Desejo de consumir

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Desemprego acelera
A taxa de desocupação cresceu 0,5 ponto percentual ao passar de 11,3% para 11,8%, entre o trimestre encerrado em junho e o encerrado em setembro. Com o resultado, já são 12 milhões de desempregados no Brasil, um crescimento de 3,8% em relação ao trimestre encerrado em junho – o equivalente a mais 437 mil pessoas desocupadas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números do trimestre encerrado em setembro indicam, em contrapartida, uma ligeira melhora no salário real pago ao trabalhador, embora ele ainda esteja abaixo do valor pago em igual trimestre de 2015.

Rio sem incentivos 
A Justiça do Rio proibiu o governo do estado de conceder, ampliar ou renovar benefícios fiscais ou financeiros até a apresentação, em 60 dias, de um estudo do impacto orçamentário financeiro de todos os incentivos fiscais. A decisão, em caráter liminar, foi concedida pelo juiz Marcelo Martins Evaristo da Silva, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Rio, que acolheu pedido do Ministério Público estadual em ação civil pública movida contra o estado do Rio.
***** 
O governo terá ainda de encaminhar ao juízo, em 60 dias, a relação das empresas agraciadas com benefícios fiscais e financeiros (concedidos sob a forma de créditos tributários futuros), com informações sobre os benefícios fiscais. No mesmo prazo, terão que ser enviadas todas as cartas consulta das empresas que receberam incentivos, bem como todos os documentos e vistorias comprobatórias de que as empresas que receberam incentivos cumpriram os requisitos ou contrapartidas previstos na legislação.

Desejo de consumir 
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 2,4% na passagem de setembro para outubro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esta é a quarta alta consecutiva do indicador, que busca avaliar se os consumidores brasileiros têm intenção de consumir. 

As mais reclamadas 
A Cnova, empresa responsável pelos sites do Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, foi a primeira colocada na lista das empresas e-commerce mais reclamadas entre janeiro e agosto (4,9 mil denúncias). No mesmo período de 2015, o valor tinha sido de 2.827 queixas. De acordo com o  Procon-SP, a segunda colocada foi a B2W, que administra os sites Submarino, Americanas, Shoptime e Soubarato. A companhia teve 1.174 reclamações, dobrando as 580 queixas registradas no ano passado. Em seguida aparece o e-commerce do Magazine Luíza, seguido pelo site do Walmart, e depois pela NS2.com Internet S.A., dos sites Netshoes e Zattini.
***** 
As principais reclamações dos consumidores da Cnova, segundo a pesquisa, estão relacionadas à não entrega da mercadoria ou atrasos. O motivo figurou em 61% das reclamações direcionadas a empresa. A média do segmento para este tipo de problema é de 36%.

Franquias crescem 
O setor do franchising brasileiro cresceu 8,8% no terceiro trimestre de 2016, em comparação com o mesmo período do ano passado. O faturamento entre julho e setembro foi de R$ 38,836 bilhões, ante R$ 35,699 bilhões desses meses em 2015. Os dados foram apresentados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Foi o maior crescimento deste ano: no primeiro trimestre, a expansão foi de 7,6%, e no segundo, de 8,1%.
***** 
Os maiores aumentos foram registrados nos setores de serviços automotivos (20%); esporte, saúde, beleza e lazer (13%); vestuário (12%); e comunicação, informática e eletrônicos (12%). O menor crescimento ficou com o setor de educação e treinamento, que teve expansão de 4%. Entre outubro de 2015 e setembro de 2016, o faturamento do setor de franquias foi 6,7% maior que o dos 12 meses anteriores. Para este ano, a previsão de crescimento se mantém entre 6% e 8%.

Limpando o nome
O Serasa Consumidor, braço da Serasa Experian com produtos e serviços voltados ao cidadão, promove mais uma edição do Super Feirão Limpa Nome. Entre os dias 8 e 26 de novembro, cidadãos de todo o país poderão acessar o site www.serasaconsumidor.com.br/feirao, para renegociar dívidas pela internet. O evento também vai contar com três edições presenciais, no Rio de Janeiro (de 8 a 12), Belo Horizonte (de 16 a 19) e São Paulo (de 22 a 26).
***** 
Ambas as versões oferecem a oportunidade de renegociar dívidas atrasadas com condições e descontos especiais, diretamente com as empresas credoras. Segundo a Serasa Experian, em agosto, o Brasil contabilizava 59,3 milhões de inadimplentes.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.