nacional e aberto à sociedade, o que significa que a concorrência é muito forte.

Dedos cruzados

Passando ou não para a próxima fase, no entanto, o fato é que a menina já mandou bem demais.

Bonne chance, Carol!

Juventude (1)

O vereador petista Norival Espíndola visitou, no último dia 19, a Superintendência da Juventude, em Cabo Frio, liderada por Daphne Libardi.

O objetivo da visita foi “conhecer os projetos que estão sendo realizados junto à juventude cabofriense, e importar boas ideias para que sejam implantadas em Nova Friburgo, visto que o prefeito Renato Bravo comentou publicamente que irá criar um espaço na administração pública municipal destinado exclusivamente para dar voz aos jovens do município”.

Juventude (2)

Ainda a esse respeito, recentemente o vereador aprovou na Câmara uma Indicação Legislativa que propõe a criação de um espaço na administração pública gerido por jovens para discutir políticas para a juventude de Nova Friburgo.

Resta ver se a ideia será aproveitada pelo Executivo, parcial ou integralmente.

Na ativa

A exemplo do que tem acontecido com o ex-vereador Cláudio Damião, o professor Marcelo Verly é outro personagem de nossa política que continua a gerar muitas notícias, mesmo que distante do plenário.

Antenado

Ainda que focado na vida acadêmica (ele está em fase de pré-qualificação de sua tese de doutorado), Verly participou na terça-feira, 24, na capital fluminense, do Seminário Cidades - Percepção e Comunicação, realizado pelo Arq. Futuro, instituição que fomenta o desenvolvimento de cidades sustentáveis e inclusivas.

E também participa, na manhã de hoje, 26, do lançamento do Data.Rio, novo banco de dados da Prefeitura do Rio, que objetiva "promover um melhor conhecimento da cidade, seja para a realização de políticas púbicas, seja para pesquisas acadêmicas, seja para beneficiar todos os cidadãos."

Circulando

Sabe a gravação de desabafo feita por um médico do Hospital Raul Sertã a que o Massimo se referiu na coluna de ontem, 25?

Pois bem, na noite de terça-feira, 24, o colunista já havia recebido o mesmo arquivo de mais de uma dezena de amigos, incluindo dois que vivem fora do Brasil.

Fica a lição: atualmente já não dá mais para abafar certas coisas, não dá para fingir que não existem.

Para bom entendedor

Quando será que vão começar a servir brioches no Raul Sertã, hein?

Feira da UFF

Hoje, 26, o Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF/UFF) realiza, a I Feira Multiprofissional. O evento é gratuito e tem como objetivo fornecer informações sobre cursos de graduação e de ensino técnico, como formas de ingresso, tempo de duração, mercado de trabalho, disciplinas cursadas, habilidades de cada área do conhecimento, dentre outras.

Os estudantes do ensino médio que ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir terão a oportunidade de realizar atividades práticas relacionadas aos cursos oferecidos pelo ISNF/UFF (Biomedicina, Fonoaudiologia e Odontologia), e por outras instituições, como o Cederj, a Universidade Estácio de Sá e o Senac.

O evento será das 13h às 16h, no Espaço de Convivência Zelma Mussi Gervásio, anexo ao Clube de Xadrez.

Daninhas (1)

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai realizar hoje, 26, um workshop gratuito sobre controle de plantas daninhas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Rua Fernando Bizzoto, 39.

Daninhas (2)

Palestras serão ministradas por especialistas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Embrapa e Inea. As inscrições serão feitas no local, a partir das 8h, com entrega de material e café de manhã. O evento começa às 8h40 e vai até às 16h30.

Respostas

A gente faz as nossas brincadeiras aqui, mas volta e meia nos emocionamos sem querer.

Pois vejam os amigos que a coluna publicou ontem, 25, o busto de Martim Lutero, na Igreja Luterana aqui em Nova Friburgo.

E eis que uma das primeiras respostas recebidas, bastante completa, foi enviada justamente por um padre, o querido Roberto José Pinto.

O colunista toma a liberdade de dividir com os leitores esta tocante manifestação de respeito. Nunca é demais lembrar que somos todos irmãos.

Aspas (3)

“A foto da edição do dia 25 mostra o busto de Martim Lutero, colocado na Igreja Luterana e inaugurado em 2 de maio de 2004, por ocasião dos 180 anos da Igreja Luterana em Nova Friburgo, a primeira congregação luterana na História do Brasil e, acredito, salvo melhor juízo, a primeira na América Latina. Memória histórica: Na próxima terça-feira, 31, se celebram os 500 anos do início da Reforma Protestante, quando Martim Lutero afixou, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, suas 95 teses reformistas.”

Respostas (2)

Além do padre Roberto, também enviaram respostas corretas os amigos Stênio de Oliveira Soares, Manoel Pinto de Faria, Gilberto Éboli e Girlan Guilland.

É isso mesmo, parem as máquinas: Sílvio Poeta não enviou resposta hoje!

O Massimo fica até preocupado. Se alguém tiver notícias do homem, é favor compartilhar.

Brincadeiras à parte, segue mais uma aula patrocinada por Girlan, cujo nome ainda será falado muitas vezes pela coluna nesta semana.

Aula

“A foto-desafio da edição de 25 é do busto de Martin Lutero, o monge agostiniano, professor de teologia germânico e líder da Reforma, que inclusive completa seu quinto centenário a 31 de outubro próximo, data em que, em 1517, ele editou as 95 teses que defendeu contra diversos dogmas do catolicismo romano. O monumento em sua homenagem está localizado a frente do Templo Pedro e Paulo, inaugurado em 29 de junho de 1952, sendo que a implantação da igreja em Nova Friburgo, a 3 de maio de 1824, torna a cidade pioneira do protestantismo e da colonização alemã no país.”

Segue

“A igreja anterior ficava no Paissandu. O busto de Lutero, à época o segundo na América do Sul (pois o que o antecede fica no Chile), foi inaugurado em maio de 2004, durante as celebrações da chegada dos alemães a Nova Friburgo. Inclusive, eu estava lá; na inauguração!”

Sem pergunta

Depois dessa o desafio tira um dia de folga, e retorna em nosso encontro do fim de semana.

Aos leitores, nosso muito obrigado pela parceria de sempre.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.