Aipo ou salsão? Os dois!

sábado, 23 de maio de 2015
Foto de capa

As pessoas conhecem o salsão... Outras, o aipo. O que muitos não sabem é que se trata da mesma coisa. Na gastronomia é conhecido como aipo e no dia a dia em nossas casas, salsão. Ainda, infelizmente, pouco empregado. O que é uma pena! É aromático, serve para várias receitas e ajuda na decoração. E mais: além de render bastante, você ainda pode usá-lo nas mais diversas situações! Então, vamos conhecer um pouco mais dessa especiaria que pode ser muito bem aproveitada?

Glossário

AIPO – Da família das umbelíferas, o aipo ou salsão é de origem europeia. Suas folhas são bem recortadas sustentadas por hastes largas, carnosas, brilhantes e aromáticas. Suas flores são pequenas, esverdeadas e com formato de guarda-chuva, com sabores e aromas diferentes. Entre as mais conhecidas estão: aipo-branco, aipo-tronchudo, aipo-rábano, aipo-gigante e aipo-de-cabeça. Todas as variedades conhecidas até hoje são frutos de paciente seleção. Na Antiguidade, os povos do Mediterrâneo conheciam um aipo selvagem, origem de todos os atuais. Foram encontrados, por exemplo, resíduos de aipo na tumba de Tutancâmon. Os gregos faziam coroas de vitória com suas folhas e com elas também enfeitavam os túmulos dos que morriam em batalha. Na Roma Antiga, era enfeite de mesa, junto com flores. Hoje, suas folhas e talos frescos são utilizados em ensopados, molhos, sopas, saladas e carnes. Os grãos servem para perfumar picles, queijos legumes, carnes e peixes ao forno. O sal de aipo é delicioso em saladas, bifes e coquetéis de tomate. É rico em vitaminas A, C, E e vitaminas do complexo B, além de sais minerais e sódio.

Receitas

PEITO DE FRANGO COM NOZES E AIPO

Ingredientes:

500g de peito de frango, 100g de miolo de noz partidas ao meio, 3 colheres de sopa de molho de soja, 2 colheres de sopa de vinho da Madeira, 1 colher de chá de açúcar,sal a gosto, 2 colheres de sopa de amido, 1 pimentão vermelho, 1 cebola média, cortada às rodelas, 200g de hastes de aipo, 5 colheres de sopa de azeite, 2 tabletes de caldo de frango. 

Modo de preparo:

Corte a carne em cubos de 2cm.

Misture o molho de soja com o vinho da Madeira, o açúcar, o sal e o amido, e deite sobre a carne.

Lave o pimentão, retire as sementes e membranas, e corte em tiras.

Lave o aipo, retire os fios e corte-o também em tiras finas.

Doure as nozes numa colher de azeite e guarde-as.

Coloque mais 1colher de azeite na frigideira e refogue primeiro o aipo, em seguida a cebola e depois o pimentão (1 minuto cada).

Retire os legumes da frigideira. 

Aqueça no recipiente o resto do azeite e frite os cubos de frango durante 3 minutos, virando-os de vez em quando.

Baixe o fogo e coloque o caldo.

Deixe ferver cerca de 4 minutos, mexendo de vez em quando.

Junte os legumes e as nozes para aquecerem.

Sirva acompanhado de arroz.

Rendimento: 2 porções.

Notas: Essa preparação pode ser servida com saladas. Como estamos quase no inverno uma boa massa também cai muito bem.

Bom apetite!

TAGS:
Chico Figueiredo

Chico Figueiredo

Gastronomia

Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.