A Voz do Rio — 04/08/2015

segunda-feira, 03 de agosto de 2015

Água suja

Os atletas dos Jogos olímpicos terão que nadar e velejar em águas tão contaminadas por fezes humanas que se arriscam a contrair alguma doença, de acordo com uma investigação da Associated Press. Uma análise da qualidade da água encomendada pela AP encontrou níveis perigosamente altos de vírus e bactérias de esgoto humano em até 1,7 milhão de vezes acima do que seria considerado alarmante.

Recuperação da Baía de Guanabara

Sete universidades e três centros de pesquisa vão auxiliar o Governo do Rio no planejamento de ações de recuperação da Baía de Guanabara.  O acordo de cooperação técnica – que inclui condições tecnológicas, científicas e operacionais – foi assinado nesta segunda-feira (3) pelo governador Luiz Fernando Pezão e representantes das instituições no Palácio Guanabara. Também serão convidados a participar do trabalho professores estrangeiros com experiência na recuperação das baías de Chesapeake (EUA), Brest (França), e Sidney (Austrália).

Tá caro

Tampas de vasos sanitários, cortinas, saboneteiras, suportes de TV, tapetes, mesas, sofás e camas estão entre os itens em que a Secretaria municipal de Habitação vai gastar de sua própria verba para aparelhar as vilas olímpicas. A lista já soma R$ 62 milhões e pode chegar a R$ 74 milhões com a nova licitação publicada no Diário Oficial.

Tá feio

 A Ampla efetuou o corte do fornecimento de energia elétrica de unidades do Governo do Estado, devido ao não pagamento de faturas por parte do órgão. A empresa somente tomou a decisão de interromper o abastecimento de energia após tentar negociar o débito em várias ocasiões.

Benefício ou punição?

O Ministério Público Federal quer que o tribunal aposente o ex-juiz de processos contra Eike Batista, depois que várias ilegalidades e roubos foram cometidos pelo magistrado. Contra o juiz Flávio Roberto de Souza, o Ministério Público Federal requereu que o Tribunal Regional aplique a ele a pena disciplinar de aposentadoria com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço, pena máxima para magistrados vitalícios. Isso mesmo; pena máxima.

Crescimento pífio

As vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro aumentaram 0,4% no final deste semestre. Foi o menor índice de crescimento registrado no varejo carioca para o período. Especificamente nos últimos dois meses, as vendas diminuíram 2,9%. No acumulado do primeiro semestre do ano (janeiro/junho) em relação à igual período de 2014  as vendas aumentaram pífios 0,2%. No mês de junho, por exemplo, que sempre foi aquecido pelas vendas do Dia dos Namorados, uma das datas comemorativas mais fortes do comércio, este ano teve um baixo crescimento. O índice foi o menor dos últimos dez anos pata o final do semestre

A culpa é do motorista

Para quem viaja do Rio para Friburgo, ou vice-versa, é inegável que a paciência em excesso se tornou norma indispensável para superar o terrível e agora diário engarrafamento na Niterói-Manilha. A autopista Fluminense, concessionária que administra a via, alega que o congestionamento é causado por excesso de veículos e não comenta uma obra na via que já dura uma eternidade. Em alguns dias, em razão da famosa obra, o congestionamento chega até 18 quilômetros de lentidão.

Lebronx

Um tiroteio assustou quem passava pela Rua Afrânio de Melo Franco, no Leblon, na noite deste sábado (1). Na ação, um adolescente de 16 anos foi baleado. Uma troca de tiros entre bandidos rivais motivou o confronto. Com a onda de violência no bairro, as novelas do Manoel Carlos que se cuidem!

Multa gravíssima

No Rio, em 2014, foram 36.521 os motoristas multados por conta de invasão ou evasão nos 143,8 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus. Somente invasores, no ano passado, foram 14.914. O comportamento, ainda que com incidência considerável, vem caindo entre os cariocas nos últimos anos - em 2013, foram 64.119 casos no total - e deve, após a publicação da mudança do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pela presidente Dilma Rousseff, na última sexta-feira (31), no Diário Oficial da União, cair ainda mais.

Um tributo a Chacrinha no Palácio Tiradentes

“Quem não se comunica se trumbica”, uma das máximas de Abelardo Barbosa, mais conhecido como Velho Guerreiro ou simplesmente Chacrinha, dá título à exposição de fotografias que acontece no Palácio Tiradentes a partir desta segunda-feira (3). A mostra, que fica na sede da Alerj até o dia 30 de agosto, tem 130 imagens e é uma homenagem ao apresentador, que morreu há 27 anos. A maioria das fotos é do fotógrafo Delgado, que trabalhou com Chacrinha durante mais de quatro décadas, em todas as emissoras de TV por onde ele passou e também em turnês Brasil afora.

No mais...

O procurador da Justiça Márcio Mothé, coordenador de Direitos Humanos do Ministério Público estadual, solicitou, na sexta-feira (31), à 18ª Promotoria de Investigação Penal a abertura de um procedimento para apurar as circunstâncias da morte do ambulante Adílio Cabral dos Santos. Ele foi atropelado por um trem na terça-feira, depois de pular um muro e acessar a linha ferroviária perto da Estação de Madureira. Minutos depois, a SuperVia autorizou que uma composição passasse por cima do corpo, para que o trânsito no ramal não fosse interrompido. Uma atrocidade contra os direitos humanos.

TAGS:

Alessandro Lo-Bianco

A Voz do Rio

Pai da Valentina, Alessandro foi repórter da Band News, revistas da Editora Abril, Jornal O Dia, Portal IG e Último Segundo. Atualmente é repórter do Jornal O Globo e ventila aqui na serra, todas as segundas-feiras, um pouquinho da maresia carioca.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.