Obrigado, professores

sábado, 02 de setembro de 2017
Foto de capa

Edição de 2 e 3 de setembro de 1967

Pesquisado por Guilherme Alt

Manchetes:

  • Álvaro de Almeida na Assembleia. “Aceitei a espinhosa missão de como membro da Comissão Especial da Assembleia pesquisar o assunto e dar o parecer sobre o afastamento do prefeito Ary Schiavo, por que entendo que aos homens públicos não cabem acomodações e nem vontade pessoal. – Onde o dever do cargo o determinar aí estarei, assumindo todos os encargos e responsabilidades decorrentes – Não assumi a deputação para gozo pessoal ou para ser servido, e sim para servir. – Os acomodados ou acovardados que continuem no triste servilismo, fugindo da arena nas horas críticas da democracia.”
  • “O Brasil perde milhões em dólares por não levar a sério o turismo. A indústria do turismo figura uma das maiores fontes de renda que poderia ter o Brasil. Aqueles que visitam a Europa e constatam a presença de milhares de turistas, procedentes de todas as partes do mundo, gastando milhões de dólares, sentem o quanto estamos perdemos por falta de uma ação enérgica nesse setor”, disse o deputado federal Edgard de Almeida
  • Recepcionados os jornalistas da Guanabara e Estado do Rio no Caledônia Montanha Clube Nova Friburgo. Na recepção oferecida domingo último, 27 de agosto, a imprensa falada e escrita do estado do Rio de Janeiro e Guanabara, pela diretoria do Caledônia Montanha Clube, foi dado a conhecer o programa oficial da mais tradicional festa da cerveja desses estados: - a 5ª Festa Internacional da Cerveja de Nova Friburgo, e que será realizada no próximo 9 de setembro comemorando o primeiro lustro dessa famosa festa.

Notas sociais

  • AVS registra os aniversários de: Luiz Gonzaga, Leila Lopes, Vânio Reis (2); Ivelise Braune, Paulo Maurício (3); Epaminondas de Moraes, Hermínia Mendes, Atílio Daniel (4); Ruth Laginestra, Luiz Carlos Quaresma, Fernando Alves Penna (5); Salim Lopes, Arsenio Crescêncio, Odete Miele, Wilson Vieitas (6); Mário Corso Teixeira, Antônio Cláudio, Lília Eyer (7); Hélio Veiga, Cleto Múcio, Maria Auxiliadora Pinto, Elias Antunes (9).
  • AVS registrou com destaque o aniversário do “garotão Renato, primogênito do casal Rosa Marlene e Lafayete Bravo Filho”, hoje conhecido como prefeito Renato Bravo. Assim destacava o AVS. “Renatinho joga de mão e com cartas marcadas, no lar do queridinho vice-prefeito, é um menino que sabe conquistar amizades e já se inculca cabo eleitoral do seu papai no próximo pleito.”

Colunas

  • Em “Ordem do Dia”, Pedro Cúrio assina “Obrigado, professores”. Esclarecendo uma de nossas “Ordem do Dia”, em que focalizamos um lapso de autores de iniciação ao estudo da língua portuguesa, recebemos dos mesmos a carta abaixo, em termos que merecem divulgação. Os professores paulistas Campo Mello e Antônio Navanelli declaram que a nossa crônica lhes deixou “dois estados de espírito realmente significativos”, o que igualmente sentimos com a missiva ora transcrita: replicar a mais ética jornalística. A nossa observação em nada prejudicou a nossa aceitação que essa obra vem tendo, no professorado no meio estudantil desta cidade.
  • Nelson Kemp assina “Facetas de Nilo Peçanha – Respeitosa homenagem ao Jequitibá de Valença o mestre dos Mestres - Raul Fernandes". Nos meus 83 anos de existência não encontrei até hoje homem igual ao Nilo Peçanha. A sua argúcia, a sua visão, a sua agilidade mental, o seu modo caricioso no tratamento com as pessoas, o seu temperamento calmo e silencioso, o faziam querido de todos. Talento incomum, atilado palestrador de recursos imagináveis na dissertação dos acontecimentos nacionais, historiador e tribuno da Abolição e da República, onde sua figura se projetou como a de um mestre de palavra falada. Nilo Peçanha só se sentia bem nas lutas da política, nos entremeios das lutas partidárias.
  • Na coluna “Nova Friburgo na Sociedade”, W. Robson assina “Vá. Suba o Mastro, Bandeira do Meu Brasil!” Bandeira do meu Brasil, mais alguns dias e estará feliz e tremulando no mastro da nação. Pouco falta para no 7 de setembro que vem ali milhares de patriotas, sob suas lindas cores reverenciarem esta página de bravura da nossa história. E meu pavilhão de cores vivas agora poderá tremular serena e tranquilamente, confiante na multidão que em marcha se perfilará garbosa frente ao símbolo augusto da paz.
  • Em “Retalhos”, J.B da Silva destaca a presença de jornalistas de vários veículos do estado do Rio de Janeiro no Caledônia Montanha Clube para cobrir o Festival Internacional da Cerveja. Destaca também a inauguração da rua que leva o nome de Antônio Ricart, nas palavras do colunista, “tão cedo levado de nosso convívio”. “Sucursal do Inferno”, eis como Brito, das torres, classificou a vida lá do Caledônia. Prefeito e comitiva estiveram em comitiva estiveram examinando o que se passa nas retransmissoras. J.B da Silva parabenizou o então deputado federal, por Nova Friburgo, Edgard de Almeida, pela vinda à cidade para “ascultar sua opinião sobre o convite de participar do governo estadual, Secretaria de Saúde. Gesto altamente democrático do ilustre homem público enaltecendo o elevado conceito que angariou entre os friburguenses”.

 

TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.