Salve o 148º aniversário de Nova Friburgo!

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Edição de 14 e 15 de maio de 1966

  • Os friburguenses de pé e em continência cantam o hino oficial. Friburguenses cantemos o dia que surgindo glorioso hoje vem. Nesta plaga onde o amor e a poesia são como as flores nativos também.
  • Nunca sabe de nada... Dois chefes de serviço da prefeitura, vindo em segundo plano dois “assustados” diretores de repartição, percorrem todos os escaninhos da diretoria de Fazenda (Praça Presidente Vargas) e, de mesa em mesa, de funcionário a funcionário exigiram assinatura no livro de inscrição do partido da situação.
  • A entourage não tem sensibilidade para compreender. A administração municipal relegou a plano mais que inferior os festejos comemorativos do aniversário do município. Já no ano passado, o oficialismo pouco deu de sua graça em favor da festa máxima dos friburguenses. No ano corrente, menos ainda foi feito, bastando dizer que até ontem, nem mesmo um programa foi distribuído, o órgão oficial não divulgou uma só iniciativa da prefeitura e o “executivo informa” nem sequer fez menção, por pequena que fosse, sobre o assunto. É evidente o propósito de aniquilar uma tradição.
  • Dante Laginestra: dois anos de falecimento. Há dois anos falecia o expoente de homem público que foi Dante Laginestra, personalidade que todo o município admirava e respeitava. Afeito aos interesses da comunidade friburguense, Dante Laginestra deixou um legado do mais extraordinário valor para a nossa terra, cujo povo rende à sua memória o mais comovido preito de saudade e reconhecimento.
  • Versifilosofando. Há que somar a luta encetada, contra a opressão que campeia, gente sem voto e vergonha, faz da corrupção sua trincheira.
  • Saudamos os representantes do povo que integram as delegações dos municípios do estado do Rio de Janeiro, como partícipes do IV Congresso Fluminense de Vereadores. Levamos uma saudação especial aos que reagiram contra a indiferença do executivo relativamente ao apoio material ao conclave, repetindo que a soberania do poder cúpula da democracia não pode estar ao talante de geringonças do outro poder. Dignas de admiração e francos aplausos a atividade desenvolvida pelo presidente da Câmara, Ney Soares, e pela comissão especial coordenadora do preparo e desenvolvimento do mencionado congresso, iniciativa que muito orgulha nossa terra.
  • Dia do Colonizador. Com programação variada, hoje e amanhã, o Nova Friburgo Country Clube oferece aos seus sócios e convidados o Dia do Colonizador, em festivais de raro esplendor, com a presença das colônias aqui domiciliadas e seus representantes diplomáticos.
  • Império Serrano como presente do Caledônia Montanha Clube. Dia 22 de maio, às 12h, na área de sua piscina por cortesia da sua diretoria, a escola de samba Império Serrano, apresentará a sua tradicional e internacional “ala de show” com mais de 50 figurantes, incluindo os principais destaques da sua vitoriosa apresentação na Avenida Getúlio Vargas, no último carnaval.
  • Didi Sampaio Azevedo. A senhora Didi Sampaio Azevedo -- esposa do deputado Amâncio Azevedo -- aniversaria na próxima quinta-feira, dia 19 corrente.
  • Pombos correios da esdrúxula composição política oficial estão procurando os funcionários estaduais no exercício de cargos de chefia, para, usando o nome do governador Paulo Torres ou dos secretários de governo, comunicar-lhes que, se imediatamente não assinarem o livro de inscrição da Arena serão sumariamente dispensados.
  • AVS registra os aniversários de: Liliana, filha do ilustre casal Dr. Milton de Azevedo Andrade, Senhora Nydia Yaggi Martins e Elvira Xavier Luz (16); professor Murilo Cúrio, sr. Elias Abicalil (17); senhora Didi Sampaio Azevedo (19); sr. Roberto Ricardo Coutinho, poeta J.G. de Araújo Jorge (20); senhora Lucíola Costa e sr. Francisco Alvez (22).
  • Em “Ordem do Dia”, Pedro Cúrio assina “O céu não tem fronteiras”. No artigo, Cúrio destaca a leitura do livro, que trata fatos quase desconhecidos da história da aviação. Fala também do problema do tráfego aéreo e apresenta uma visão do mundo no ano 2000 com o desenvolvimento dos meios de locomoção aéreo. Cúrio dá ênfase à um capítulo em especial, escrito pelo jornalista Raul de Polillo, que mostra a contribuição brasileira para a aviação através de nomes como Augusto Severo, Ribeiro de Souza e Santos Dumont.
  • Em “Momento Infantil”, dr. Miranda Fortes assina “As lombrigas IV”. No texto, o doutor esclarece que alguns sintomas não são causados pelas “bichas”. Um exemplo é a convulsão, causada, geralmente, por febre muito alta, epilepsia, meningite...
  • Em “Nova Friburgo na Sociedade”, W. Robson assina “Topada histórica”. O autor faz uma crítica ao governo municipal sobre a comemoração do aniversário de Nova Friburgo. Segundo Robson, há documentos que provam que a cidade nasceu em 13 de janeiro e não em 16 de maio, que assinala a data de sua colonização. 
  • Em “O que se faz e o que se diz por aí”, João Saldanha fala sobre Nova Friburgo sediar o IV Congresso Fluminense de Vereadores, do evento realizado no Caledônia Montanha Clube de apresentação de fantasias premiadas nos bailes de carnaval e a viagem de estudantes friburguenses à Amazônia.
  • Em “Retalhos”, J.B da Silva conta que a banda Campesina Friburguense esteve em festa, prestando saudosa homenagem ao sr. Jerônimo Mário de Azevedo, presidente do conselho deliberativo, por mais de dez anos. A notícia do noivado entre Maria Celeste e Antonio Marcos é destaque, além da nota sobre o movimento Familiar Cristão, na última semana de maio.
Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.