Clube do Trem nos trilhos

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sábado, 23 de setembro de 2017

Para pensar:

"Somente os tolos exigem perfeição, os sábios se contentam com a coerência.”

Provérbio chinês

Para refletir:

“O mistério gera curiosidade e a curiosidade é a base do desejo humano para compreender.”

Neil Armstrong

Nos trilhos

A Associação dos Amigos da Preservação, da Memória e do Patrimônio Ferroviário Barão de Nova Friburgo – o nosso Clube do Trem – tem se revelado um grupo extremamente ativo e técnico.

Muitos avanços têm sido obtidos, e o colunista está convencido de que o grupo é mais do que capacitado a trazer o trem turístico de volta à nossa região, para então abraçar novos objetivos.

Acervo (1)

Na semana passada, por exemplo, o presidente Ordilei Alves da Costa e o vice Renato Henrique Gomes da Silva tiveram um encontro no Rio de Janeiro com o inventariante da rede ferroviária, articulado pelo deputado federal Paulo Feijó (PR-RJ), que integra a chamada bancada ferroviarista.

Acervo (2)

De acordo com a consultora empresarial Deborah Gomes da Cunha, secretária executiva do Clube do Trem, o encontro foi “extremamente positivo”.

“O representante e o inventariante da rede ferroviária se colocaram à nossa disposição para cederem à cidade acervo de memória ferroviária, e já estamos em contato com a prefeitura a fim de contribuir com esse material para o museu do trem. Com certeza vamos unir forças para reunir um acervo consistente, que vai estar sob a salvaguarda do Clube do Trem, à disposição do museu.”

Parcerias

Economicamente, o clube também tem articulado um encontro com empresários simpáticos à causa, e que tenham condições de viabilizar o trem turístico.

Contatos importantes já foram feitos nesse sentido.

Grupos de trabalho

Também foram definidos três grupos de trabalho.

Um responsável pela engenharia, que irá verificar todas as viabilidades necessárias à implantação da linha turística.

Outro dedicado à reunião de acervo, que vai interagir com a rede ferroviária e todas as pessoas que desejarem doar objetos.

E, por fim, também há um grupo trabalhando em busca de uma sede.

Assembleia

Anote aí na agenda.

Nesta segunda-feira, 25, a instituição realiza assembleia geral ordinária às 19h na Academia Friburguense de Letras.

Todos os sócios fundadores estão convocados, e o encontro também é aberto aos que desejem ingressar nos quadros como sócios contribuintes.

Na serra

A convite do vereador Norival, o deputado federal Luiz Sérgio (PT-RJ) faz uma visita a Nova Friburgo neste sábado, 23, para tratar de emenda parlamentar no valor de R$ 800 mil que destinará à rede municipal de saúde pública.

O parlamentar tem reunião marcada com o prefeito Renato Bravo, e o plano inicial é que a emenda possa beneficiar duas unidades de saúde na cidade.

Intenção

A intenção de Norival é de que seja implantada uma unidade básica de saúde que abranja os bairros Perissê, Ypu, Vila Guarani, Catarcione, Ponte da Saudade, Paissandu e Centro, “onde há um vazio sanitário”.

A outra área a ser beneficiada ainda será definida em conjunto com a Secretaria de Saúde.

Agenda

Após o encontro com Renato Bravo e Norival, Luiz Sérgio é esperado na cerimônia de encerramento do curso de capacitação para elaboração de laudo de técnico de autovistoria predial, promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo e pela Senge-RJ, a ser realizado na Associação Comercial.

A vez da Uezo (1)

O Fórum Supera Rio terá nesta segunda-feira, 25, a partir das 14h, uma edição dedicada à Universidade Estadual da Zona Oeste.

O movimento, idealizado pelo deputado estadual friburguense Wanderson Nogueira, foi organizado em parceria com a reitoria da Uezo, e vai debater “caminhos para priorizar a educação pública, gratuita e de qualidade no estado”.

A vez da Uezo (2)

Além do próprio Wanderson, a lista de presenças inclui o presidente da Comissão de Educação da Alerj, deputado Comte Bittencourt; os deputados Jorge Felipe Neto, Osório e Coronel Jairo; o senador Lindbergh Farias; vários deputados federais e representantes de instituições como CEE, Aduezo, Sintuperj e DCE.

