Lucro dos bancos

Antônio Fernando

Blog do Antônio Fernando

Friburguense, jornalista, 65 anos, taurino e vascaíno. Antônio Fernando atuou em diversos veículos de Nova Friburgo e atualmente é redator das colunas Radar e Impressões onde ele deleita o leitor de A VOZ DA SERRA com suas visões peculiares sobre o mundo.

sábado, 24 de fevereiro de 2018

Lucro dos bancos

O lucro dos maiores bancos do país voltou a crescer em 2017, após ter recuado quase 20% em 2016. Somados, os ganhos das quatro maiores instituições financeiras com ações listadas na Bovespa – Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco e Santander — alcançaram R$ 57,63 bilhões no ano passado ante R$ 50,29 bilhões em 2016, o que corresponde a uma alta de 14,6%.

Caiu a confiança

O consumidor do Brasil mostrou menor otimismo sobre o emprego em fevereiro e a confiança caiu 1,4 ponto na comparação com o mês passado, a 87,4 pontos, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas. "Ainda que as expectativas de inflação se mantenham estáveis e de juros ainda seja de queda, consumidores estão menos otimistas em relação ao emprego nos próximos meses e mais cautelosos em relação a novas compras", disse em nota a coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt.

Confiança da indústria

A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) apontou melhora em fevereiro, o melhor desempenho em mais de quatro anos, informou a FGV. Em fevereiro, a prévia do ICI subiu 0,2 ponto, para 99,6 pontos, após estabilidade da confiança em janeiro e marcando o melhor resultado desde outubro de 2013, quando esteve em 99,9 pontos.

Transações pelo messenger

Os clientes do Banco do Brasil poderão fazer transações bancárias diretamente pelo messenger, aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook, sem precisar utilizar o serviço de internet banking ou o aplicativo do banco.

Segundo o BB, a troca de informações nas interações com os clientes são criptografadas de ponta a ponta. Nos próximos dias, as consultas de saldo e extrato da poupança, assim como o extrato de fundos de investimento, também estarão disponíveis pelo atendimento no messenger. Após a fase de testes, o serviço será ampliado para todos os clientes.

Desemprego atinge 26 milhões

A taxa composta de subutilização da força de trabalho recuou de 23,8% no terceiro trimestre de 2017 para 23,6% no quarto trimestre do ano, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) trimestral, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

*****

O resultado aponta que 26,3 milhões de pessoas no país estavam sem ocupação no quarto trimestre do ano passado. A taxa média de subutilização da força de trabalho em 2017 foi de 23,8%, ou seja, faltou trabalho, em média, para 26,5 milhões de pessoas em 2017.

Fragilidade nos serviços

Auditoria do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) detectou uma série de fragilidades nos serviços públicos digitais oferecidos pelo governo federal. A avaliação de 15 serviços prestados por cinco órgãos distintos mostrou que a gestão ainda é feita sem o devido foco no cidadão. Os técnicos alertam para o risco de prejuízo à população, que não recebe o benefício esperado.

*****

A CGU analisou ferramentas digitais oferecidas pelos ministérios da Educação, da Justiça, do Trabalho, da Saúde e pela Receita Federal. Muitos dos serviços são conhecidos, como o eSocial, o sistema de declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), as plataformas do Sisu, Fies, ProUni e o cartão SUS. Foram analisados também o Empregador Web (usado para solicitar o seguro-desemprego online) e o Homolognet (para homologação de rescisão de contrato de trabalho).

Inflação menor

A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – 15 (IPCA-15), ficou em 0,38% este mês. O índice atingiu 0,39% em janeiro e em 0,54% em fevereiro do ano passado. O dado é do IBGE. Essa foi a segunda menor taxa do IPCA-15 para meses de fevereiro desde a implantação do Plano Real em 1994, ficando acima apenas da taxa de fevereiro de 2000 (0,34%). O IPCA-15 acumulado no ano está em 0,77%, já a taxa acumulada em 12 meses chega a 2,86%.

Publicidade
TAGS:

Antônio Fernando

Blog do Antônio Fernando

Friburguense, jornalista, 65 anos, taurino e vascaíno. Antônio Fernando atuou em diversos veículos de Nova Friburgo e atualmente é redator das colunas Radar e Impressões onde ele deleita o leitor de A VOZ DA SERRA com suas visões peculiares sobre o mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.