Braune assume

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Para pensar:

“Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma.”

George Bernard Shaw

Para refletir:

"Acredite em Deus, mas desvie das pedras no caminho."

Provérbio russo

Braune assume

O Massimo pode confirmar que o vice-prefeito, Marcelo Braune, vai assumir o governo muito em breve.

Calma gente, não é nada do que vocês estão pensando.

É que o prefeito Renato Bravo irá cumprir agenda na Suíça, e depois deve tirar um período de férias.

As datas - não somos indelicados - a gente deixa para o próprio governo divulgar, quando estiver mais perto.

Lapso

Dois dias atrás, ao noticiar a ampliação da rede de captura de imagens para o Cidade Inteligente, o Massimo, vejam só, engoliu uma palavra.

Disse que foram integradas quatro câmeras “da cruz”, mas não disse que são da Cruz Vermelha.

Não pode, né?

O colunista pede desculpas aos leitores e à instituição.

Por falar nisso...

E já que falamos no Cidade Inteligente, parece uma tendência, a essa altura, que suas imagens sejam disponibilizadas 24 horas por dia através do YouTube.

Testes já estão em curso, e a coluna torce para que a previsão se confirme.

Tendo novidades, a gente repercute por aqui.

Agenda cheia (1)

Mudando de assunto, mas não de secretaria, a agenda de atividades envolvendo a pasta de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior está tão extensa que tem sido difícil de atualizar.

Além da segunda reunião para organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada dia 20 e considerada um sucesso, e do seminário “Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento local e regional”, a ser realizado na próxima segunda-feira, 25, ainda tem muita coisa a ser divulgada.

Agenda cheia (2)

No dia 29, sexta-feira da semana que vem, a secretaria irá receber, no auditório do Centro Administrativo César Guinle (antigo prédio da Oi), uma comitiva do Conselho Federal de Administração, encabeçada pelo próprio presidente, Wagner Siqueira.

E também uma equipe do Conselho Regional de Administração, para a apresentação do Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), voltado à avaliação de gestões municipais.

Itinerante

Paralelamente, também foi confirmada a vinda do projeto CRA Itinerante a Nova Friburgo, no mesmo dia, das 13h às 17h na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

A van do projeto traz serviços que são regularmente realizados na sede do Conselho, tais como emissão de registro profissional, secundário e de estudante, transferência de registro, segunda via de carteira, pagamento de anuidade/parcelamento, entre outras solicitações.

Valorização externa (1)

Lembra daquela citação bíblica, “ninguém é profeta em sua terra”?

Pois então, enquanto por aqui formou-se uma linha de defesa contra a nova Lei Orgânica Municipal, e parece claro que será grande o esforço por desvirtuar alguns de seus pilares principais, lá fora o documento já começa a ser tratado como referência de atualização legislativa.

Valorização externa (2)

O vereador Professor Pierre, relator da LOM, foi convidado pelo Laboratório de Conservação de Energia e Conforto Ambiental (LabCECA/UFF), da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, para integrar a mesa no evento “Energia Solar: da teoria à prática, realizado na última terça-feira, 19.

O convite ao parlamentar friburguense se deu justamente em função do interesse que vem sendo demonstrado por quadros técnicos da UFF que tiveram contato com a peça legislativa.

Valorização externa (3)

Inclusive, uma das possibilidades abertas pela nova LOM, que poderia se concretizar a partir do apoio da UFF, seria a elaboração do chamado “Mapa Solar” de Nova Friburgo, que na prática representa uma avaliação do potencial de geração fotovoltaica em telhados de edificações da cidade.

Mas, para isso, antes precisamos aprovar a lei, correto?

Poucas e boas

E já que criticamos aqueles que fazem mau uso do mandato, cabe registrar que algumas pessoas testemunharam um desses vereadores ouvindo “poucas e boas” de um servidor na tarde de ontem, 21, na prefeitura.

Cá entre nós, tem gente que não engana mais ninguém.

Sintonia popular

O radialista gente boa João Francisco, o JF, que produz e apresenta o programa Sintonia Popular, todas as sextas-feiras, às 18h na Comunidade FM (104,9) está homenageando este mês os cantores e compositores de Nova Friburgo com edições especiais só com sucessos de artistas locais, como Cláudio Schitinno, Edu Quintanilha, Valcir Ferreira, Jozi Lucka, Denise Pinaud, Vlad e sua gente e Cícero Adriano, entre outros.

JF quer incrementar a edição de hoje, 22, e do próxima dia 29 do seu Sintonia Popular com canções inéditas dos talentos friburguenses. Para tanto, ele gostaria que os artistas enviem suas músicas. O contato é jfradio@hotmail.com.br ou 2526 0411.

A homenagem aos cantores é uma homenagem do JF e seu programa aos 200 anos de nossa cidade que, diga-se de passagem, é cheia de talentos.

Atrasados

Ao longo de quinta-feira, 21, foram muitas as matérias comemorando a chegada do inverno, estação favorita deste colunista.

Os leitores do Massimo, no entanto, estão cansados de saber que, na prática, a estação já está entre nós há 45 dias, uma vez que, geograficamente falando, os solstícios representam o ápice, e não o início de inverno e verão.

Não por acaso o horário de verão começa em outubro e se encerra em fevereiro...

Respostas

Os leitores da coluna conhecem bem nossa cidade.

A emblemática luminária da ponte na Rua Leuenroth foi reconhecida pelos parceiros Gabriel Moura, Sílvio Poeta, Manoel Pinto de Faria, Gilberto Éboli, Alberto Corrêa (Betinho), Paulo Murillo Cúrio e por Rodrigo Inácio, que andou sumido por uns tempos mas agora promete voltar à brincadeira.

Parabéns e uma ótima sexta-feira a todos.

Publicidade
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.