Há 50 anos – 23/05/2015

sábado, 23 de maio de 2015

Governador visita as redações dos jornais locais e a rádio friburguense

• João Saldanha e um registro especial

“A decepção quanto aos festejos comemorativos de mais um aniversário da cidade é geral e completa. E não é só no povo que se a observou. Também ficaram desiludidos, os que acreditavam num grande afluxo turístico, e investiram em uma série de atrações capazes de atender à demanda de forasteiros.

O pior, o mais lamentável não foi a administração municipal ter perdido uma excelente oportunidade para arrecadar uma receita extra, mas sim, os prejuízos insanáveis dos homens de iniciativa, que foram surpreendidos pela inépcia das autoridades responsáveis, totalmente incapazes de atrair para a cidade, no seu tradicional mês de festas, um número realmente expressivo de visitantes.

Ressalvando o desfile “cívico-comunitário” (que é, apenas, uma parte dos festejos), bom na sua apresentação, merecedor portanto de aplausos, nada mais da programação trouxe sabor de novidade, não conseguindo arrebatar e entusiasmar o público, sempre ansioso por novas atrações. (...)

Nessa hora, o arrojo, a fé, o despreendimento, a enorme e substancial colaboração da iniciativa privada para que os nossos festejos tivessem um pouco mais de vida, de atração, e a movimentação que a iniciativa pública não quis ou não conseguiu lhe dar, merecem, de nossa parte, esse registro toda especial.”

• A nota culminante da visita do governador a Friburgo foi a sua ida às redações dos três jornais da cidade, ouvindo expressivas saudações de seus diretores e tecendo louvores ao serviço da imprensa no interior, no esforço de ajudar o governo a trilhar por bom caminho. A VOZ DA SERRA reitera seus agradecimentos pela gentileza do general Paulo Torres, percorrendo nossas oficinas e de todos recebendo sinceras e merecidas homenagens.

• Na sessão solene do poder Legislativo Municipal, sob presidência de Ney Soares, depois de ouvir a calorosa saudação do vereador João Baptista da Silva, Paulo Torres pronunciou eloquente discurso, afirmando: “O Estado do Rio é o quinto em Receita e o primeiro em equilíbrio orçamentário do País e que não será mais caudatário de ninguém; seus filhos valorosos e intrépidos hão de ser ouvidos e o seu voto pesará na balança de sucessão presidencial da República!”.

• Em visita à cidade de Nova Friburgo, o general Paulo Torres, governador do estado, foi alvo de homenagem no Caledônia Montanha Clube.

• O povo acolheu como seu conterrâneo o governador, que recebeu o título de “cidadão friburguense” entre entusiásticas manifestações de simpatia.

• Sindicato de Hotéis e Similares entregou um memorial ao governador do estado.

• Iniciativa particular salvou as festividades comemorativas do aniversário de Nova Friburgo. Colégios, associações e entidades locais, ofereceram um soberbo espetáculo ao povo.

• Magnífica, sob todos os aspectos, as apresentações das agremiações sociais, educandários, associações desportivas, beneficentes, autarquias, etc. – Movimentação generalizado e organizada extraoficialmente, com o fim de minorar os efeitos da apatia governamental no que respeitou à festa máxima dos friburguenses. – O grande mérito da bonita e expressiva parada escolar do dia 16 último deve ser creditado às sociedades e grupos que dela participaram.

• Dr. Rafael Jacound exonerou-se da chefia da Diretoria de Obras da Prefeitura, cargo que desempenhou por mais de um ano.

• Festa inédita na cidade: a consagração do Country Clube aos Suíços e Alemães.

• Loja Maçônica presta homenagem à memória de Alberto Braune.

• Na coluna “Sociais”, Ignaldo Victor escreve o poema “Eterno amor”.

• Na coluna “Nova Friburgo na sociedade”, W. Robson publica “Esbarrei com a saudade!”

• Na coluna “Momento Infantil”, Dr. Miranda escreve “O serviço de pediatria da Santa Casa de Friburgo recebeu visitantes ilustres”.

• Cachoeiras de Macacu festejou o seu 286º aniversário de fundação no dia 15.

• Arrojado e inteligente Plano Diretor de eletrificação no estado do Rio, realiza a Secretária de energia elétrica, tendo por alvo vital o aumento da capacidade geradora de força e luz em todo território fluminense.

• Novas linhas de transmissão recortam os municípios da Velha Província graças ao descortino de um Governo que prevê para prover.

• AVS lembra dos aniversariantes do dia 24: Senhora Dona Laura Cordoeira Rotary, esposa do Maestro Carlos Rotary. Dia 25: Senhora Sofia Lucas Bravo, esposa do Senhor Norival Bravo; Senhor Reginaldo José da Silva; Senhor Moacyr do Lago Zamith. Dia 26: Dr. Alfredo Motta, proprietário do Avenida Hotel. Dia 27: Senhor Marcos Plínio Coutinho. Dia 28: Gustavo José, filho do casal Teresinha e José Francisco Couto.

Foto da galeria
Edição nº 1005, de 22 e 23 de maio de 1965: "Governador visita as redações dos jornais locais e a rádio friburguense" (Arquivo/A Voz da Serra)
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.