Jornada cultural

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Pinçado da internet

“Chega a Copa do Mundo, chega o fim do mundo, mas ninguém chega em mim...”

Jornada cultural (1)

A Federação das Academias de Letras do Estado do Rio Janeiro, presidida por Waldenir de Bragança, promoveu uma jornada cultural comemorativa do Dia Nacional de José de Anchieta na sede da Academia Petropolitana de Letras, presidida por Gerson Valle, no último sábado, 9.

A Falerj e outras entidades presentes, inclusive a Academia Friburguense de Letras, elaboraram documento denominado "Carta de Petrópolis", com diversas propostas e recomendações visando ao apoio efetivo dos governos municipais às academias de Letras e entidades congêneres.

Jornada cultural (2)

De Nova Friburgo estiveram presentes os acadêmicos Ordilei Alves Costa e Robério Canto, que fizeram exposição sobre a Academia Friburguense de Letras, destacando sua sede na Praça Getúlio Vargas, onde funciona também o Anexo Jovem, que busca estimular os novos talentos.

Salientaram, ainda, que a Academia contou, em 2017, com o apoio do prefeito Renato Bravo, da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo e de empresas locais nas suas atividades de promoção cultural.

In love

Ontem, 12, Dia dos Namorados, o Hotel Bucsky esteve lotado em noite de fondue, especialmente para celebrar a data.

Casais antigos, casais novos, gente de todas as idades e até “crushs” que se transformaram em namorados não passaram este 12 de junho em branco.

“Crush” que já foi também marca de refrigerante, agora significa o que antes era paquera, confirmando a canção de Sinatra: “I’ve got a crush on you”.

Exposição

O querido amigo desta coluna, coronel Robadey, à frente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio, inaugurou uma exposição de selos em homenagem às Copas do Mundo de futebol.

São mais de 800 peças, fruto da coletânea do professor da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, Antônio Joaquim Veloso.

A mostra está no Museu Histórico do Corpo de Bombeiros, na Praça da República, Centro do Rio.

Olha o Tombo!

Amigos da vizinha Teresópolis garantem que o resultado da recente eleição municipal não surpreendeu quem estava ligado no pleito.

E comentaram que a questão foi “salto alto”.

É que o candidato do MDB, Doutor Luiz Ribeiro, subiu no salto quando os resultados de uma pesquisa davam a ele mais de 40% de intenção de votos.

Abandonou as ruas, rejeitou novos apoios, e parou de fazer pesquisas a dez dias da eleição. Perdeu para Vinícius Claussen por apenas 22 votos.

Em alta

Pelo menos 20 universidades públicas brasileiras figuram na lista mais recente do Center for World University Rankings (CWUR) divulgada pela revista Exame, no fim do mês passado, entre as mil melhores instituições de ensino do mundo.

Das 20 brasileiras que aparecem no ranking, 19 melhoraram seus resultados na comparação com a última edição, inclusive a UFF, que se encontra na 17ª posição.

A melhor pontuação entre as brasileiras foi a da Universidade de São Paulo, que ocupa a 77ª posição entre as 100 melhores do mundo.

Em alta (2)

Em matéria de A Folha de São Paulo, o jornalista Maurício Meireles

diz que: “A obra do escritor carioca Victor Heringer (1988-2018), em breve, estará publicada em quase sua totalidade pela Companhia das Letras.”

No segundo semestre, a editora coloca nas livrarias “Glória”, romance de estreia que rendeu ao autor o segundo lugar no prêmio Jabuti de 2013.

Também reunirá a poesia do autor, o que inclui o esgotado “Automatógrafo” (2011), dispersos que ele publicou em revistas literárias e eventuais inéditos.

Vitor, um dos nossos mais incríveis escritores, morou em Nova Friburgo durante a infância e a juventude.

Enfim...

Quem dá a boa notícia é o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, em meio à crise sem fim do Estado do Rio de Janeiro.

As 1.249 escolas estaduais do Rio ganharão ensino de música clássica, numa parceria da Secretaria estadual de Educação e a Fundação Cesgranrio.

Um “Termo de Cooperação” foi assinado, na segunda-feira, 11.

Boa hora para cobrar que o projeto se estenda às cidades do interior do estado.

Radiante

A nossa maitresse de ballet, a friburguense Natália Valdannini, comemora mais uma conquista em sua carreira, à frente do Studio Arte dos Pés, com sede em Niterói.

Sua aluna Luma Nunes, de 15 anos, além de ser aprovada com bolsa de estudos para o Summer Intensive Course, foi convidada para aprimorar seus estudos de ballet, finalizando-os e se formando pela Kirov Academy - Washington - DC - EUA.

  • Foto da galeria

    Célio Erthal Rocha, da Academia Fluminense de Letras, entre Robério Canto e Ana Lúcia Canto e Ordilei Alves Costa e Leila Pinheiro, da Academia Friburguense de Letras, na Jornada Cultural de Petrópolis, no último sábado (Foto: Regina Coeli Silveira e Silva))

  • Foto da galeria

    A friburguense Natália Valdannini, maitresse de ballet, preparando novos talentos para carreiras internacionais, no seu Studio Arte dos Pés, em Niterói

Publicidade
TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.