Sabatina A Voz da Serra

Eleições 2016

O jornal A Voz da Serra questiona, diariamente, os candidatos a prefeito em Nova Friburgo sobre os mais diversos temas

Pergunta: Na opinião de diversos analistas políticos, o número de partidos no Brasil é excessivo e favorece a prática conhecida como “balcão de negócios”, quando siglas de menor abrangência ideológica apoiam uma candidatura em troca de cargos na administração futura. Considerando esta tendência, que é nacional, qual o peso que seu governo dará ao estabelecimento de uma equipe técnica?

Leia mais

Pergunta: A topografia de Nova Friburgo representa um constante desafio às forças de prevenção a desastres naturais. Levando em conta o histórico recente de episódios ocorridos no município, quais as medidas que seu governo se compromete a adotar para reduzir a vulnerabilidade da cidade à ação da natureza?

Leia mais

Pergunta: Uma das mais marcantes características da política do século 21 é o aumento do controle social a partir de políticas participativas e de consulta popular. Seu plano de governo prevê medidas nesse sentido? Quais?

Leia mais

Pergunta: Em tempos de crise econômica, a opinião pública tende a buscar o conservadorismo, condenando de antemão diversas iniciativas mais ousadas do poder público, sobretudo quando envolvem grande aporte financeiro. Todavia, não são poucas as cidades de pequeno ou médio porte que se destacaram nacional ou internacionalmente justamente em função da ousadia de seus administradores, investindo em grandes projetos, por vezes visionários. Sua administração pretende se dedicar a algum legado desta natureza? Se sim, qual?

Leia mais

Pergunta: A zona rural friburguense não se destaca apenas pela enorme área que ocupa, mas também pela diversidade, quantidade e qualidade de sua produção. Ainda assim, quem vive no campo ainda sofre muitas vezes com a falta de estrutura em áreas como transporte, saúde ou educação. O que seu plano prevê para melhorar a qualidade de vida na zona rural, e como pretende fortalecer este importante ramo de nossa economia?

Leia mais

Pergunta: Amparar e reinserir a população em situação de rua representa um dos grandes desafios para Nova Friburgo no momento de seu bicentenário. O que seu plano prevê concretamente para tratar dos casos já existentes, e evitar que outros venham a surgir?

A realocação de moradores de rua nos centros urbanos é uma questão complexa, à qual não fugiremos, mas que envolve interesses públicos e privados, haja vista as questões pertinentes à segurança, especulação imobiliária e expansão da cidade, entre outras. 

Leia mais

Pergunta: Apontada como uma das principais ferramentas de combate à corrupção, a transparência na administração pública vem encontrando suporte no desenvolvimento tecnológico, impulsionada por um novo pensar político  que ganha força neste início de século 21. Dentro deste contexto, quais as práticas que seu governo se compromete a implantar para assegurar a transparência dos atos e da aplicação do dinheiro público?

Leia mais

Pergunta: Ainda que não seja previsto formalmente, um dos principais papéis do prefeito é o de articulador político junto a outros poderes e esferas de governo, a fim de interceder pelos interesses da população que representa. A pergunta, portanto, se divide em duas partes: como pretende exercer esta função, e quais as pretensões de seu governo em relação a projetos e iniciativas que dependam de parcerias institucionais?

Leia mais

Pergunta: Em clima de Jogos Paralímpicos, o que sua administração se compromete a fazer para promover a acessibilidade em Nova Friburgo, e tornar a cidade mais segura e amigável a pessoas com necessidades especiais?

Leia mais

Pergunta: A próxima administração terá a responsabilidade de gerenciar Nova Friburgo no marco de seu bicentenário. Quais as medidas propostas por seu plano de governo para celebrar a ocasião e, sobretudo, quais as propostas de longo prazo, que não trarão benefícios eleitorais imediatos, mas que podem representar um legado futuro e lançar as sementes para uma cidade com melhor qualidade de vida ao longo dos próximos 100 anos?

Leia mais