Queda de linhas

terça-feira, 25 de abril de 2017

Queda de linhas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que a telefonia móvel apresentou uma queda de 15,02 milhões de linhas em março deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O número representa uma baixa de 5,83%. Atualmente, o país tem 242,7 milhões de linhas ativas no país. A Anatel também registrou em março uma diminuição de 9.989 assinantes de TV por assinatura em comparação com fevereiro de 2017, menos 0,05%. Nos últimos doze meses, a redução foi de 337.703 assinantes, menos 1,78%.

IPC cai

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) caiu nas sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) entre a segunda e a terceira semanas de abril. A maior queda foi observada em Brasília: 0,24 ponto percentual ao recuar de 0,59% para 0,35% no período. São Paulo teve a segunda maior redução: 0,18 ponto percentual, indo de 0,25% para 0,07%. Em Belo Horizonte, a taxa caiu 0,14 ponto percentual e houve deflação (queda de preços) de 0,12% na terceira semana de abril.

*****

As demais capitais tiveram os seguintes recuos: Recife (0,12%); Rio de Janeiro (0,12 %), Porto Alegre (0,05 %) e Salvador (0,04 ponto percentual, indo de 0,16% para 0,12%).

Atacadistas estáveis

O faturamento do setor atacadista ficou praticamente estável no ano passado, com crescimento de 0,6%, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad). Com isso, as empresas do ramo fecharam o ano com R$ 250,5 bilhões em receitas. A entidade considerou o resultado satisfatório, tendo em vista o cenário de forte recessão enfrentado pela economia brasileira. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) registrou queda de 3,6%.

*****

Segundo a associação, em março, o faturamento do setor teve alta de 16,5% em relação a fevereiro, em um movimento comum para a época do ano. Em comparação com março de 2016, houve queda de 2,33% nas receitas do setor no mês passado. No acumulado de janeiro a março, a retração é de 6,15% em relação ao mesmo período do último ano.

Derrota bilionária

Uma decisão do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) impôs uma derrota bilionária à Receita Federal. Por 5 votos a 3, o órgão decidiu que o Banco Itaú não tem de pagar R$ 25 bilhões em tributos pela fusão com o Unibanco. A maioria do conselho entendeu que a estrutura societária utilizada pelos dois bancos no processo de fusão, em 2008, foi legal. Para a maior parte dos conselheiros, não caberia cobrar Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido por ganhos de capital, quando um patrimônio se valoriza ao ser vendido.

*****

Vinculado à Receita Federal, o Carf julga, na esfera administrativa, a cobrança de multas e de tributos em atraso. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional informou que vai recorrer à Câmara Superior, a máxima instância do Carf, para tentar reverter a decisão.

Inflação de 7,5%

A expectativa mediana dos consumidores brasileiros para a inflação nos 12 meses seguintes, medida este mês, ficou em 7,5%. Esse é o terceiro mês consecutivo em que a estimativa fica em 7,5%, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela pesquisa. Em abril do ano passado, os consumidores esperavam uma inflação de 10,7%. Segundo a FGV, a queda da taxa foi provocada pela repercussão das notícias de redução da inflação oficial na imprensa. A FGV acredita que, nos próximos meses, a taxa esperada pelos consumidores caia ainda mais, por conta da expectativa de que a inflação oficial continuará recuando.

Banda larga 4G

A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) informou que a banda larga 4G registrou 67 milhões de acessos em fevereiro, volume 120% superior em relação ao mesmo mês de 2016. Levando em consideração a internet 3G, a banda larga móvel fechou o mês com 196,4 milhões de acessos. Desde fevereiro do ano passado, cerca de 37 milhões de novas conexões 4G foram ativadas. Os dados também revelam que o número de municípios com cobertura 4G no Brasil cresceu 254% no período. Ao todo, as redes de quarta geração estão instaladas em 1.691 cidades brasileiras. A cobertura atual supera em mais de cinco vezes a meta de expansão definida nos editais, de 288 municípios. Com esse crescimento, o 4G já alcança cidades onde moram 74% dos brasileiros.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.