Alta Voltagem

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 20 de janeiro de 2018

50 anos – Edição 20 e 21 de janeiro de 1968

Pesquisado por Guilherme Alt

Manchete

  • A Assembleia do Estado do Rio de Janeiro não aceitou imposições e não criou privilegiados.
  • A Prefeitura Municipal comemorará com grande pompa o aniversário de 150 anos. É ponto pacífico o reestabelecimento do feriado de 16 de maio – As forças vivas da nossa terra estão sendo convocadas pelo Prefeito para grande tarefa de festejar, condignamente, a data  máxima dos friburguenses.

Pílulas:

  • O presidente Costa e Silva somente deixará seu veraneio em Petrópolis para visitar Campos. Todos os outros municípios, incluindo a capital do nosso Estado foram relegados. Não foi encontrado nem mesmo tempo para receber o título de “Cidadão Fluminense”, votado na Assembleia Legislativa. Por sua vez, numa atitude que comprova o grau daquilo que os verdadeiros homens e políticos precisam ter, os deputados e os dirigentes do poder, cúpula do Estado do Rio de Janeiro, suspenderam a visita oficial que fariam a Petrópolis, engavetaram o título a que nos referimos e não deram qualquer pelota. A atual Assembleia Legislativa vem dando sucessivos exemplos de independência e dignidade. Pena que outros Poderes não imitem.
  • Não seria lógico, razoável, próprio de um Poder sério, dignos de homens que têm obrigação de cuidar de TODO o funcionalismo, que o Legislativo Fluminense votasse aumento (e que aumento!) para a Magistratura, deixando de lado o Ministério Público e os demais funcionários e servidores. Afinal de contas, porque a distinção e qual a razão de dar a uns e negando a outros. Acontece que os representantes do povo, por sua excessiva maioria, não aceitaram conversas, não deram privilégios e mandaram para a fila de março os que estavam apressados.
  • Foi aprovada a Reforma Judiciária. Vamos ver quanto tempo vai levar para que a máquina funcione. Dissemos alhures, que a reforma nada tinha com a melhoria de vencimentos que estava no bojo do processo ... E não tinha mesmo...
  • Fala-se que, no aumento do número de Desembargadores, com a criação de mais dois ditos, uma vaga ficará assegurada ao Secretário Soeiro de Carvalho, o homem forte do Governo e o grande movimentador de decantada reforma judiciária.

Colunas

  • Em “Ordem do Dia”, Pedro Cúrio assina “I.H.G.B”. “Em 1956, desejando replicar ao saudoso mestre e inesquecível amigo, Dr. Julio Zamith, que, em 1918, comemorou erradamente a data de fundação deste município, solicitamos o parecer do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Coube, então, ao seu 1º secretário, historiador Virgílio Corrêa Filho, o encargo de opinar sobre o assunto e deu o parecer, mais uma vez, irrefutavelmente favorável ao nosso ponto de vista”.
  • João Batista da Silva assina “Retalhos”. “VI MANDAMENTO CÍVICO DE RUI BARBOSA: Ouve e obedece aos teus superiores, porque sem disciplina, não pode haver equilíbrio, Quando sentires o tentador, refugia-te no trabalho, como quem se defende do demônio na fortaleza do altar”. “Sócios do Country vão homenagear o Sr. Odílio Quintaes, oferecendo-lhe um jantar de despedida e reconhecimento aos serviços prestados. Nos associamos, gostosamente, porque vemos no Sr. Quintaes, um daqueles idealistas que cimentaram a grandeza do COUNTRY.
  • W. Robson em “Nova Friburgo na Sociedade”, assina Alta Voltagem. “Ora muito bem. Não é de hoje que dar a luz em Friburgo tem sido um parto laborioso... Daí consideramos a nossa companhia de Eletricidade madrasta do progresso friburguense.” O colunista seguiu reclamando das taxas cobradas ao povo, pela companhia de energia. “Aumento provocante porque nasceu da noite pro dia, sem uma justificativa aceitável aos seus milhares de consumidores. Seus responsáveis, num revoltante menosprezo ao bolso do nosso homem-operário, agiram tal e qual o “Brejeiro”, isto é, aumentaram e está aumentando como se vivêssemos em terra de ninguém”.

Notas Sociais:

  • O AVS registra os aniversários de: Yollando Corrêa, João Batista, Wilson Campos, Terezinha Monteiro (21), José Dantas (22), Helio de Araujo, Luiza Kunzel, Antônio Bonan, Gino José (23), Itala Longo, Sebastião Vidal, Waldir Costa, Sérgio Francisco (26), Rachid Namen, Lucy Azevedo (27).
Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.