O jardim medicinal de seu Hermínio

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

No início do século 19, quando os colonos suíços e alemães chegaram a essa região, as primeiras montanhas que avistaram foram as dos Três Picos. A localidade, que os moradores antigos ainda chamam de Três Bicos, estava compreendida no século 19, na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Sebastiana. Na ocasião, referia-se à região como Terras Frias. 

Por ser o ponto mais alto do município, com 910 metros de altitude, deve o seu nome à sua condição atmosférica. Em 1924, a lei 1.809 elevou as Terras Frias à categoria de terceiro distrito. Alguns tropeiros arranchavam nesse distrito, que acabou acarretando a mudança do nome da localidade. Em 1939, esse distrito passa a denominar-se Campo do Coelho, perdendo o charmoso nome de Terras Frias. 

O novo nome se deve a um rancho de tropeiros que era de propriedade de um indivíduo conhecido como Coelho. O isolamento desse distrito agrícola do núcleo urbano fez com que Três Picos preservasse algumas tradições antigas. Além da broa de planta de Dona Dodoca, o jardim de ervas do senhor Hermínio Botelho Cordeiro é uma preciosidade. 

Nascido em 1934, filho de proprietários e tropeiros nessa região, desde os 9 anos de idade já puxava carga de lavoura em tropa de burro até o centro de Nova Friburgo. Falecido em 28 de fevereiro de 2016, Hermínio nos deixou um interessante legado de plantas medicinais, cultivadas em seu jardim, com as indicações de uso feitas por ele próprio. Confira algumas delas: 

Chá de abóbora-danta. Indicação: depurativo do sangue/Alecrim com álcool. Indicação: sinusite/Chá de alevante. Indicação: anemia e tonturas/Chá de alfavaca. Indicação: tosse/Chá de alfazema. Indicação: problemas de nervos/Banho de aperta-ruão. Indicação: cicatrizante/Chá de araçá. Indicação: diabetes/Banho de arnica. Indicação: cicatrizante/Banho de arruda. Indicação: tétano/Chá de artemísia. Indicação: problemas menstruais/Chá de avenca. Indicação: tosse/Sumo de babosa. Indicação: queimaduras e câncer/Banho com folhas de banana-são-tomé. Indicação: feridas/Chá de boldo. Indicação: fígado/Chá de camomila. Indicação: calmante/Chá de cana-do-brejo. Indicação: rim/Chá de cânfora-da-horta. Indicação: reumatismo e depressão/Banho de carobinha. Indicação: alergia e catapora/Chá de capuchinha. Indicação: diarreia de sangue/Chá de chapéu-de-couro. Indicação: depurativo do sangue/Chá de chuchu. Indicação: pressão alta/Chá de cipó-cabeludo. Indicação: problemas renais/Garrafada de cipó-crajeú. Indicação: fortificante/Chá de cipó-pustemeiro. Indicação: antibiótico/Banho de confrei. Indicação: cortes/Chá de erva-doce. Indicação: calmante e tosse/Chá de erva-macaé. Indicação: estômago e calmante/Xarope de erva passarinho. Indicação: pneumonia/Chá de erva-terrestre. Indicação: sapinho/Banho de erva-andorinha. Indicação: para as vistas/Xarope de guaco. Indicação: tosse/Chá de guiné. Indicação: dor de cabeça/Hortelã com leite. Indicação: vermes/Chá de imbaúba. Indicação: colesterol/Jaborandi no álcool. Indicação: reumatismo, cortes/Chá de jasmim. Indicação: febre/Chá de mal-me-quer. Indicação: gripe/Banho de malva. Indicação: anti-inflamatório/Chá de manjericão. Indicação: estimulante do apetite/Xarope de manjerona. Indicação: tosse/Chá de maracujá. Indicação: calmante/Chá de marcelão. Indicação: fígado e estômago/Chá de marcelinha. Indicação: cólicas em crianças/Chá de melissa. Indicação: calmante/Chá mil em rama. Indicação: hemorragia/Chá de orelha de moleque. Indicação: dor de ouvido/Chá de panaceia. Indicação: rim/Chá de pariparoba-capeba. Indicação: hemorroidas e rim/Chá de pata-de-vaca. Indicação: diabetes/Chá de pitanga. Indicação: febre e diarreias/xarope de poejo. Indicação: tosse/Chá de penicilina. Indicação: pneumonia/Chá de rosa branca. Indicação: antibiótico/Chá de sabugueiro. Indicação: sarampo e gripe/Sumo de saião. Indicação: torção/Chá de sete-sangrias. Indicação: facilita a circulação/Banho de urtiga. Indicação: frieira e hemorroidas. 

Tanto a broa de planta de Dona Dodoca como as indicações curativas através das ervas do Seu Hermínio deveriam ser tombadas como patrimônio imaterial e inscritas no Livro de Saberes pela Secretaria de Cultura. Fica a sugestão. 

Janaína Botelho é professora de História do Direito na Ucam e autora de diversos livros sobre Nova Friburgo. Curta no Facebook “História de Nova Friburgo”

  • Foto da galeria

    Jardim de plantas do Seu Hermínio. O chá de araçá era indicado para a diabetes

  • Foto da galeria

    Nascido em 1934, tropeiro desde os 9 anos, puxava carga de lavoura em tropa de burro até o centro de Nova Friburgo

  • Foto da galeria

    Seu Hermínio, o segundo da esquerda para a direita

TAGS:
Janaína Botelho

Janaína Botelho

História e Memória

A professora e autora Janaína Botelho assina História e Memória de Nova Friburgo, todas as quintas, onde divide com os leitores de AVS os resultados de sua intensa pesquisa sobre os costumes e comportamentos da cidade e região desde o século XVIII.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.