Nova Friburgo – origens de nossa gastronomia

sexta-feira, 04 de setembro de 2015

Nossa cidade tem o privilégio de ter sido formada por povos de diversos países – 10, para ser exato - que nos influenciaram através de sua gastronomia, cultura e seus costumes. Crescemos convivendo com um diversificado cardápio, pouco comum em outras cidades brasileiras do mesmo porte ou até maiores. A riqueza cultural que herdamos de nossos colonizadores, fez de Nova Friburgo uma das mais belas cidades do interior do estado. Aqui, dispomos de uma rede de restaurantes especializados nesta variedade de cozinhas. Estão ao nosso alcance, pratos deliciosos e requintados, servidos em ambientes aconchegantes de alto nível.

Peixes, aves, carnes vermelhas, massas, caldos, sopas, grãos, verduras, frutas, em receitas japonesas, italianas, suíças, portuguesas, espanholas, africanas, alemãs, húngaras, austríacas, libanesas. São nossas origens além-mar. O mês de setembro, da chegada da primavera, é perfeito para organizar um evento do porte e da importância deste Cadima Origens, no qual, durante cinco dias, poderemos desfrutar, além da culinária, cultura – oficinas, músicas, danças, peças decorativas, exposição -, muita história. 

Na coluna de hoje, quero contribuir para essa festa, trazendo para nossos leitores, delícias muito populares de dois desses países que, por coincidência, acabei de visitar: Áustria e Suíça.

RECEITAS

BATATA ROSTI DE ZURIQUE

Ingredientes: 800gr de batatas cozidas com pele, 100gr de toucinho fumado, 2 cebolas, 3 colheres de sopa de margarina, sal, pimenta preta acabada de moer e queijo ralado.

Modo de Preparo:

Descasque as batatas e corte-as em rodelas muito finas. Tire a pele do toucinho e corte-o em cubinhos. Descasque a cebola e pique-a grosseiramente. Derreta a margarina numa frigideira e leve o toucinho e a cebola a dourar, mexendo sempre. Aqueça o forno a 100º. Espalhe o toucinho e a cebola no fundo duma frigideira e vá colocando por cima as batatas. Polvilhe com sal e pimenta, carregue com uma escumadeira, diminua a intensidade do fogo e deixe cozer as batatas até ficarem compactas. Quando a base do rosti ficar dourada, vire-a como se fosse uma omelete. Quando estiver pronta dos dois lados, retire do fogo e conserve no forno. Antes de servir, pode polvilhar o rosti com queijo ralado, acompanhado duma salada de alface.

Rendimento: 4 pessoas

TORTA ALEMÃ RÁPIDA

Ingredientes: 200g de manteiga sem sal, 1 xícara de chá de açúcar, 1 lata de creme de leite, 1 pacote de biscoito de maisena, leite o quanto baste para molhar a bolacha e 1 lata de leite condensado, sabor chocolate (ou cobertura de sorvete).

Modo de preparo:

Coloque a manteiga e o açúcar na batedeira e bata até obter um creme bem fofo e liso. Acrescente o creme de leite e bata rapidamente apenas para misturar. Desligue a batedeira e reserve. Separe uma forma média para montar a torta. Acrescente um pouco de leite num prato fundo e molhe rapidamente alguns biscoitos no leite. Forre o fundo da forma com uma camada de biscoito. Acrescente uma camada do creme reservado sobre os biscoitos. Acrescente mais uma camada de biscoitos molhados no leite e repita o procedimento finalizando com os biscoitos. Cubra a última camada de biscoitos com o leite condensado de chocolate ou com a cobertura. Leve à geladeira por no mínimo 3 horas ou até que a torta fique bem gelada. Retire a torta da forma e decore conforme seu gosto. Sugestão: morangos, cerejas ou raspas de chocolate e hortelã...

BOM APETITE!

TAGS:
Chico Figueiredo

Chico Figueiredo

Gastronomia

Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.