Há 50 anos — 01/08/2015

sábado, 01 de agosto de 2015

Vamos ter eleições e o fim do gorilismo...

31 de julho e 1º de agosto de 1965 – nº1.015

  • J.B da Silva publica na coluna “Retalhos...”:

“Três velinhas

Nessa mesma semana, em 1962, Retalhos aparecia “ser ou não ser!”, primeiro assunto abordado. Olhando pela janela do tempo, ficamos a cismar si teria resultado em algo de bom, o esforço de tantas semanas. Os leitores que nos julguem... De qualquer forma restará a satisfação de um bom propósito mantido.

Sem comentários...

A respeito de uma notícia de que dois bolões já teriam sido conseguidos por S. Excia., o doutor engenheiro, repetimos as palavras do mesmo, ao Exmo. Sr. Dr. Juiz de direito na solenidade do Senai: “Estou muito esperançoso de conseguir o empréstimo. As coisas estão bem encaminhadas. O que o ‘jornal’ publicou não é verdade, ainda” (indiscrição é hábito de quem escreve notícias).

A verdade

Não é exato que o vereador J.B da Silva não queira a aprovação da mensagem dos convênios. O que ele desejava era a aprovação, apenas, dentro da lei, conforme pronunciamento de quem de direito, dos contratados para os grupos “Augusto Spinelli” e João Bazet”, cujas minutas se encontravam apenas à mensagem. E provou, como é possível, a dois, levar o assunto até o fim. Admiramo-nos de que o brilhante noticiarista (que não é mais um focal) deixasse dúvidas em seu esclarecimento aos leitores.

Rui Barbosa

A mensagem para a entrega do nosso colégio ao estado, é, como de praxe, um laconismo espartano, Embora sabendo que será votada, segundo a vontade do S. Excia., fizemos uma indagação sobre detalhes importantes a serem considerados, inclusive número de vagas e situação de funcionários e profissionais. Estamos na expectativa.”

  • O fim do gorilismo: está marcada em breve, um encontro do povo com o dedudorismo. As urnas estarão abertas em onze estados do Brasil para que o eleitorado manifeste a sua aprovação ou desaprovação quanto o estado de coisas existentes.
  • O deputado Amancio Azevedo comanda o vitorioso movimento do fortalecimento partidário desfraldado a bandeira de retorno dos quadros do PSD dos elementos que tanto ajudaram na constituição do poderio eleitoral da gloriosa legenda pessedista.
  • Enorme a repercussão das atividades e declarações do consagrado homem público – que o eleitorado friburguense levou a Assembleia fluminense com um contingente de votos jamais obtidos por outros pretendentes — à imprensa dos estados do Rio e da Guanabara, que de modo especial vem tratando do momentoso assunto.
  • O que está havendo... O nosso legislativo vem de aprovar uma resolução autorizando o prefeito a assinar convênios.
  • Majorações tributárias intermunicipais: usuários protestam contra as exageradas tarifas recentemente postas em vigor.
  • Realmente meritória a ação governamental em favor da construção de grupos escolares nos municípios brasileiros — a administração friburguense receberá, no corrente ano, do Ministério da Educação, CR$ 120 milhões para que em seu território sejam erguidas 6 unidades de ensino.
  • Cantagalo entusiasmada com a criação da Casa de Euclides da Cunha: Euclidelância feliz.
  • Friburgo: alcandorado rincão da terra fluminense, Mario Saraiva, homenageia as boníssimas Olimpia Braune e Nair Duque Estrada.
  • Na coluna “Ordem do dia”, Pedro Cúrio escreve “Centenário do Euclides da Cunha (III)”.
  • Tomou posse o novo presidente eleito do Nova Friburgo Country Clube, Dr. Roussolieres.
  • Colégio Rui Barbosa é transferido para o âmbito do governo estadual.
  • AVS lembra dos aniversariantes do dia 1º de agosto: Senhora Dona Maria Weidauer, esposa do Dr. Johannes Weidauer. Dia 2: Senhorinha Ângela Ruiz, filha do casal Neuza e Ângelo Ruiz e Dr. Celso Peçanha. Dia 3: Sr. Mario Carpenter Meyer, alto funcionário da agência local da Caixa Econômica. Dia 4: Senhora Prudência Cardoso de Abreu e Sr. Evanir Bravo Costa. Dia 6: Sr. Luiz de Oliveira Rocha, gerente técnico da cia. de eletricidade de Nova Friburgo; Sr. Alberto da Rosa Pinheiro e Sr. Carlos Alberto Braune. Dia 7: Senhorinha Maria do Carmo Nader e Senhora Regina Novelli. AVS lembra também do nascimento do menino Leornado, que desde o dia 23 enriquece o lar do Sr. Galdino Sawrbronn Noronha e Lucia Maria Vasconcelos Noronha. 
Foto da galeria
(Foto: Amanda Tinoco)
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.