Hotelaria em debate

Antônio Fernando

Blog do Antônio Fernando

Friburguense, jornalista, 65 anos, taurino e vascaíno. Antônio Fernando atuou em diversos veículos de Nova Friburgo e atualmente é redator das colunas Radar e Impressões onde ele deleita o leitor de A VOZ DA SERRA com suas visões peculiares sobre o mundo.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Hotelaria em debate

Começou quarta-feira, 16, em Fortaleza-CE, um dos mais tradicionais eventos da indústria hoteleira e do setor de turismo do país, o Congresso Nacional de Hotéis (Conotel). Em sua 60ª edição, o evento volta a acontecer fora do eixo Rio-São Paulo e promete se tornar itinerante.

*****

No encontro é discutida a retomada do crescimento do setor, além de outros temas de interesse, como competitividade, formas de financiamento, concorrência com serviços eletrônicos de hospedagem, além dos impactos das novas regras de acessibilidade e das mudanças na legislação trabalhista.

Pessoas subutilizadas

A taxa de subutilização da força de trabalho no Brasil atingiu um nível recorde no primeiro trimestre de 2018, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Acrescentou que 27,7 milhões de trabalhadores estão subutilizados, o que corresponde a 24,7% da força de trabalho no país, o maior percentual desde 2012.

*****

São consideradas subutilizadas as pessoas que estão desempregadas, as disponíveis para trabalhar mais horas, mas não encontram essa possibilidade, as que gostariam de trabalhar, mas não procuraram emprego e as que procuraram, mas não estavam disponíveis para o trabalho.

Consumo excessivo

Ofertas tentadoras muitas vezes podem ser o gatilho para o consumo desenfreado. E o combate ao consumo excessivo é o foco da campanha de educação financeira “No meu dinheiro mando eu”, da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de   Previdência Complementar (Abrapp).

*****

“As mais comuns são as grandes promoções com zero de entrada; pague 2 e leve 3; cartão de crédito com o limite turbinado; 50% off; 10 vezes sem juros; planos anuais e a Black Friday”, disse o integrante da Comissão Técnica de Estratégia e Criação de Valor da Abrapp, Cristiano Verardo. A campanha descreve "armadilhas" que seduzem  para dar dicas ao consumidor de como não se deixar levar pelo impulso de comprar e a cometer erros. O objetivo é disseminar a educação financeira e previdenciária no país.

Postos protestam

Afetado pela política de reajustes de preços da Petrobras para o diesel e gasolina, que acompanha a alta das cotações do petróleo, o setor de revendas de combustíveis do Brasil vem "perdendo fôlego financeiro" e exige do governo mudanças tributárias para amenizar o prejuízo.

*****

Em nota, a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) demonstrou "insatisfação em relação à política de preços da Petrobras", que prevê reajustes quase que diários desde julho do ano passado. "A política de preços de combustíveis adotada pela Petrobras está trazendo prejuízo para famílias e empresas brasileiras que dependem de um bem prioritário", disse a Fecombustíveis, que defende mudanças que tragam alívio aos revendedores.

Espaço para as franquias

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias registrou crescimento de 8% em 2017, fechando o ano com a receita de mais de R$160 bilhões. As redes de saúde, beleza e bem-estar foram as que mais se destacaram, com crescimento de 12,1% em faturamento. Já o segmento de hotelaria e turismo aumentou 9,7%, enquanto o de serviços e outros negócios cresceu 9,2%. Atualmente, entre as 2.845 marcas em operação no Brasil no franchising, 28,3% são da área de alimentação e 21,7% de saúde, beleza e bem-estar.

Aposentadoria por idade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que a partir da próxima segunda-feira, 21, os pedidos de aposentadoria urbana por idade só poderão ser feitos pelo telefone do serviço discando 135 ou pela internet acessando a área Meu INSS no site do Instituto. Não haverá mais, portanto, atendimento presencial nas agências do INSS para esses casos, salvo ocasiões específicas. A decisão foi tomada com a intenção de facilitar o processo de concessão dos benefícios cortando a etapa do agendamento numa agência física do INSS.

Publicidade
TAGS:

Antônio Fernando

Blog do Antônio Fernando

Friburguense, jornalista, 65 anos, taurino e vascaíno. Antônio Fernando atuou em diversos veículos de Nova Friburgo e atualmente é redator das colunas Radar e Impressões onde ele deleita o leitor de A VOZ DA SERRA com suas visões peculiares sobre o mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.