Radar - 02/05/2015

sábado, 02 de maio de 2015

A selvageria da Polícia Militar do Paraná contra os professores da rede pública mostra que ainda precisamos avançar bastante no trato da questão do poder de polícia e o respeito aos cidadãos. O que vimos lembra os duros tempos da repressão ditatorial, quando estudantes apanhavam nas avenidas por gritar liberdade. O governador Beto Richa, de conhecida família democrática, deveria repensar seus hábitos de negociar com a população. O que fez foi uma vergonha que denigre a imagem daquele estado sulista. Educação não rima com repressão.

***

O assassinato do ex-prefeito de Macuco, Rogério Bianchinni, enquanto caminhava na manhã de anteontem, transforma o cargo de chefe do Executivo daquela cidade num verdadeiro “rabo de foguete”. Incidente da mesma forma tirou a vida do ex-prefeito Maurício Bittencourt, cujos autores ainda permanecem desconhecidos. O pequeno município disputa há anos a primazia pelo recolhimento dos impostos das cimenteiras da região, hoje pertencentes ao município de Cantagalo. Fatalidade, coincidência ou ação inimiga?

***

Lojistas do polo de moda de Petrópolis estão amargando prejuízos por causa da crise econômica no país. Além das tradicionais ruas do Imperador e Tereza, agora o polo do Bingen, com 180 lojas, viu 50 delas fecharem suas portas de dezembro passado até agora. Para os lojistas, abril foi o pior mês nas vendas este ano. Se a moda pega...

***

O Serviço Reservado da Polícia Militar de Nova Friburgo, o conhecido P2, vem realizando um grande trabalho de apreensão de drogas no município. Diariamente são feitas incursões em tradicionais locais do tráfico friburguense e invariavelmente os policiais saem de lá com expressiva quantidade de maconha e/ou cocaína. Pior ainda: quase sempre menores estão à frente do tráfico.

***

Quando é que a Prefeitura dará uma resposta plausível à comunidade acerca da derrubada dos eucaliptos da Praça Getulio Vargas e o seu reembelezamento? Embora prometido pelo prefeito Rogério Cabral, até o momento não apareceu nenhum plano de restauração que faça a conhecida praça sair do noticiário negativo e voltar a fazer parte das alegrias de friburguenses e turistas.

***
        
Somente numa operação da Polícia Militar esta semana, nada menos que 26 motocicletas foram apreendidas na área rural de Campo do Coelho. O número excessivo tem uma explicação: jovens sem opção de transporte em suas noitadas utilizam os veículos de todas as maneiras, principalmente considerando as distâncias entre suas casas e o centro comercial, pilotando suas máquinas sem habilitação, IPVA, capacete e documentos. Explica, mas não justifica.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.