Complemento natural

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Para pensar:

"Os netos colherão os frutos das tuas árvores."

Virgílio

Para refletir:

"Ser o que somos e nos convertermos naquilo que somos capazes de ser é a única finalidade da vida."

Robert Louis Stevenson

Complemento natural

A ideia ocorreu ao colunista na noite de quarta-feira, 18.

Numa conversa informal surgiu o assunto das celebrações dos dois séculos e, ao destacar o quão feliz foi a homenagem prestada aos centenários de nosso município - pessoas e instituições -, o complemento natural se descortinou diante dos olhos.

Dois séculos

Acontece que, neste momento especial de nossa história, temos entre nós cidadãos que já eram vivos quando das celebrações do centenário, e também pequenos cidadãos que hão de testemunhar os festejos pelos 300 anos.

Afinal, os centenários de 2118 já nasceram ou estão nascendo e, diante do aumento populacional e dos avanços medicinais, devem ser em número sensivelmente maior do que os que temos hoje.

Ou seja: nos extremos de nossa população atual cobrimos - ou, mais precisamente, cobriremos - exatamente dois séculos.

Para elas

Caiu então a ficha de que estas pequenas crianças viverão suas histórias paralelamente ao terceiro século da epopeia friburguense, o que as desenha como alvo principal de todos os esforços pela construção de uma cidade melhor para se viver.

Cuidar de nosso futuro é essencialmente cuidar delas, e a construção de um século melhor, mais justo e amigável, só pode passar pela proteção e pelo amparo para que elas possam começar a escrever capítulos mais justos e felizes do que aqueles escritos até aqui.

Testemunhas

São elas também nossas testemunhas, pequenas cápsulas do tempo vivas e prontas para levarem nosso recado às gerações futuras.

Talvez seja tarde para tal sugestão, mas parece claro que uma homenagem a alguns representantes de nossos possíveis futuros centenários seria complementar e faria tanto sentido quanto à que já foi prestada aos centenários da atualidade.

Presente

E já que estamos falando sobre nosso aniversário, o colunista retoma um tema que já não aborda há bastante tempo, e que poderia ser um ótimo presente para nossa população: a abertura de uma pequena unidade da Polícia Federal habilitada a emitir passaportes por aqui.

Apoio na Alerj

É um absurdo que uma cidade que é polo regional e situa-se no centro geodésico do estado não ofereça esse tipo de serviço.

O benefício seria para toda a região - incluindo Teresópolis - e, entendendo que o momento é favorável, o colunista entrou em contato com o deputado estadual Wanderson Nogueira, sugerindo a elaboração de uma carta assinada pelo maior número possível de deputados direcionada ao comando da PF, justamente com essa solicitação.

Wanderson, que já havia oficiado a instituição com o mesmo pedido anos atrás, comprou a ideia.

Nossa parte

Paralelamente, seria interessante se a sociedade se organizasse em torno de um abaixo-assinado com o mesmo objetivo.

Que tal?

Os dois documentos, inclusive, poderiam ser remetidos em conjunto à PF, com cópia ao Ministério das Cidades.

Apoio de peso

Por conta própria o colunista entrou também em contato com o ex-presidente da Acianf, Flávio Stern (atual vice de finanças), que deu total apoio à reivindicação.

O Massimo sabe bem que as chances de conseguirmos a agência são pequenas, mas não se pode desistir, não é?

E se pudermos contar com o apoio oficial da prefeitura e da Câmara em meio aos muitos contatos que serão feitos nos próximos dias, certamente ajudaria muito.

Freixo na serra?

A coluna chegou a noticiar a agenda que o deputado estadual Marcelo Freixo iria cumprir em Nova Friburgo no mês de março.

No entanto, o assassinato da vereadora Marielle Franco, ocorrido dias antes, cancelou os compromissos.

Pois bem, a perspectiva, agora, é de que Freixo cumpra agenda por aqui no dia 7 de maio.

A conferir.

Memória Legislativa (1)

O presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo, vereador Alexandre Cruz, recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira, 19, quase todos os ex-presidentes do Legislativo friburguense que seguem conosco.

O encontro teve o objetivo de oficializar o convite para que todos participem do desfile cívico-militar representando a Casa.

Memória Legislativa (2)

A ideia é apresentar a história da Câmara durante o desfile.

O passado, representado pelos ex-parlamentares; e o futuro, materializado nos membros do projeto Câmara Jovem. Os ex-presidentes também vão receber uma medalha como forma de agradecimento "por todo serviço prestado à cidade".

Migração

Pode ser só coincidência, mas o colunista notou grande aumento no número de ambulantes radicados no entorno da Praça Getúlio Vargas desde que a fiscalização começou a apertar na Avenida Alberto Braune.

Em especial no lado par.

Não são chamados de ambulantes à toa, não é verdade?

Sinsenf

Dias atrás a coluna noticiou a posse da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Nova Friburgo (Sinsenf).

Faltou só dizer que o novo presidente é o Guarda Municipal Ricardo Rocha, personagem sempre presente nas rodadas de negociações entre servidores e governo.

Farra (1)

A Ordem do Dia da sessão da Câmara nesta quinta-feira, 19, - adivinhem! - trouxe mais duas solicitações de dilação de prazo para envio de respostas relativas a requerimentos de informação aprovados pelo plenário.

Tem sido assim com praticamente todos os requerimentos na atualidade.

Farra (2)

É embaraçoso para o governo, mas mais ainda para aqueles vereadores que, amarrados por favores ou nomeações, se submetem a esse papel.

Se prestar bastante atenção, dá até para ouvir a risada debochada de quem aposta todas as fichas na impunidade.

Tu vens

Carros molhados pela manhã, mulheres super elegantes, coberta quentinha de noite, fondue, lareira, chocolate quente.

Frio, seu lindo, vem com tudo que a casa é sua!

Respostas

Apesar do ângulo bastante inusitado, os craques Sílvio Poeta, Tânia Nicolau, Rosemarie Künzel e Alda Maria de Oliveira não se deixaram enganar e reconheceram o perfil do busto de Virgilius, que emprestou citações à coluna nas edições de ontem e hoje.

Parabéns a todos, e a Nova Friburgo que esbanja pontos de interesse como este.

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.