Impressões — 13/02/2016

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Fábula

Justiça – divindade alegórica, filha de Júpiter e Astrea. Juntamente com a mãe, se retirou para o céu logo que a Idade de Ferro sucedeu às outras idades. Representava-se na figura de uma donzela, tendo em uma das mãos uma balança de ambas as partes igual e na outra uma espada nua. Finge-se também que estava assentada sobre uma pedra, quadrada, pronta a prescrever penas para o vício, e recompensas para as virtudes.

(Dicionário da Fábula – traduzido por Chompré – com argumentos tirados da história poética – Ed. Garnier – Paris)

Linha do Tempo

É curioso: dizemos palavrão desde a manhã até a noite, mas se ouvimos no rádio uma pessoa conhecida e respeitada pontuar suas frases com "essa gente é um pé no saco", ficamos um pouco decepcionados.
(A Insustentável leveza do Ser)

Milan Kundera

O homem é um animal que adora tanto as novidades que se o rádio fosse inventado depois da televisão haveria uma correria a esse maravilhoso aparelho completamente sem imagem.

Millôr Fernandes

 “Rádio - A voz do infinito”

O título dessas Impressões não é meu. Pertence ao escritor Berilo Neves nominando uma crônica em seu livro Caminho de Damasco (Civilização Brasileira, março de 1939) sobre a importância do rádio. Em seu belíssimo texto, diz que “o rádio é a onipotência feita som”. Para ele “quem possui um aparelho de rádio é um dominador do mundo, um Alexandre, que não precisa sair de casa, para o ter a seus pés, obediente e dócil” Ele não estava, em absoluto, errado.

Desde a sua criação o rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo. É um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, de promoção cultural ou em casos de emergência social. Para os profissionais de comunicação social, o rádio é uma plataforma para se divulgarem fatos e histórias.

Criado pela Unesco, o Dia Mundial do Rádio celebra-se anualmente a 13 de fevereiro. A data foi escolhida pois neste dia a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi declarada em 2011 pela Unesco e o primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado em 2012. O tema do Dia Mundial da Rádio 2016 é a emergência social e o papel da rádio nos desastres. O rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio indispensável para a população, que recebe a informação na hora, sendo esta uma das características mais positivas do rádio.

O início da história do rádio foi marcado pelas transmissões radiofônicas, sendo a transcepção utilizada quase na mesma época. Consideram alguns que a primeira transmissão radiofónica do mundo foi realizada em 1906, nos Estados Unidos por Lee de Forest experimentalmente para testar a válvula tríodo.

No Brasil, inicialmente apenas militares poderiam ter aparelho de rádio; a lei foi revogada por Francisco de Sá , e a primeira transmissão civil foi realizada no dia 6 de abril de 1919, a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife, pela PRA 8, Rádio Clube de Pernambuco, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira. Sobre este fato o Jornal do Recife (já extinto) noticiou no dia 7 de abril de 1919:

“Consoante convocação anterior, realizou-se na Escola Superior de Electricidade, a fundação do Rádio Clube, sob os auspícios de uma plêiade de moços que se dedicam ao estudo da eletricidade e da telegrafia sem fio. Ninguém desconhece a utilidade e proveito dessa agremiação, a primeira do gênero fundada no país”. Idealizada, construída, operada e direcionada para um grupo elitista, a emissora não teve muita repercussão, por não existirem receptores nas residências àquela época.

Em 7 de setembro de 1922, no centenário da Independência do Brasil, o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Bélgica, Alberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário da Independência no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado.

No mesmo dia, à noite, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente. Era o começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Edgar Roquette-Pinto, a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, mas com o nome de Rádio MEC. Essa transmissão é tida como a pioneira, no âmbito oficial. Porém a emissão radiofônica pioneira deu-se no Recife, em 1919, através da Rádio Clube de Pernambuco. Em abril de 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro é inaugurada, sob a direção de Edgar Roquette Pinto, e é reconhecida como a primeira rádio do Brasil, no entanto, em fevereiro de 1923, a Rádio Clube de Pernambuco, já operava com um transmissor de 10 watts.

