A Voz dos Leitores — 25/06/2015

quinta-feira, 25 de junho de 2015

A força do espírito humano vence a idade — Lar Abrigo Amor a Jesus durante festa junina

Eu sou um ladrão. Há 30 anos atrás casei com um anjo. A mãe dela, D. Elma, agora com 90 anos, quando ficou viúva veio morar conosco em Nova Friburgo. Ela também é um anjo. Doce, com muito amor no coração, sempre prestativa e de grande sabedoria. Homeopata de berço, nunca colocou  uma aspirina na boca. Espiritualista de berço pratica os conselhos de Jesus com naturalidade. Está muito bem fisicamente, mas tem falhas de memória.

Roubei ela da minha esposa, porque minha mãe faleceu há muitos anos. Agora D. Elma — que aparece aí na foto comigo — é minha mãe e sogra da minha esposa...

Durante a Festa Junina no Lar Abrigo Amor a Jesus, no último dia 14, com a inauguração da nova lavanderia, a participação de centenas de pessoas, comes e bebes e até música de rock and roll, D. Elma deu um show de dança.

Ela dançou cerca de três horas sem parar. Tirou velhinhos e velhinhas para dançar e dançou sozinha também. No microfone a elogiaram várias vezes como exemplo de vida!

Sabemos que a população idosa tende a aumentar no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tinha 21 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos em 2012. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o país seja o sexto em número de idosos em 2025, quando deve chegar a 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.

A expectativa de vida também tende a crescer, devendo chegar a 80 anos em 2041. A expectativa média é de 74,8 anos para bebês nascidos em 2013, segundo o IBGE. Com o envelhecimento dos cidadãos, o funcionamento das políticas públicas se torna essencial para a garantia dos direitos básicos do idoso. No entanto, todos sabemos que isto não acontece. Não só as instituições públicas deixam muito a desejar como existe preconceito contra o idoso. Muitos jovens esquecem que, se não morrerem antes, também serão idosos.

No Oriente (Ásia), o idoso é visto como fonte de sabedoria e é venerado. No Ocidente, incluindo Brasil, o idoso é geralmente é visto como descartável. Como estão vivendo mais tempo, os anciãos acabam tendo os últimos tempos de suas existências sob o sofrimento terrível do endividamento. Como os bancos perceberam que os idosos estão mais ativos, começaram a liberar um empréstimo atrás do outro. Não deu outra! Os empréstimos comuns e os consignados, esses aliás em número impressionante, fizeram com que os velhinhos brasileiros chegassem a dever um total superior a R$ 71 bilhões nos últimos seis anos, quando esse tipo de empréstimo aumentou mais de 50% para as pessoas da terceira idade.

D. Elma, usando a linguagem da dança e da música dialogou com jovens, idosos, homens, e mulheres. Um raio de luz! Com dança e música, D. Elma transcendeu a fala dialogando com todos que participaram da festa junina.

Arnoldo Marcio Borges — Gerente de Manutenção da User System Automação — escreveu estas belas palavras sobre D. Elma: “O corpo pode ter suas limitações e suas rugas, mas a verdadeira idade se reflete no espírito de cada pessoa. Temos jovens com espíritos idosos e idosos com espíritos jovens. D. Elma nos mostrou uma poesia em forma de pessoa nesta ensolarada e bela tarde de domingo.

Junto com vocês, todos estavam livres de preconceitos, dogmas ou outra forma de aprisionamento do espírito humano. Sorrisos, bailados, abraços mostravam como a felicidade dos bons momentos são eternizados em nossas memórias espirituais.

Nestes dias atuais, de tanta violência e ignorância, o amor ainda vive forte e mostra sua alegria quando deixamos fluir,” conclui Arnoldo.

Peter Howard Wertheim é jornalista-correspondente internacional (peterhw@frionline.com.br)

Foto da galeria
TAGS:

A Voz dos Leitores

A Voz dos Leitores

A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.