Premiações

Leo Arturius

Cinema

Leo Arturius é cineasta e assina a coluna semanal analisando a 7ª arte e os filmes em cartaz em Nova Friburgo

sábado, 13 de janeiro de 2018

O cineasta Woody Allen disse uma vez (vou tentar reproduzir sua fala): “Não vou nem irei a qualquer premiação, não faz sentido juntar um grupo seleto de pessoas e acreditar que elas sejam capazes de julgar, qualificar e definir um único filme como melhor. Na verdade isso é impossível”.

Mesmo assim, a cada ano que passa surgem mais premiações e as existentes se consolidam. Visto o Oscar, que chegará a sua 90ª edição neste ano, e o mesmo cometeu uma gafe lamentável em sua última cerimônia. Sem dúvida será comentada por anos. Anunciou um vencedor, La La Land: Cantando Estações, e, logo em seguida, disse que o envelope estava trocado, pois o verdadeiro vencedor foi Moonlight: Sob a Luz do Luar.

Gostamos de acompanhar o tapete vermelho, o glamour e torcemos pelos os nossos queridinhos. Mas em primeiro lugar, os prêmios tem função comercial, depois artística. Por exemplo o caso da atriz Jennifer Lawrence, se deparou com a felicidade em ter seu cachê aumentado em 833 vezes após ganhar o Oscar na categoria Melhor Atriz. O valor hoje em dia pode chegar a US$ 10 milhões por filme. No primeiro papel de destaque, o 'salário' da atriz foi de apenas US$ 12 mil.

As premiações também possuem seu lado bom, colocam em evidência alguns filmes que passariam despercebidos, visto o caso do Festival de Cannes do ano passado. O filme sueco “The Square - A Arte da Discórdia” não esteve presente em nenhuma lista como possível vencedor da Palma de Ouro, e ganhou. Hoje, as distribuidoras fazem fila para comprar o filme, e assim, soubemos de sua existência e se torna possível assistí-lo. Vamos a lista das premiações que acontecerão no começo do ano.

SUNDANCE FILM FESTIVAL
18 a 28 de Janeiro
Park City, Utah, EUA

21ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
19 a 27 de Janeiro
Tiradentes, MG - BRA

INDICADOS AO OSCAR
23 de Janeiro
Los Angeles, California

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE ROTERDÃ
24 de Janeiro a 04 de Fevereiro
Roterdã, Holanda

FESTIVAL DE BERLIM
15 a 25 de Fevereiro
Berlim, Alemanha

OSCAR
4 de Março
Los Angeles, EUA

 

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

Publicidade
TAGS:

Leo Arturius

Cinema

Leo Arturius é cineasta e assina a coluna semanal analisando a 7ª arte e os filmes em cartaz em Nova Friburgo

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.