O desenvolvimento do rádio, já sabemos. Hoje, diferentemente do primarismo de suas instalações, podemos tê-lo ao alcance de nossos dedos, numa transmissão on line, Temos a Terra inteira ao nosso alcance, quase de graça, em diversas línguas. Apesar dos demais meios de comunicação, o rádio permanece imbatível, um amigo de todas as horas, um conselheiro para as noites solitárias, uma presença constante nos lares, na cidade e no campo. Por sua importância e abrangência sou, com muito orgulho, uma “macaca de auditório” deste singelo aparelho. Termino citando ainda Berilo: “Se o Criador viesse de novo ao mundo, não falaria, como Jeová, do alto de uma nuvem, ou, como Júpiter, do corpo medonho de um trovão; falaria ao microfone!”

O rádio no cinema

Antes da televisão, era a rádio que entretia e informava milhões de pessoas ao mesmo tempo. A maior parte dos cantores e músicos do século passado jamais se tornariam ídolos sem ele.
Esta lista traz filmes cuja trama é centrada no rádio e em seus DJs.

A Era do Rádio

O olhar nostálgico de Woody Allen sobre o que era crescer nos anos 1940, quando o rádio reinava absoluto. narrado sob a perspectiva de um garotinho de 10 anos - Seth Green - e sua excêntrica família. entre os rostos por trás das vozes do rádio, há até uma 'Carmem Miranda', vivida pela brasileira Denise Dummont.

A Última Noite

Um show de variedades do rádio, há 30 anos no ar, terá sua última apresentação ao vivo no teatro de onde é transmitido. Cantores country - entre eles Meryl Streep - se misturam a personagens misteriosos, numa ótima comédia, o último e um dos melhores filmes de Robert Altman.

Fale Comigo

A biografia de um ex-presidiário - Don Cheadle -, que tornou-se astro da rádio americana nos anos 1960. O relato da relevância e influência que o rádio tinha sobre a população negra e pobre, que não tinha então acesso à televisão.

Verdades que Matam

Um controverso apresentador de talk show de rádio de Dallas -Eric Bogosian - vive um momento complicado. Ao mesmo tempo que fica sabendo que uma grande emissora planeja promovê-lo para a rede nacional, tem que lidar com ameaças de morte de ouvintes incomodados por suas opiniões fortes. Flme de Oliver Stone.

Os Piratas do Rock

Sátira bem humorada do período em que, nos anos 60, diversas rádios piratas surgiram na Inglaterra, para poder tocar rock e vencer a barreira das rádios oficiais. como as emissoras eram baseadas em barcos, não podiam ser banidas pelo governo, eram adoradas pela população e responsáveis pelo surgimento do britpop, que ganhou o mundo.

Perversa Paixão

Uma garota liga todas as noites para um programa noturno de rádio e pede sempre a mesma canção, 'Misty'. algumas vezes o disc jockey atende o pedido. Uma noite ele sai do trabalho e conhece a garota num bar, sem saber que é a sua ouvinte. Para ele é um caso passageiro, pois ele só quer voltar para a ex-namorada. Para ela vira uma obsessão, que poderá matá-lo. Um brilhante precursor de 'Atração Fatal', com estreia de Clint Eastwood na direção. 

Bom Dia, Vietnã

Um irreverente DJ - Robin Williams em seus melhores dias - é enviado ao Vietnã para melhorar o humor das tropas, mas acaba batendo de frente com o comandante local. grande e sucesso dos anos 80.

Uma Onda no Ar

Quatro jovens de uma favela de Belo Horizonte-MG criam uma rádio comunitária, para dar voz ao povo excluído local, mas acabam atraindo a atenção e intolerância de policiais, que sempre os tiram do ar. Um tanto panfletário, mas interessante. baseado num projeto real, premiado pela ONU.

Os Cabeças de Vento

Três integrantes de uma banda desconhecida - Brendan Fraser, Steve Buscemi e Adam Sandler - decidem invadir uma emissora de rádio com armas de brinquedo e obrigá-los a tocar sua fita demo.

Foto da galeria
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.