Quem é Botafogo...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Quem é Botafogo está dormindo mal há algum tempo. Esse 1º de fevereiro que não chega! Já pulamos Carnaval, passamos pela Páscoa, estamos curtindo as festas de São João, São Pedro e o jogo contra o Colo-Colo não chega!

Quem é Botafogo acompanha os reforços contratados até o momento para a temporada. Montillo é inquestionável, e João Paulo é boa contratação. Gatito também. Roger é extremamente justificável pela temporada que fez. Tem muita gente à procura de um camisa nove e não encontra. Além de Roger temos Sassá e Canales. Jonas e Gilson são necessidades para compor elenco, e podem surpreender. Joel e Guilherme são apostas. Com recursos limitados e mercado restrito, é preciso arriscar. Aposta feita, resta esperar.

Quem é Botafogo espera todos os dias por uma nova foto do estádio Nilton Santos, cada vez mais alvinegro! Lindo, indescritível, mágico! Magia pra transformar time e torcida em um só jogador, todas as vezes em que o Glorioso entrar em campo. Afinal de contas a nossa casa carrega o nome de uma Enciclopédia. E nela estão escritas algumas das mais belas páginas do futebol mundial.

Quem é Botafogo vibrou muito com a convocação de Camilo. Vibrou com a vibração do jogador. Camito vai representar o clube que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo, responsável direto pela conquista de, no mínimo, três mundiais. Está em casa. Duas vezes. Botafogo e Brasil, clube e país, se confundem no capítulo “história do futebol brasileiro”.

Quem é Botafogo acompanha o que diz a imprensa chilena. E apenas reforça a certeza do quanto o Alvinegro da Estrela Solitária é respeitado no exterior. Lá se sabe que enfrentarão um Gigante do futebol mundial. O botafoguense estuda o adversário, promove alterações no time de Jair Ventura, pensa na melhor estratégia, em como encaixar da melhor forma o meio-campo com Camilo e Montillo. Dois ou três volantes, atacante de velocidade ou não. O time está lento, está técnico. Está ótimo, pode melhorar. Emerson Silva ou Santos? São cinco milhões de treinadores.

Quem é Botafogo assiste até mesmo aos vídeos dos treinamentos nas redes sociais do Glorioso. E vibra quando Montillo marca um belo gol, como aquele nos primeiros dias em General Severiano. Torce pela recuperação de Luis Ricardo, pelo retorno breve do capitão Carli aos treinos. Vai dormir revoltado com a eliminação na Copa São Paulo de Juniores. Fala mal, esbraveja, critica. É passional. Dorme mal, é verdade, mas acorda um pouco mais racional. Reconhece que o trabalho da base é bem feito, tem dado resultados e pode render frutos interessantes no futuro próximo.

Quem é Botafogo procura vídeos antigos na internet de momentos, conquistas, jogos e festas da torcida. Apenas pra tentar amenizar a saudade de ver o Glorioso em campo. Falta pouco! Dia 25 começa uma longa caminhada. A confiança é grande, mas sem tirar os pés do chão e sem esquecer as limitações. No entanto, se os 11 em campo se transformarem em 12 no estádio não há limitação que segure.

Quem é Botafogo paralisa o trabalho no meio do expediente para entrar no site do sócio-torcedor e observar quantos mais aderiram ao projeto. Se o número já ultrapassou 20, 21, 22, 23 mil. Dá ‘print’ e compartilha nos grupos de alvinegros em que participa. Acha ótimo, mas queria mais. Fala sobre o assunto com a namorada (o), esposa, marido. Como assim? É coisa de louco! É coisa de Botafogo. De botafoguense.

Quem é Botafogo não vê a hora de assitir novamente ao seu grande amor em campo, seja no estádio, pela TV ou rádio. Amor diferente de todos os outros amores. Um amor passional, racional, dominante, predominante, salutar, maléfico, quase que doente. Não tem cura! Não tem explicação. Tem sentimento. Não se é Botafogo como se é outro clube. Quem é Botafogo chora apenas ao ouvir o hino, ao lembrar de Garrincha, Nilton Santos, Túlio, Loco Abreu e tantos outros.

Quem é Botafogo pensa o dia inteiro em futebol, nos desafios, faz projeções. Quer a Libertadores, o Brasileiro, a Copa do Brasil, o Carioca. Quer viver o Botafogo novamente. Quer se emocionar, se irritar, vibrar, cantar, torcer. Deitar e dormir feliz ou revoltado. Mas quer deitar e dormir depois de mais um dia junto com o Botafogo, na certeza de acordar ainda mais apaixonado.

Quem é Botafogo... É Botafogo! Não precisa acrescentar mais nada para tentar definir o que é seguir a Estrela Solitária. E quem não é Botafogo? Nunca poderá falar sobre o verdadeiro significado de amor com conhecimento de causa. Azar de quem não é. Eu sou, e você é. Sorte minha. Sorte sua. Sorte nossa.

Que venha a temporada e os desafios. Quem é Botafogo está preparado. Até a próxima!

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.