Radar – 28/05/2015

quinta-feira, 28 de maio de 2015

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 1,6% em maio ante abril, passando de 72,8 para 71,6 pontos, informou ontem a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice atinge o menor nível da série mensal, iniciada em outubro de 2005. Dos 14 segmentos pesquisados, dez registraram queda. Na comparação com maio de 2014, a retração foi de 21,2%. A queda foi impulsionada tanto pela avaliação da situação presente como pelas expectativas para os próximos meses. 

***** 

O Ministério da Educação (MEC) vai cortar vagas dos programas Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Ciência sem Fronteiras, de acordo com nota divulgada pela pasta. Mas programas de merenda e transporte escolar, além do Dinheiro Direto na Escola (PDDE), destinado a melhorias nos centros de ensino, serão mantidos sem cortes. O MEC informou que Pronatec, o Ciência sem Fronteiras e “e outros, têm a sua continuidade garantida este ano, com o redimensionamento na oferta buscando otimizar o atendimento dos estados e das vagas, com ofertas que quantitativamente serão em número inferior ao do ano passado”.

***** 

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, afirmou que ficou “muito triste” com a aprovação do casamento gay na Irlanda por meio de um plebiscito realizado na última sexta-feira. Segundo o religioso, a Igreja Católica deve “ter consciência dessa realidade”, buscando reforçar o seu empenho na evangelização. “Acho que não podemos falar apenas de uma derrota dos princípios cristãos, mas também de uma derrota da humanidade”, declarou Parolin.

***** 

Com o fracasso dos projetos lançados para garantir a despoluição da Baía de Guanabara até a Olimpíada do ano que vem, o governo do estado está para lançar outro projeto, uma parceria público-privada (PPP) de saneamento para a Baixada e Leste Fluminense, em fase de estudo pelo BNDES. O edital deve sair entre outubro e novembro deste ano, informou Julio Bueno ao Jornal do Brasil. O prazo para que a Baía fique efetivamente limpa ainda está sob discussão interna no governo do estado. “Eu não acho que a gente consiga fazer água em menos de cinco anos, e saneamento básico completo em dez anos. Isso não quer dizer que a Baía não fique limpa em quatro anos”, comentou o secretário.

*****

A polícia de Las Vegas desmentiu nesta terça-feira que investiga como homicídio a morte do músico B.B. King, como foi informado por um médico legal do estado de Nevada. A unidade de medicina legal do condado de Clark informou na véspera que realizava a autopsia no corpo do rei do blues, falecido em 14 de maio, aos 89 anos, e que policiais de Las Vegas investigavam a possibilidade de homicídio. Duas das filhas de King — Karen Williams e Patty King — afirmam que o músico foi envenenado por seu agente, Laverne Toney. O médico legal de Clark, John Fudenberg, admitiu que não recebeu qualquer denúncia formal sobre homicídio, mas disse que realizará “uma profunda investigação” com a colaboração das autoridades. 

*****

Os gastos dos brasileiros no exterior registraram queda no mês de abril, somando R$ 1,64 bilhão, segundo o Banco Central. A queda foi de 16 por cento nos quatro primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2014. O recuo dos gastos deve-se ao aumento do dólar, que encarece as passagens e as diárias de hotéis calculadas em moedas estrangeiras.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.