Que pândegos…

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 13 de janeiro de 2018

Edição de 13 e 14 janeiro de 1968

Pesquisado por Guilherme Alt

Manchetes:

  • Que Pândegos - O mesmo grupinho gozador das vantagens de se fazer passar por conselheiro da classe produtora, e, que, na época do governo do doutor-engenheiro ex-prefeito (Heródoto Bento de Mello) tanto justificou o fabuloso aumento de impostos, taxas e contribuições da nossa municipalidade – alguns casos majorações de 500, mil, e até 1.500% – agora tenta articulações no sentido de protestos contra a recente legislação que registra tributos, passados três anos e em conjuntura que precisa ser analisada devidamente.
  • O prefeito Amâncio Azevedo convidou o presidente Costa e Silva para visitar Nova Friburgo - Embora já estivesse organizada a agenda de sua estadia no Estado do Rio de Janeiro, o chefe da nação recebeu com simpatia o convite e dará uma resposta definitiva.
  • Deputado Álvaro de Almeida - Ainda não oficializada, mas já praticamente lançada a candidatura do deputado estadual Álvaro de Almeida a deputado federal pelos seus inúmeros amigos, admiradores e correligionários políticos. Nesta oportunidade cumpre-nos o imperioso dever de acentuarmos que, no cortejo de valores mais expressivos o ilustre parlamentar friburguense tem sido exaltado entre os homens políticos atuais por merecimento próprio.

Pílulas

  • O que será que ele é… - O governo estadual marcou o pagamento do seu funcionalismo para o passado dia 8. Em Niterói e em outros lugares começou mesmo, mas em Friburgo... nada. Motivo alegado: falta de dinheiro. Somente após o I.C.M poderia haver recursos. Afinal o secretário de finanças não sabe e não procurou saber de certos detalhes, ou é neófito nos assuntos fazendários?
  • Maior das negociatas - Assim se pronunciou o deputado federal José Maria Ribeiro: O contrato entre o DER e um banco particular, autorizado pelo Executivo e destinado para levantar recursos para aquisição de maquinário americano “Foi a maior das negociatas e se não foi, trata-se de um dos piores negócios para o estado”.
  • O governador não tem condições - Ainda o deputado José Maria Ribeiro: O governador Geremias (de Mattos Fontes) não tem condições de assegurar as garantias democráticas do estado do Rio, haja vista as perseguições que são movidas pela sua polícia política aos prefeitos e vereadores. A polícia política age conforme os interesses ditados pelo governo estadual. Daí toda a pressão contra prefeitos e vereadores do MDB ser ditada pelo governador.
  • Casa da sogra? - Esta é do deputado Newton Guerra: O DER deu de presente ao governador Mattos Fontes, um “Ford Galaxie” para sua campanha eleitoral. (Por que será que sempre que a coisa é mais forte e escandaliza, tem seu rabinho ou rabão no DER?)

Sociais

  • AVS registra os aniversários de: Maria da Graça (12), Elias Marra da Silva (13), Rosana Barroso e Heloísa Veiga (14), Marieta Marra da Silva (15), Sílvio Domingos (16), João Teixeira e Carlos Alberto Carriello (18), Elizabeth Folly (19), Sebastião Mattos (20).

Colunas

  • Em “Ordem do Dia”, Pedro Cúrio assina “A Palavra dos Mestres”. “Assim se manifestou o historiador Herbert Canabarro Reichardt: A Comissão de História do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, convocada para dar parecer sobre a data de fundação de Nova Friburgo e o início da colonização do Morro Queimado, examinando a documentação transcrita àqueles eventos nas publicações ‘Como Surgiu Friburgo’ e ‘150 Anos de quê?’, por Pedro Cúrio, conclui: Que o que sobreleva a todos os demais, é o ato legal da criação da Vila de Nova Friburgo, pelo alvará de 3 de janeiro de 1820. Por esse ato legal não só se fez a delimitação da referida Vila, desmembrando-a ao distrito de Cantagalo, como se lhe deu a denominação de Nova Friburgo em terras pertencentes a antiga fazenda do Morro Queimado”.
  • João Batista da Silva assina “Retalhos”. “Agradecimento: À Deus, a nossa convicção religiosa, pela conquista do lar próprio, mandamos rezar, no próximo domingo, às 19 horas, na Catedral, um missa de ação de graças. Aos amigos que puderem comparecer agradecemos aos que não, naquela hora, pedimos que, se possível, agradeçam por nós. Aos de outras crenças em seus religiosos, solicitamos que se lembrem de nós. Aniversário: Banda Campesina Friburguense completou no dia 6 mais um ano em sua luta pelo centenário. Reunião festiva, assistência seleta. Vários oradores destacaram as obras dos seus adeptos. Maestro Joaquim Naegele recebendo novamente consagração. Iniciada campanha de solidariedade com o centenário, sendo entregue de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, um cheque de 50 cruzeiros novos. Dr. Luiz Mastrângelo e Luiz Braune também ofereceram”.

 

Foto da galeria
Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.