Lá fora

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

sábado, 06 de janeiro de 2018

Pinçado da Internet

“Cada fim venta um começo.”

Lá fora

A partir deste sábado, 6, informações sobre os atrativos turísticos de cidades do interior fluminense ganham lugar no Rio.

Além do Píer Mauá, os turistas que visitarem o Pão de Açúcar serão recebidos por profissionais da Secretaria estadual de Turismo do Rio, e conhecerão o projeto Cidades Maravilhosas.

A ideia da ação é apresentar os principais destinos do interior aos visitantes que estão na cidade.

Antologias

A Editora Pizindim, responsável pela edição da revista do Choro, com sede em Lumiar, lançará, ainda este mês, edital literário para três antologias: contos, crônicas e poesia sobre Nova Friburgo.

O projeto celebra o bicentenário da cidade.

Mais informações na página da Editora Pizindim ou através do site www.revistadochoro.com

Caixa (1)

Para quem esticar no Rio, a boa pedida é que a Caixa Cultural Rio recebe a exposição coletiva “Superfícies sensíveis – Pele, Muro, Imagem”, a partir de terça-feira, 9, reunindo trabalhos de 21 jovens artistas contemporâneos brasileiros, produzidos no início do século 21.

A mostra gratuita fica aberta ao público de terça à domingo, até o dia 4 de março.

Caixa (2)

No dia 13, um sábado, a Caixa Cultural Rio abrirá a exposição “Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos“.

A exposição apresentará 31 trabalhos de diferentes fases da carreira do artista pernambucano.

Na mostra, ainda, fotos do arquivo pessoal de Brennand e um documentário sobre sua vida e obra.

Contemporâneo

Mickael Veloso, bailarino e coreógrafo friburguense, radicado no Rio, expoente da dança contemporânea, que aqui iniciou seus estudos, anuncia oficina para jovens bailarinos.

Nesta segunda-feira, 8, dá início aos trabalhos do ano com um curso de férias no Lyceu Escola de Dança, no Rio.

Mais informações : www.lyceuescoladedança.com.br

Audiovisual (1)

A produtora Projeto 6, em parceria com o Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro, abriu inscrições, através de chamada pública, para a seleção de dois produtores de audiovisual independentes e/ou jovens cineastas, residentes no município de Nova Friburgo, para produção de filmes de curta metragem na Suíça e participação no FIFF - Festival International de Films de Fribourg, em março.

Audiovisual (2)

O objetivo principal é apoiar e fomentar a produção de conteúdo audiovisual de produtores independentes friburguenses, assim como incentivar jovens cineastas e desvendar novos talentos.

O projeto quer aproximar e estreitar laços entre os povos de Nova Friburgo e Fribourg, cidades irmãs, além de prestigiar e participar nas comemorações do aniversário de 200 anos da colonização suíça no município.

Plano B

A cantora e violonista Luísa Lacerda, que passou sua infância e adolescência em Nova Friburgo, acaba de lançar seu primeiro CD - "Meia Volta".

Para comemorar, fará uma apresentação neste sábado, 6, às 21h, no Plano B, em São Pedro da Serra.

Destaque no cenário musical como uma das revelações da nova geração da MPB,  Luísa interpretará, com sua voz melodiosa e apurada uma performance instrumental com canções de compositores consagrados, como Edu Lobo e Chico Buarque, e também de novos compositores, como Miguel Rabello e André Lacerda.

Gafe (1)

Não é apenas entre nós, brasileiros, que a consciência racial está na ordem do dia.

Para quem acha que é “mimimi”, sugiro sempre a empatia, que diferente de ser prima irmã da simpatia (muitos pensam isso), significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. 

Pois bem, na Grã Bretanha, o casamento do príncipe Harry com a atriz Meghan Markle, cuja mãe é negra, colocou o tema racismo em pauta permanente.

Gafe (2)

Bom senso, humanismo, generosidade e humildade são ingredientes que não podem faltar em tempos de diversidade e respeito.

Um descuido pode ser fatal.

Como o da duquesa de Kent, que no almoço de Natal da Rainha no Buckingham Palace usou um broche de ouro, safiras e esmalte, representando um busto de blackamoor, representação de escravo africano, geralmente em joias ou esculturas, que no século 20 era item chiquérrimo, mas hoje é tão politicamente incorreto quando um casaco de vison.

Fica a dica.

  • Foto da galeria

    FOTO – O friburguense Mickael Veloso, bailarino e coreógrafo, anuncia curso de verão para jovens talentos no Rio

  • Foto da galeria

    Mickael Veloso

Publicidade
TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.