Radar – 22/05/2015

sexta-feira, 22 de maio de 2015

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 0,7% em abril.  Este foi o quarto resultado negativo consecutivo de acordo com a Fundação Getúlio Vargas. A queda chegou ao menor nível desde que a sondagem começou a ser feita, em 2005.

*****

Mais uma vez a taxa de desemprego no Brasil subiu, seguindo os passos do mês anterior. Em abril, o índice chegou a 6,4%, o maior para meses de abril desde 2010, quando ficou em 7,3%. A população desocupada chegou a 1,6 milhão de pessoas. Os dados foram divulgados ontem pelo IBGE.

*****

Às vésperas de o governo federal anunciar o contingenciamento de orçamento geral da União deste ano, a presidente da União Nacional de Estudantes (UNE), Vic Barros, informou que os universitários de todas as regiões do país prometem se mobilizar nas ruas, em passeatas e protestos, caso haja cortes na área da educação.

*****

O WathsApp foi escolhido entre os brasileiros como o melhor aplicativo, preferido por 56% das mulheres e 50% dos homens. Também foi o preferido pelos mais jovens: 45% dos entrevistados com idade entre 16 e 29 anos o escolheriam. O estudo foi feito pelo Opinion Box, plataforma digital de pesquisas. Em segundo lugar ficou o Facebook.

*****

A redução do valor para financiar a casa própria pela Caixa Econômica Federal deve chegar a R$ 25 bilhões em 2015. Este será o segundo ano seguido de corte no setor e o mais acentuado desde o início do ciclo de expansão nos financiamentos imobiliários em 2002. A previsão é da Caixa.

*****

Até o próximo dia 23 de junho estão abertas as inscrições para a edição de 2015 do Moonbots, competição internacional online organizada pelo Google e pela fundação Xprize, que desafia jovens de 8 a 17 anos a contar histórias fascinantes sobre a Lua e desenvolver projetos de robótica. Para participar, times de dois a quatro integrantes devem enviar um vídeo curto ou um texto contando o que mais os inspira sobre a Lua.

*****

O Brasil passou a adotar, desde quarta-feira, 20, um novo marco legal para a pesquisa, uso e exploração comercial do patrimônio genético do país. A nova lei 13.120/2015, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, legaliza e facilita a atuação de pesquisadores, permite que empresas solicitem pela internet, de forma simplificada, a autorização para explorar produtos da biodiversidade e, ao mesmo tempo, regulamenta o pagamento obrigatório de royalties pelo uso de conhecimentos das comunidades tradicionais brasileiras.

*****

A Pátria Educadora não é aqui. A Câmara italiana aprovou a reforma da educação naquele país. A pretensão do governo é “oferecer” uma escola de “qualidade, aberta e inclusiva”. Entre os principais pontos da reforma escolar, chamada de “Buona Scuola” (Boa Escola), está a autonomia das instituições e um maior poder para os diretores de cada unidade escolar. Na grade curricular, haverá a inclusão de matérias optativas, reforço no ensino do inglês (que iniciará a partir dos 6 anos de idade) e o ensino profissionalizante durante o ensino médio. Outra grande mudança será a contratação de 100 mil professores e a concessão de 500 euros anuais para professores da rede pública gastarem com sua própria formação, seja com livros, softwares, cursos ou até concertos e eventos culturais.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.