Hemodinâmica

sábado, 29 de julho de 2017

Pinçado da internet

 “Até minha parte lúcida é louca por você.”

Na praça (1)

Após retornar da temporada musical em Portugal, a banda sinfônica Campesina Friburguense, sob a regência do maestro Marcus Almeida, vai se apresentar hoje, 29, às 18h, na Praça Demerval Barbosa Moreira,no Centro de Turismo.

O evento integra o projeto Banda na Praça, e está inserido na programação do Festival de Inverno 2017.

Na praça (2)

O concerto terá a participação do violinista André Cunha, da Orquestra Sinfônica Brasileira e de Alexandre Gil, o Sabará, como solistas.

Lembrando que o projeto Banda na Praça é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo através da Secretaria Municipal de Cultura, como contrapartida de subvenção anual.

Cemitério                        

O poeta e escritor pernambucano Marcelo Peixoto lançou seu livro “Cemitério Canários", reunindo 26 contos, na última quarta-feira, 27, na livraria Instante do Leitor, no Largo do Machado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

A capa é de autoria de Moema Cavalcanti, e o prefácio do premiado escritor, Raimundo Carrero.

Marcelo Peixoto cursou sociologia e política pela Universidade Federal de Pernambuco, é autor dos livros “Pastor da Solidão” (poesia) e "Ai quem me dera beijar os lábios de Dorothy Lamour" (contos).

Oportunidade

Mesmo no país em crise, uma das mais importantes e consagradas companhias de dança do mundo, a ucraniana Kiev Ballet aterrissa em São Paulo no próximo dia 16 de agosto, com apresentação única, para abrir oficialmente as comemorações dos 150 anos de existência.

Em comitiva de 33 bailarinos, o Kiev Ballet homenageará um dos maiores compositores da humanidade: Piotr Ilich Tchaikovsky, com as peças “Lago dos cisnes” e “A bela adormecida”.

Da América do Sul, o Brasil será o único país a receber a turnê internacional do grupo.

Mais derrota

Cunha sofreu mais uma derrota.

O órgão especial do Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, negar provimento ao recurso impetrado pelo ex-deputado federal Eduardo Cunha contra a divulgação do livro “Diário da Cadeia - com trechos da obra inédita Impeachment”.

 O autor do livro, identificado por Ricardo Lísias, utilizou como pseudônimo o nome Eduardo Cunha. Só rindo!

Hemodinâmica (1)

Há 20 anos esta coluna noticiava a boa nova para Friburgo, a pedido do saudoso prefeito Paulo Azevedo e do médico Jesuíno Olívio da Cunha.

Nossa cidade teria em poucos meses o mais moderno serviço de hemodinâmica do Brasil.

O que, com certeza, seria um grande avanço.

Hemodinâmica (2)

E foi. Milhares de vidas foram salvas ao longo desses anos, possibilitando, no nosso Hospital São Lucas, o atendimento pelo SUS – Sistema Único de Sáude, não só aos friburguenses mas a cidadãos de todo o entorno e cidades circunvizinhas.

E mais, tornou-se, em pouco tempo, um serviço de excelência e referência.

Hemodinâmica (3)

À frente, desde 1998, o friburguense, médico cardiologista e cirurgião, dr. Gustavo Ventura Couto e dr. Edirlei Maia na área de hemodinâmica.

Hoje, passados quase 20 anos - o serviço foi inaugurado no mês de setembro, pouca gente se dá conta da importância do mesmo.

Só quem precisou ou precisa, pode avaliar a evolução da medicina e da cirurgia cardiológica no município; e a importância do Hospitala São Lucas em todo o processo. Orgulho de Nova Friburgo!

Carnaval

Ao dar posse na última terça-feira, 25, em Brasília, ao novo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o presidente Michel Temer pediu que ele ajude as escolas de samba do Rio de Janeiro.

No mesmo dia dirigentes e integrantes de escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro se reuniram com Temer.

O carnaval carioca ocupou a agenda em Brasília.

Chopp com letras (1)

Literatura e noite são encaixe contínuo. Nascem e morrem, cotidianamente, uma na outra. Ambas abrigam o mundo, a vida, a insônia, a dor, o vício, o sexo, o melancólico, a boemia.

Ambas suportam o humano sem disfarces. O humano exposto sem pudor, o oculto que não é máscara ou anestesia. Somos livres na noite. Somos livres na literatura. Somos amantes do que é prazer sem ambição de futuro. Noite é presente: solitária ou não. E cada sentimento que a noite chama é inscrito agora. Literatura também: cria, abriga e mata sujeitos.

Chopp com letras (2)

Por isso, o “III Chopp com Letras” chama a noite. A noite enquanto arte, poesia, gente. A noite sem possibilidade de limites. A noite em madrugadas.

Sim, a noite do dia 31, esta segunda-feira, será de poesia compartilhada, no Bar América, a partir das 19h, falando de plataformas artísticas como o cinema, a música, a literatura.

Chopp com letras (3)

E somos um grupo que só cresce... num encontro que é, antes de tudo, celebração na noite, celebração da poesia. A gente quer conversar, brindar, recarregar as energias para a semana. A gente quer a mistura mais bonita de Nova Friburgo no Bar América.

Como escreveu Bukowski: "outros aguentam o tranco, e, para estes, eu bebo esta noite.".

A entrada é franqueada ao público.

Combustíveis

Postos de combustíveis no interior do estado se transformaram em pontos de coleta para doações de casacos, luvas, chapéus e cobertores, em benefício de obras sociais.

A campanha intitulada “Abasteça com solidariedade”, prosseguirá até o final do inverno e as doações podem ser levadas a qualquer um dos postos da bandeira RJ Combustíveis, em Petrópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Japeri e Mangaratiba

Foto da galeria
Ele registrou parte da história de Nova Friburgo através dos tempos. Casamentos, festas, espetáculos e pessoas. Ailton Tostes, conhecido como Miracema, festejou em julho seus 90 anos. O fotógrafo, que hoje reside em Recreio, na zona da mata mineira, é friburguense de coração e merece todas as homenagens
TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.