Capital? De que?

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

quarta-feira, 08 de novembro de 2017

Pinçado da internet:

“É a inveja a primeira a descobrir todos os méritos.”

Capital? De que?

Enquanto batemos cabeça sem saber “capital” do que somos, a fila anda.

E Paraty sai na frente, eleita como “Cidade criativa para gastronomia” pela Unesco.

 A Rede de Cidades Criativas da organização, que já tem 13 anos, promove a cooperação internacional entre municípios que estejam comprometidos a investir em criatividade.

As diversas cidades que atualmente compõem a rede são reconhecidas pelas áreas de artesanato e artes folclóricas, design, filmes, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.

Colonizador

Criada em 1965, a Festa do Colonizador do Nova Friburgo Country Clube, ganhará novo formato em 2017.

Serão três dias, tornando a festa mais abrangente e com um maior número de atrações.

Com início no próximo dia 17, a festa vai contar com bandas típicas, food trucks, restaurantes e muito mais.

Quem assina a festa é a Trade Assessoria e Projetos.

Blues

No próximo sábado, 11,  acontecerá a quarta noite do House of Blues Festival no Sushiban.

O projeto será marcado pelo retorno do padrinho musical do festival, o guitarrista carioca Maurício Sahady para uma super noite de clássicos do blues.

A abertura contará com Ismael Carvalho e Caru De Souza e banda a partir das 22h.

Academias (1)

Os presidentes Waldenir de Bragança e Jorge Luiz Dodaro, das Academias Fluminense e Teresopolitana de Letras, foram os anfitriões da jornada comemorativa do Dia Nacional da Cultura e da Língua Portuguesa realizada no último domingo, 5, em Teresópolis, reunindo representantes de academias e entidades congêneres de vários municípios do estado do Rio.

A programação incluiu debates sobre as "Raízes Culturais do Estado do Rio" e a "Relevância de vultos das cidades fluminenses".

Academias (2)

O trabalho de consolidação da Federação de Academias de Letras do Rio (Falerj), fundada em 22 de julho deste ano, prosseguiu com a eleição da primeira diretoria: presidente: Waldenir de Bragança (Fluminense); 1º vice, Jorge Dodaro (Teresopolitana); 2º vice, Ordilei Alves Costa (Friburguense); 1ª secretária, Márcia Pessanha; e 1º tesoureiro, Wainer da Silveira e Siva (ambos da Academia Niteroiense).

 Nova Friburgo foi escolhida para sediar, em 5 de novembro de 2018, o 2º encontro anual da nova entidade, que se associará às comemorações do bicentenário da cidade.

Boa nova

A notícia é digna de celebração.

Mais de 110 espécies de aves foram observadas em vida livre, através do Programa “Vem Passarinhar” no Parque Estadual dos Três Picos e na Área de Proteção Ambiental (APA) Macaé de Cima, ambos em Nova Friburgo.

Ponto para o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Harmonizando

Ontem , 7, aconteceu mais uma edição do Quadrucci Convida, no restaurante do Leblon.

Desta vez, o chef da casa, Ronaldo Canha, recebeu o convidado Isaías Neries (querido desta coluna), da conceituada pousada Parador Lumiar.

A dupla preparou um jantar inspirado em produtos da horta do chef Isaías com frutas, verduras, legumes, entre outros ingredientes fresquinhos direto para a mesa.

 A harmonização com vinhos italianos da Importadora BWC, arrematou a noite.

Reconhecimento (1)

Danilo Santos de Miranda é gestor cultural e, desde 1984, é diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc) no estado de São Paulo.

É membro do conselho de entidades nacionais como a Fundação Bienal de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), o Itaú Cultural e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Sua atuação internacional também abrange a vice-presidência do Conselho Internacional de Bem-Estar Social – ICSW, na sigla em inglês, de 2008 a 2010, além da composição atual da diretoria da ONG Art for the World, sediada na Suíça e dedicada à difusão da arte contemporânea.

Reconhecimento (2)

Estudou Filosofia e Ciências Sociais, organizou livros como “Ética e Cultura”, e é reconhecido nacional e internacionalmente pelo trabalho que realiza à frente do Sesc São Paulo.

Danilo, em seus discursos, faz questão de lembrar de Nova Friburgo e de sua importância, e relembra os tempos de internato quando foi aluno do Colégio Anchieta nos anos 50. 

Danilo Miranda recebeu ontem, 7, em sua cidade natal, Campos dos Goyatacazes, o Troféu Folha Seca.

E, mais uma vez, falou com saudades de Nova Friburgo: “onde iniciei minha formação religiosa e humanista, aprofundando conhecimentos em música e poesia e experimentando diversas modalidades esportivas.”

O Canto

Na próxima sexta-feira, 10, e no sábado, 11, o Grupo Teia, grupo de teatro do Colégio Nossa Senhora das Dores, vai apresentar seu espetáculo “O Canto da Praça”, adaptação da obra de Ana Maria Machado, no Teatro Sania Cosmelli.

Sexta-feira, às 18h e no sábado, às 19h.

As apresentações são abertas a toda a comunidade.

Foto da galeria
A atriz Felícia Canella, premiada no Festival de Teatro Estudantil do Colégio Notre Dame , no Rio, em cena no espetáculo O Canto da Praça, atração do próximo fim de semana com o grupo Teia
Publicidade
Agora Faz
TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.