Melhora nas expectativas

Antônio Fernando

Blog do Antônio Fernando

Friburguense, jornalista, 65 anos, taurino e vascaíno. Antônio Fernando atuou em diversos veículos de Nova Friburgo e atualmente é redator das colunas Radar e Impressões onde ele deleita o leitor de A VOZ DA SERRA com suas visões peculiares sobre o mundo.

sábado, 23 de setembro de 2017

Melhora nas expectativas

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getulio Vargas subiu 1,4 ponto este mês depois de três quedas consecutivas provocadas pela crise política. O indicador atingiu 82,3 pontos, o mesmo nível de junho, em uma escala de 0 a 200 pontos.

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A alta foi provocada pela melhora da expectativa dos consumidores em relação ao futuro. O Índice de Expectativas avançou 2,2 pontos e chegou a 91,1 pontos, o mesmo patamar de abril. Já a satisfação dos consumidores com a situação atual ficou praticamente estável, ao variar apenas 0,2 ponto.

Confiança estável

O Índice de Confiança da Indústria apresentou relativa estabilidade, ao variar apenas 0,1 ponto na prévia de agosto e atingiu 92,3 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos. Segundo a Fundação Getulio Vargas, o índice retornou ao nível de maio, depois da queda ocorrida em junho.

Queda nos serviços

O agravamento da crise econômica em 2015 interrompeu um período de sete anos de crescimento do setor de serviços no Brasil, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2015, quando o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 3,8%, os serviços registram queda em seus principais indicadores. Segundo o IBGE, vários fatores influenciaram o desempenho negativo do setor. Entre eles, está o fraco desempenho do consumo das famílias, que caiu 4% com a retração da renda e do mercado de trabalho. Ainda de acordo com o instituto, houve piora nas condições de crédito e aumento da inflação, que chegou a 10,6%.

Dança dos preços: gasolina sobe

A Petrobras aumenta, nas refinarias,  o preço da gasolina neste sábado 23, em 0,2% e do diesel, em 0,6%. Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a estatal petrolífera agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente. Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.

Black Friday: contagem regressiva

Os lojistas deverão se preocupar ainda mais com descontos e o serviço prestado para atrair clientes na próxima Black Friday. Esta é a avaliação de especialistas

Segundo eles, o público já aderiu à data e deve gastar mais este ano, apesar do cenário econômico estar abaixo do esperado. A expectativa é que as grandes beneficiadas sejam as lojas virtuais de pequeno porte. 

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A Black Friday deste ano será no dia 24 de novembro, última sexta-feira daquele mês e deverá movimentar cerca de R$ 2,2 bilhões, segundo projeção divulgada em agosto pelo Google. O valor indica um crescimento entre 15% e 20% em relação ao registrado no ano passado.

Carteira de radialista

A comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que admite a carteira de radialista como prova de identidade em todo o território nacional. Conforme o texto aprovado, a carteira profissional deve ser emitida pelo órgão da categoria ou, onde não houver sindicato, por federação devidamente credenciada e registrada junto ao Ministério do Trabalho.

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Para ter validade, o documento deverá seguir o modelo padrão e conter dados pessoais. O radialista não sindicalizado poderá ter a carteira, desde que seja habilitado e registrado perante o órgão regional do Ministério do Trabalho.

Teles faturam menos

A atividade de telecomunicações perdeu mais de cinco pontos percentuais de peso na receita operacional líquida do setor de serviços, segundo o IBGE. A pesquisa abrange os anos de 2007 a 2015, quando o setor deixou de responder por 18,9% da receita e caiu para 11,3%, o que não alterou sua posição como setor que mais gerou receita em 2015.

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No último ano pesquisado pelo IBGE, a receita da atividade foi de R$ 162 bilhões, valor inferior ao registrado nos anos de 2014 e 2013, segundo a Pesquisa Anual dos Serviços (PAS). O gerente do estudo, Luiz André Paixão, destacou que inovações tecnológicas como serviços de streaming e aplicativos de comunicação gratuita impactaram o setor.

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