Impressões — 27/08/2016

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Fábula

Vitória – os antigo fizeram dela uma deusa. (Dicionário da Fábula – Ed. Garnier – Paris)

Linha do Tempo

“O novo sempre despertou perplexidade e resistência”. (Sigmund Freud)

Voluntário – faça parte e seja a diferença

Os brasileiros puderam conhecer, na Olimpíada 2016, um exército de 50 mil homens e mulheres de todos os estados brasileiros e de mais de 150 países convocados para entrar em operação no Rio de Janeiro. Um traço em comum uniu esse contingente que mobilizou povos de diferentes culturas, idiomas e religiões: a paixão pelo esporte. Detalhe: todos eram voluntários.

Segundo definição das Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos”. Doando seu tempo e conhecimentos, o voluntário  realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

Ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário, descobrem-se, entre outros, dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.

Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo. Do ponto de vista religioso, acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento.

Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.

O que é preciso para se tornar um voluntário?

  • Disponibilidade de tempo e dedicação;
  • Compromisso;
  • Força de vontade;
  • Criatividade;
  • Identificação com os valores e missão;
  • Capacidade de trabalhar em equipe.

O Ativismo Digital

Quando você quer apoiar uma causa social, o que você faz? Uma das primeiras coisas provavelmente é participar pela internet: fazer uma doação, compartilhar campanhas, assinar uma petição ou confirmar presença em algum protesto. Esses são alguns dos exemplos de como a internet vem ampliando o ativismo social e político e criando novas formas de atuação e mobilização, compondo o que é chamado de ciberativismo.

Exemplos desse tipo de ativismo vão desde petições online, criação de sites denúncia sobre uma determinada causa, organização e mobilização de protestos e atos que aconteçam fora da rede com uma função política e social.

Embora as primeiras formas de ativismo online datem do início da década de 1990, movimentos recentes no Brasil e no mundo vêm mostrando o potencial dessa nova forma de reorganização. Um dos casos mais emblemáticos do século 21 talvez seja o do WikiLeaks, site criado pelo jornalista Julian Assange que divulgou informações sigilosas de vários países, principalmente sobre os Estados Unidos e a Guerra do Afeganistão.

O celular e as redes sociais também se mostraram uma poderosa “arma” nos protestos de junho de 2013 no Brasil. Apostando na dinâmica rede-rua, foi pelo Facebook que os organizadores do MPL (Movimento Passe Livre) conseguiram a adesão de centenas de milhares de pessoas, sendo que boa parte delas participou dos protestos nas ruas de diversas cidades brasileiras. Outro grupo que chamou atenção durante os protestos foi o Mídia Ninja, cuja atuação foi baseada nas transmissões ao vivo dos protestos pela internet. 

Instituições e ONGs em Nova Friburgo para trabalhos voluntários ou doações
 
AÇAO SOCIAL ANCHIETA

Rua Gal Osório - 181 - Centro - Nova Friburgo – RJ 

Telefone: 22-252721105

AÇÃO SOCIAL SANTA INÊS

Rua Augusto Spinelli - 75 - Centro - Nova Friburgo – RJ

Telefone: 22-25220978

AFAPE-ASSOCIAÇÃO FRIBURGUENSE DE AMIGOS E PAIS DO EDUCANDO

Av. José Pires Barroso - 1001 - Via Expressa - Olaria - Nova Friburgo – RJ

Telefone: 22-25228608

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA ÀS COMUNIDADES COM CARÊNCIAS ESPECÍFICAS

Rua Carlos Alberto Braune - 349 - Anexo Braunes - Nova Friburgo – RJ

Telefone: 22-92577454

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE NOVA FRIBURGO 

Rua Ventura Spargolli - 292 - Conselheiro Paulino - Prado - Nova Friburgo – RJ
 
Telefone: 22-25228670
 
ASSOCIAÇÃO FEMI - BRASIL 
 
Rua Trajano de Almeida - 15 – Sobreloja - Centro - Nova Friburgo – RJ
 
Telefone: 22-25222653

ASSOCIAÇÃO MACAÉ DE CIMA 
 
Macaé de Cima - 0 - Caixa Postal 97237
 
Macaé de Cima - Nova Friburgo – RJ
 
Telefone: 21-82552557
 
ASSOCIAÇÃO PARA O DESELVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTAVEL 
 
Av. Julio Antonio Therler - 331 - Olaria - Nova Friburgo – RJ
 
Telefone: 22-25226138
 
ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE NOVA FRIBURGO 
 
Rua Souza Cardoso - 403 - Lagoinha - Nova Friburgo – RJ

Telefone: 22-25284318
 
CASARÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
 
Rua Major Rubens Tolentino - 155 - Braunes - Nova Friburgo – RJ
 
Telefone: 22-25220806
 
GOL DE PLACA 

Núcleo 01: 11º Batalhão de Polícia Militar - Pça. da Bandeira, 474 - Vila Nova - Nova Friburgo - RJ

Núcleo 02: Instiuto Francisco Faria - Av. Sebastião Martins - 615 - Conselheiro Paulino - Nova Friburgo - RJ - Te: (22)2580-3768

Fontes:
ONGBRASIL.COM.BR
RIOVOLUNTARIO.COM.BR
VOLUNTARIOS.COM.BR

 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.