Serviços recuam

sábado, 17 de março de 2018

Serviços recuam

O volume do setor de serviços caiu 1,9% em janeiro na comparação com dezembro de 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, a queda veio depois de duas altas consecutivas: 1% em novembro e 1,5% em dezembro. O volume de serviços também apresentou quedas de 1,3% na comparação com janeiro de 2017 e 2,7% no acumulado de 12 meses.

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Quatro dos seis segmentos pesquisados pelo IBGE tiveram queda de dezembro de 2017 para janeiro. A maior foi no setor de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correios (3%). Também tiveram quedas os serviços prestados às famílias (0,6%) e serviços de informação e comunicação (-0,2%). Por outro lado, os outros serviços avançaram 3,8%. E as atividades turísticas tiveram crescimento de 0,3%.

Luz mais cara

 As tarifas cobradas pela distribuidora de eletricidade Enel Rio (antiga Ampla) terão uma elevação média de 21% após decisão da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Pela revisão, as contas da Enel Rio subirão em média 19,9% para clientes de alta tensão, como indústrias, e 21,5% para de baixa tensão, como residências. A empresa atende 3,1 milhões de clientes em 66 municípios fluminenses.

FGTS na agência

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a exigência de que trabalhadores compareçam em uma agência bancária para sacar os valores do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A decisão rejeita ações que questionavam uma Medida Provisória publicada em setembro de 2000.

Consumo de água

A pesquisa Contas Econômicas Ambientais da Água (Ceaa), divulgada pelo IBGE revela que 3,2 milhões de hectômetros cúbicos de água, o equivalente a 3,2 trilhões de metros cúbicos, foram retirados do meio ambiente pelas atividades econômicas e famílias para distribuição e uso próprio em 2015. Um hectômetro cúbico corresponde a um milhão de metros cúbicos, enquanto um metro cúbico representa mil litros.O estudo inédito foi feito em conjunto pelo IBGE, Ministério do Meio Ambiente e Agência Nacional de Águas (ANA),  contou com apoio da Agência Internacional de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável e segue metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU).

Robôs amigos

Aquelas horas de espera ao telefone para conseguir resolver alguma questão com empresas e serviços podem estar com os dias contados. Atuando em diversas plataformas da internet, os robôs de atendimento, os chamados chatbots, estão cada vez mais integrados com a inteligência artificial e são uma alternativa para empresas dialogarem com o consumidor. Pesquisa da empresa de tecnologia Gartner estima que, até 2020, 85% dos serviços de atendimento ao cliente serão realizados por meio do ambiente virtual. Uma companhia de TV por assinatura brasileira aumentou de 14,3% para 21% os atendimentos ao consumidor por meio dos robôs no último ano, com somente 25% das solicitações sendo encaminhadas para o atendimento humano.

CLT não muda ainda

A Medida Provisória que altera alguns pontos da reforma trabalhista pode perder a validade se o Congresso não votá-la a tempo. Essas mudanças, na avaliação do novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Batista Brito Pereira, são 'bem-vindas', mas se não entrarem em vigor não colocam 'em perigo' a nova legislação. Nesta semana, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que a tramitação do texto está "um pouco enrolada" e não descartou a queda da MP.

Fatura dos cartões

O Banco Central e as empresas emissoras de cartões de crédito estudam uma maneira de simplificar a fatura mensal que os clientes recebem. O objetivo é reduzir a quantidade de números, por exemplo, para facilitar a compreensão do que está discriminado no documento. A medida foi bem vista pelo mercado. As mudanças podem ser adotadas a partir de 2019.

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