No velho e deslumbrante continente, uma gastronomia imperial!

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Acabei de chegar de uma curta viagem à Áustria e Suíça e é claro, não poderia deixar de fazer alguns comentários sobre as coisas boas desses países, tão próximos de nós, friburguenses. Assim como a maioria dos países europeus, estes dois são muito visitados por turistas, que vão em busca de suas atrações culturais e históricas, e para apreciar sua imponente arquitetura. Seus jardins e parques primorosamente bem cuidados, a beleza de suas flores e plantas ornamentais, tudo é feito para preservar suas áreas verdes. Elas estão por toda parte!

Mas, e a gastronomia? Ah, esse setor é imperial! Mesmo! Isto é, fiel às suas origens nobres. É fato que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com alimentação e bem estar. Lá, encontramos de tudo: frutas, verduras, grãos, legumes, temperos, azeitonas e azeites, queijos e embutidos. Mas, e o preço? Tudo muito caro! Mas, como não vivemos indo e vindo nesse mundo de Deus, podemos nos permitir algumas extravagâncias quando viajamos. Afinal, devemos aproveitar as oportunidades que a vida nos dá, não é mesmo?

Nessas viagens nos encantamos com tudo que está à nossa volta. Mas, nada me fascina mais do que os mercados e feiras. Aqueles aromas, cores e sabores, quem há de resistir? As delicatesses são verdadeiras torturas para nossos olhos e bolsos. O bom disso tudo são as "provinhas", comuns nessas belas e apetitosas lojinhas. Então, aproveitamos para experimentar essas gostosuras que o velho mundo nos oferece! E viva a vida e suas delícias!

FONDUE DE QUEIJO

Ingredientes: 1dente de alho, 1 1/2 copo de vinho branco seco, 300g de queijo tipo Emmenthal, 300g de queijo tipo Gruyère, 1 colher de sopa de maizena, 3 colheres de sopa de kirsh-destilado de cereja, pimenta branca em pó, noz moscada ralada, pão tipo italiano ou francês.

Modo de Preparo

  • Corte o alho ao meio e só passe as partes cortadas no fundo e laterais da panela do réchaud.
  • Rale grosseiramente os queijos ou corte-os em lâminas.
  • Desmanche a maizena no kirsh e reserve.
  • Aqueça o vinho em fogo brando, vá juntando os queijos e mexendo sem parar, com colher de pau, formando um 8 no fundo da panela.
  • Quando estiver bem homogêneo e começar a borbulhar, junte a maizena dissolvida e deixe mais uns 2 minutos.
  • Junte noz moscada ralada e pimenta branca.
  • Coloque imediatamente no réchaud.

Rendimento: 2 porções.

Notas e sugestões:

  • Primeiro, vamos a algumas regrinhas importantes para a degustação perfeita da fondue de queijo: o alho, em geral, não deve ser aproveitado depois de esfregado na panela. Variar os tipos de queijo é aceitável já que temos preferências pessoais. Um queijo que dá um gosto especial à fondue é o Tilsit. Só coloque a fondue no réchaud quando a mesa estiver posta, os pães cortados, e as pessoas sentadas, pois o queijo engrossa rapidamente. Para prorrogar um pouco o tempo, cada pedaço de pão, ao ser mergulhado, deve alcançar o fundo da panela para mexer a fondue.
  • Acompanhe com vinho branco. Uns preferem gelado, outros em temperatura ambiente. E tem quem não dispense um chá quente, durante ou depois da degustação, pois ajuda na digestão.
  • Se a fondue desandar, talhar ao fogo, por exemplo, coloque algumas gotas de limão e bata fortemente para ligá-la de novo.
  • Agora é só saborear esta gostosa e simples fondue de queijo.

MUESLI*

Ingredientes: 1/2 xícara de chá de aveia em flocos, 1/2 xícara de chá de flocos de trigo, 1/4 xícara de chá de gérmen de trigo tostado, 1/4 xícara de chá de uvas-passa, 1/2 xícara de chá de frutas secas, 1/2 xícara de chá de castanhas, 2 colheres de sopa de leite em pó e 3 colheres de sopa de açúcar.

Modo de Preparo

Separe todos os ingredientes pedidos na receita. Pique as frutas secas em cubos pequenos. Junte todos os ingredientes e misture bem. Coloque num recipiente com tampa, de preferência que feche hermeticamente. Pode ser servido com sorvetes (para sobremesa) ou leite (para o desjejum). É delicioso!

*(Receita suíça muito consumida no café da manhã).

Rendimento: 8 porções

BOM APETITE!

Foto da galeria
TAGS:
Chico Figueiredo

Chico Figueiredo

Gastronomia

Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.