Leitores — 30/09/2016

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Suicídio e suicida

No mês de prevenção ao suicídio com ações da campanha Setembro Amarelo é pertinente abordar-se o tema:      O suicídio não consiste somente no ato voluntário de matar-se instantaneamente, mas em tudo quanto se faça conscientemente para apressar a própria morte.

O ato de suicidar-se é um crime aos olhos de Deus, pois transgredimos suas leis, onde lemos: “Não matarás”, mesmo que busquemos os mais fortes argumentos para justificá-lo, será sempre um delito.

Diante das dificuldades e desespero, lembremos dos compromissos assumidos anteriormente e que Deus, pai de amor e bondade, não nos abandona. Ele está e estará sempre no comando de nossas existências, vendo e provendo tudo de que necessitamos. Não estamos à deriva.

Busquemos forças nas orações, nas leituras edificantes do evangelho do mestre Jesus, ajuda de um profissional, apoio na família, um trabalho voltado no bem, uma religião etc.  Deus não põe peso excessivo em ombros frágeis.

O Evangelho segundo o Espiritismo no capítulo 28, item 71, informa: “O suicida é qual um prisioneiro que se evade da prisão, antes de cumprir a pena; quando preso de novo, é mais severamente tratado. O mesmo se dá com um suicida que julga escapar às misérias do presente e mergulha em desgraça maior”.

Portanto, o suicida é a primeira e maior vítima do seu próprio engano. Mata-se para fugir dos seus próprios problemas, das suas dores, das suas aflições e percebe desalentado o grande equívoco, querendo resolver o presente complica o futuro, pois quem morre é o corpo. O espírito é imortal. Para o além túmulo transportamos todas as nossas aquisições, sejam boas ou más.

Estamos nas campanhas das cores.

Vermelho: incentivando a doação de sangue; azul: dedicado a saúde do homem na prevenção do câncer de próstata; rosa: prevenção do câncer de mama; amarelo: prevenção do suicídio. A Organização Mundial de Saúde escolheu o último dia 10 para lançar essa campanha com um alerta para todos nós.

Portanto, devemos-nos “vacinar” contra o suicídio. Quem nos dá o subsídio para tal prevenção é Jesus: “Orai e vigiai” (Mateus: 26, 41). Oremos por todos que estejam passando por problemas e dificuldades e  que pensam em cometer o suicídio. Oremos por todos que deixaram o mundo físico pelas portas do suicídio para que encontrem esperanças e consolações em Deus. Não nos compete julgá-los e sim amá-los como irmãos em Cristo.

Muita Paz!

Francisco Senna - Associação Espírita Fraternal

TAGS:

A Voz dos Leitores

A Voz dos Leitores

A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.