O e-commerce

terça-feira, 28 de junho de 2016
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O que me fascina em moda é a gama de opções que ela oferece para você poder ganhar dinheiro. Você já parou pra pensar em quantas vertentes existem nesse rao? Antigamente todo mundo que queria fazer faculdade de moda era pra ser estilista, atualmente as coisas mudaram. Você pode ser stylist, consultor, produtor, assessor, modelista, entre tantas opções. 

Com o passar dos anos, a forma de comercializar seus produtos também foi evoluindo, e antes o que às vezes parecia ser inatingível para um pequeno produtor, hoje, com a internet, se tornou viável. Você fabrica uma peça, cria uma coleção e na hora de vender, o que faz? Muitas vezes as pessoas não conseguiam comercializar seus produtos pois montar uma loja física não era possível pelo custo elevado e vender para outro também não era comum, pois ninguém quer pôr à venda o produto de uma marca desconhecida. E aí, ficava um impasse, que fazia as pessoas desistirem. 

Mas eis que surge o salvador da pátria: a venda pela internet, uma forma rápida, com custo baixo e diferenciada. Mas, como montar, o que fazer, como divulgar? Como não sou expert no assunto, convidei Carlos Eduardo (foto), que trabalha numa agência especializada em e-commerce, pra bater um papo e nos explicar como funcionam os e-commerces.

O que é e commerce?

O e-commerce, que em português significa comércio eletrônico, é uma modalidade de venda de produtos ou serviços que realiza suas transações por meio da internet. A forma mais conhecida são as lojas virtuais, onde você compra através de computadores, tablets e celulares e recebe os produtos no conforto de sua casa.

Como surgiu?

O e-commerce surgiu em 1970, com a EDI e EFT fazendo transferência de valores entre pessoas e empresa, mas foi com a internet que ele ganhou força e ficou disponível para todas as pessoas no formato que conhecemos hoje em dia.

Como foi a aceitação?

A aceitação no começo foi um pouco lenta em razão do medo das pessoas em passar seus dados pessoais através da internet. Porém, com o passar do tempo, isso foi desmistificado e foram criadas ferramentas de segurança que garantem todas as transações on-line.

Hoje o mercado investe nisso?

Sim! Mais do que nunca está seno investido em e-commerce. Isso porque o retorno tem sido ainda maior em razão do baixo investimento inicial e da ampla abrangência que as lojas virtuais têm. Mesmo com a crise que assola o país, o e-commerce brasileiro deve crescer 18% e faturar R$ 56,8 bilhões em 2016.

Qual a média de investimento?

Os valores variam muito, tendo em vista o modelo de negócio que será desenvolvido. Costumamos brincar que podemos vender pela internet sem gastar quase nada (através de marketplaces como o Mercado Livre ou aplicativos gratuitos), assim como existem operações que precisam de um investimento inicial orçado em mais de  R$100.000 em plataforma, fotografia, marketing, etc. Aqui em nossa agência atendemos diversos clientes com operações muito grandes, empregando uma grande quantidade de pessoas e gerando um ativo enorme.
Hoje clientes já trocaram o físico pelo virtual? 

Acredito que estamos numa fase de complementação. Temos clientes que possuem lojas físicas e também estão investindo na venda on-line para atingir clientes em outras cidades, outros públicos, além de divulgar a marca, ampliando seu branding.

Acha que tem que ter os dois ou só um?

O e-commerce tem como um dos seus maiores diferenciais a possibilidade de atender tanto mercados enormes como nichos muito específicos. Acredito que o empresário deva trabalhar a estratégia de multi canais de venda e assim manter periodicamente uma análise de ROI (Retorno Sobre Investimento) em cada uma delas, só depois disso tomar uma decisão final.

Como é o marketing? 

Basicamente on-line. Possuímos parceiros fortes de mídia como o Facebook e o Google. Como hoje praticamente todas as pessoas possuem um smartphone, realizando uma boa estratégia de compra de mídia, conseguimos colocar a marca de nossos clientes na mão e na cabeça de seu público-alvo.

E o pós-venda?
O pós-venda, ignorado por muitos empresários, é parte fundamental para o sucesso do negócio. O custo de se conseguir um novo cliente é pelo menos 6x mais caro do que se manter um cliente atual, fidelizado. Investir em suporte e no treinamento da equipe é uma parte significativa que fará com que sua loja virtual seja um sucesso! A Dafiti, por exemplo, foi uma das primeiras no segmento de roupas a ganhar destaque. Abriu loja física na Oscar Freire mas fechou logo em seguida, optando continuar só com o e-commerce.

 

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Marlon Portugal

Marlon Portugal

Marlon Portugal é stylist e já participou dos principais eventos de moda do país. Tem seu nome publicado em revista e blogs como LUI ITALIA, Lewis e Cake Londres, O Globo e Joyce Pascowitch. É personal stylist de várias atrizes e faz consultoria de moda.

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