Curvou-se à politiquice suja

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 17 de junho de 2017
Foto de capa

Edição de 17 e 18 de junho de 1967

Manchete:

  • No exercício da precípua função dos autênticos delegados do povo, qual seja, a da fiscalização permanente dos governos, o deputado Álvaro de Almeida apresentou esta semana na assembleia os requerimentos de informações cuja íntegra damos a seguir: “É de nosso conhecimento que existe nos serviços de veículos oficiais, no departamento de estradas e rodagem e em diversas outras repartições numerosos motores, peças e utensílios dos mais variados tipos já abandonados por imprestáveis aos serviços ou que, com pequenas reformas, se prestariam para demonstrações e, mesmo, trabalhos de menor vulto.

Pílulas:

  • Até o momento não teve explicação oficial a grandíssima “marmelada” das dezessete vagas de professoras “engolidas” em Friburgo. O secretário de Educação foi pressionado para agir como politiqueiro arenoso e tudo indica que curvou-se à politiquice suja do já conhecido Luiz Braz -- o homem forte do governo, tão forte que rasga, faz desaparecer e retira expediente e atos do titular do Ingá, já em poder do Diário Oficial.
  • Não é possível que o governador Geremias não sinta que está sitiado por um grupo de vigaristas que não deixa a ele chegar reclamações, correspondências que envolva denúncias sobre gozadores de sua administração
  • Dizem que nos primeiros dias da próxima semana, o governador Geremias vai demitir secretários do estado. Não vai adiantar nada. O certo seria mandar às urtigas todo o fraquíssimo estafe. Acontece, porém, que assim seria coisa boa demais para os fluminenses e coisa boa mesmo ninguém poderá esperar de bisonhos administradores.
  • Avenidinha azarenta atrás do Hotel Avenida. O seu calçamento está prometido desde a anterior administração Amancio. Os dois sucessores do mencionado executivo que pavimentaram todas as demais vilas das Avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Valle esqueceram da que tem o nome de um dos maiores brasileiros. Paralelepípedos foram colocados nas imediações, para logo em seguida serem retirados…
  • Paulo Cordeiro na Superintendência do Banco do Estado do Rio. A nomeação do senhor Paulo de Souza Cordeiro para a superintendência do Banco do Estado do Rio de Janeiro repercutiu muito bem no nosso município. Trata-se de um cidadão de mãos limpas e de notória capacidade de trabalho, cujo conceito é dos mais elevados. Líder das classes produtoras, Paulo Cordeiro é figura de proa na Associação Comercial e Agrícola de Nova Friburgo e membro dos mais destacados do Rotary Club Local.
  • Deputado Alvaro Fernandes. O prestígio do deputado Alvaro Fernandes cresce dia a dia, tudo indicando que o atual presidente da Assembleia Legislativa será um dos prováveis candidatos à sucessão do Geremias. A grande verdade é que o mencionado e querido homem público funciona diuturnamente, em termo de quem fixa o Ingá com sua moradia no próximo quatriênio.
  • Colégio Estadual de Friburgo - Jamil El-Jaick. O mencionado Colégio terá que funcionar no início do ano letivo de 1968. Ele é indispensável à implantação de novos cursos superiores em Nova Friburgo.
  • Todos em prol de Nova Friburgo. A cidade vai completar 150 anos de sua existẽncia.
  • Deputado Alvaro de Almeida é contrário à fusão entre o Estado do Rio e a Guanabara

COLUNAS

Notas sociais:

  • AVS registra os casamentos de: Nelson Inoue e Laura Maria Enes Cariello, com cerimônia no dia 17, às 18h, na Catedral de São João Batista; Marointon de Andrade e Ilma Soares, na Igreja de Nossa Senhora do Livramento na Fazenda Retiro Srudoso, em Valão do Barro, no dia 24 de junho; e Carlos Geraldo Cúrio e Vera Serfaty, às 19h, no dia 26 de junho, na Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, no Largo da Misericórdia, no Rio de Janeiro.
  • AVS registra os aniversários de: Renato Luiz da Silveira Lopes (18); Atys Luiz Madureira, Sandra Maria Torres, Cláudio Parca (19); George Henze, Luiz Herdy (21); Yehonara Pinheiro Ferreira, Katia Rocha, Homero Caputo, Werther Almeida (22); Yone Spinelli Chevrand, Friedrich Wilhelm Schulupp, Italo Sérgio Spinelli, Maria Victória Parca, Silvio Alberto Spinelli, Sérgio Azevedo (23); João Carlos Cortes Teixeira, João Batista Pimentel e João Batista Yaggi (24).

Pedro Cúrio em Ordem do Dia destaca:

  • A Rússia e o Ocidente, de autoria do diplomata George F. Kennam, com cuidadosa tradução de Paulo de Castro Moreira da Silva, é mais uma primorosa edição de Forense. Poemas em prosa e Salome, de Oscar Wilde, traduzido por Dilermando Duarte Cox. Cinco Ideias que transformaram o mundo, de Barbara Ward e traduzida por Paulo de Castro Moreira da Silva.

J.B da Silva em Retalhos destaca:

  • “Estamos tão ocupados que nem notamos a chegada da estação escura. Neusa e Gustavo, em 8 de julho, marcaram encontro, na Matriz de Olaria. Que se implante nos lares, o verdadeiro espírito familiar, a fim de que a sua perpetuidade seja assegurada, eis um dos principais conselhos do Prof. Jaime Pereira, para corrigir os desajustamentos entre casais.
  • Olaria do Cônego possuirá moderno e funcional hospital. O deputado Edgar de Almeida está apressando o projeto e o orçamento do Nosôcomio que terá o seu nome e será construído com todo o rigor da técnica-hospitalar. Segundo informações telefônicas que recebemos, do mencionado deputado, o hospital estará convenientemente aparelhado aos fins a que destina, com enfermarias especializadas de pediatria, assim como maternidade.
Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.