Festejando

sábado, 11 de fevereiro de 2017
Foto de capa
Inauguração da Floricultura Nelson Flores em 1967, celebrando seus 50 anos (Fotos: Divulgação)

Pinçado da Internet:

“Ou você é feliz ou faz dieta. Os dois, não dá.”

Sarau

A escritora e poeta Ania Kítylla Gevezier divide a cena, este sábado, 11, com o também escritor, poeta e paisagista Afrânio Afra, no Sarau do Armazém.

O lugar é ponto de troca de livros e divulgação cultural e, durante o sarau que acontece hoje, haverá doação de livros, sorteio de brindes, declamação de um poeta cantador, música e a jovem escritora contando sua  história com a poesia.

O Armazém do Afrânio fica na Avenida dos Ferroviários, pertinho da Rodoviária Norte.

Festejando

No dia 4 de fevereiro, sábado último, a mais tradicional floricultura da cidade completou 50 anos de existência.

Fundada por Dona Noêmia da Conceição e Nelson Dias, a floricultura Nelson Flores é uma referência de elegância, atendimento e tem, por certo, muitas histórias para contar.

Dona Noêmia e Sr. Nelson, com o apoio dos filhos Araceli e Nilson Dias, que continuaram o empreendimento, fazem parte da história de Nova Friburgo.

Samba

Pegue seu tamborim, coloque o seu panamá, reúna todo seu samba no pé e vá para o Bar América.

Neste sábado, os Desafetos do Colírio fazem roda de samba, a partir das 18h.

Começou o esquenta dos tamborins para o carnaval.

Em alta (1)

No último sábado de janeiro, 28, a atleta friburguense Liz Valéria Machado de Arruda Camara, faixa preta 3°grau de Jiu-jitsu, foi condecorada como juíza da modalidade esportiva Artes Marciais Mistas, mais conhecida pela sigla MMA, do inglês Mixed Martial Arts, na Turma de Certificação Internacional de Juízes, pela Yamasaki Officials Training.

Para receber o título, além de ser graduado como faixa preta em alguma modalidade esportiva, é preciso ser convidado a se inscrever no curso e ser aprovado nas provas de averiguação do nível de conhecimento das regras técnicas e de pontuação.

Em alta (2)

Antes, apenas uma mulher havia sido aprovada.

Liz, como é carinhosamente chamada nos tatames, é lutadora de jiu-jitsu há 19 anos.

Começou a treinar quando tinha 17. Com 26 anos, ganhou sua faixa preta, pelas mãos do mestre Osíris Maia, que é faixa preta 5° grau e árbitro do torneio mundial Ultimate Fighting Championship, o renomado UFC.

Liz foi a primeira mulher a dar aulas da modalidade esportiva em Nova Friburgo e a expectativa é que, muito em breve, esteja atuando como juíza nos ringues de MMA.

ArtenaRede (1)

A autora de “ArtenaRede, do virtual ao real: a trajetória de um sonho”, Catherine Beltrão, busca apoio para viabilizar o seu primeiro livro.

Com uma campanha de financiamento coletivo (Crowdfunding), ela propõe que interessados em arte assinem um sonho, que começou com um site, e futuramente a ideia é criar um museu.

ArtenaRede (2)

O livro trata do projeto ArtenaRede, que reúne tecnologia e arte, um dos sonhos de Catherine, engenheira de formação e amante das artes por criação, influência de sua avó.

Há 15 anos nasceu o site www.artenarede.com.br, com catalogação e divulgação de obras de arte via Internet, que deu tão certo, que artistas de vários estados brasileiros, além de Portugal e Argentina, já doaram, e outros estão dispostos a doar obras para o acervo de um futuro Museu ArtenaRede, que poderá ser em Nova Friburgo/RJ.

ArtenaRede (3)

A iniciativa de lançar o livro “ArtenaRede, do virtual ao real: a trajetória de um sonho”, de Catherine Beltrão, já conta com o apoio de Girlan Guilland, Henrique Cordeiro, André Mello, Pedro Bessa e Ana Gadini (Nova Friburgo); Roberto Vieira, Eduardo Vieira e Ricardo Benevides (Rio de Janeiro); e Luiza Caetano (Portugal).

Para aderir à campanha, basta acessar o link https://www.kickante.com.br/campanhas/livro-artenarede-do-virtual-ao-real .

Parlamento (1)

A 11ª edição do Parlamento Juvenil, um projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a secretaria estadual de Educação, já começou a ser produzida.

Sob a coordenação do deputado Wanderson Nogueira, o projeto reunirá cerca de 90 jovens de todas as cidades do Estado.

Durante uma semana, os parlamentares juvenis terão a oportunidade de apresentar projetos de lei, debater e propor melhorias em políticas públicas.

Parlamento (2)

O projeto quer aproximar os jovens do parlamento fluminense, ampliando assim a consciência política, formando novas jovens lideranças e oferecendo a oportunidade de estudantes da rede estadual de ensino, de 14 a 17 anos, do 1ª e 2ª anos do Ensino Médio, defenderem seus projetos e os coletivos no plenário da Alerj.

As inscrições serão online, de 27 de março a 14 de maio.

No dia 8 de maio acontecerá a divulgação dos aprovados.

Foto da galeria
Catherine Beltrão, do projeto ArtenaRede, e a artista plástica e ilustradora Silvia Aguilera Ferreira
TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.