Congresso do PPS

A Câmara Municipal abre suas portas neste sábado, 23,para a realização do Congresso Municipal do PPS de Nova Friburgo.

O evento acontece das 18h às 21h, e deve contar com a presença do presidente da casa legislativa, vereador Alexandre Cruz.

Fala, leitor!

“Prezado Massimo, quero juntar minha voz à da moradora das Braunes que reclamou do barulho das motos em nossa cidade. Essa situação vem se tornando cada vez mais grave, e já ultrapassou o limite do suportável faz tempo. As motos fazem o barulho que querem, a qualquer hora do dia ou da noite, e nada é feito para coibir esse abuso. Parece uma terra sem lei, e, principalmente, sem autoridades de trânsito. Atenciosamente, Rodrigo Dardeau Vieira”.

Respostas

O leitor Cristielton Viana enviou resposta correta a respeito da foto do Centro Espírita Friburguense, logo após o fechamento da coluna de sexta-feira, 22.

Registro feito!

Já a foto da bela pintura que decora o interior do Colégio Cêfel foi acertada apenas pelos craques Stênio de Oliveira Soares e Sílvio Poeta.

Parabéns a todos.

Sem pergunta

O desafio tira um descanso no fim de semana, mas retorna em breve com mais belezas de Nova Friburgo.

Jubileu das normalistas

As formandas da turma de 1967 do antigo curso normal do Colégio Nossa Senhora das Dores se encontram neste sábado, 23, para matar saudades. O encontro do jubileu de ouro vai começar logo cedo, às 9h, com celebração religiosa no próprio CNSD, seguido de confraternização no hotel Bucsky, com almoço a partir das 12h.

No encontro, as ex-alunas vão relembrar momentos marcantes da época escolar e da formatura que teve como lema “A amizade se aprende na escola”  e a beata Paula como patrono, a então professoranda Vera Lúcia Lima, como oradora e a professora Yeda Faria Machado, como paraninfa.

Sem dúvida, será um sábado de pura e total nostalgia para essa turma de mestras.

Afinando os instrumentos

O presidente da Afape, a Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando, Iomar Pinheiro Penza Filho, avisa que nesta segunda-feira, 25, a banda de tambores da instituição assistencial, realiza ensaio geral em sua sede na Via Expressa, às 10h.

Vale prestigiar essa turma boa de 42 jovens talentos na música.

O ensaio vai preparar a banda da Afape para fazer bonito no Encontro de Bandas Escolares que vai acontecer dia 13 de outubro em Quissamã, no Norte do estado.

Para levar os alunos até lá, a Afape ainda precisa angariar R$ 1,3 mil para fechar as despesas com o aluguel de um ônibus. Quem puder ajudar é só procurar a entidade. O telefone de lá 2522 8608.

Cenário internacional (1)

Importante evento aconteceu semana passada – entre os últimos dias 13 e 15, no Colégio Nossa Senhora das Dores com a realização da I Simulação das Nações Unidas Doroteana (SiNUD), uma iniciativa do professor Daniel Campos Nunes da Silva, coordenada pela área de Ciências Humanas do CNSD.

Cenário internacional (2)

Cerca de 160 alunos de diversas escolas de Friburgo debateram temas relevantes no cenário internacional com discussões importantes para a construção de um mundo mais justo e igualitário. O professor informou que a argumentação foi o principal instrumento para a resolução de conflitos envolvendo Estados Nacionais.

Cenário internacional (3)

“Após intensos debates, é possível afirmar que o olhar do aluno sobre o mundo no qual se insere passou a ser outro. Não apenas desenvolveram uma maior sensibilidade em relação ao seu entorno, mas construíram, também, laços de solidariedade com povos e tomaram consciência quanto à situação de extrema vulnerabilidade em que se encontram. O local e o global se tornam mais próximos e a busca por alternativas para o mundo que aí está passa a permear a vida dos alunos ao término dessa imersão na diplomacia mundial”, ressaltou Daniel Campos.

Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.