A Voz do Rio - 01/09/15

domingo, 30 de agosto de 2015

Violência e cultura

Um dos traficantes mais perigosos do Rio, Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, morto em agosto, virou questão de prova. Os alunos do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental de um Centro Educacional, na Zona Oeste do Rio, responderam a uma pergunta sobre a identidade do criminoso em uma prova de Geografia, feita há uma semana. A questão, de múltipla escolha, perguntava o apelido do bandido morto e dava como opções os apelidos de outros criminosos.

TPM

Uma briga de casal causou transtornos e cancelou um voo da Delta Airlines com destino à cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, que partia do Aeroporto Internacional Galeão. De acordo com a companhia, 223 passageiros estavam a bordo do voo. Após o cancelamento do partida, foram fornecidas acomodações em hotéis, e a equipe de reservas da empresa agiu para colocá-los nos primeiros voos do dia seguinte. O caso foi registrado na delegacia da Polícia Federal. De acordo com os agentes, um deles chegou a ser detido e responderá por crime de lesão corporal. E a explicação dita ao delegado? Coisas de mulher...

Enfim, tombada

A Escadaria Selarón, na Lapa, finalmente foi tombada por sua importância histórica. A lei foi publicada na semana passada. foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial municipal. A escadaria é obra do artista plástico chileno Jorge Selarón, assassinado no local em janeiro de 2013. É  a maior escultura no mundo feita por um único indivíduo, segundo a revista National Geographic. Com 215 degraus e 125 metros de comprimento, a escadaria, que liga os bairros da Lapa e Santa Teresa, começou a ser enfeitada com azulejos em 1994. Desde então, turistas trouxeram peças do mundo inteiro, que também foram fixadas na escada. Atualmente, são mais de 2 mil azulejos em pedaços ou inteiros.

Mais promessas

Após o médico que morreu esfaqueado quado andava de bicicleta na Lagoa Rodrigo de Freitas, o assalto ao executivo Alfredo Hirsh, de 46 anos, que ficou gravemente ferido após receber uma pedrada na cabeça enquanto pedalava no Aterro do Flamengo, fez mais uma vez a Polícia Militar “rever o plano de segurança da região para melhorar o patrulhamento.” A falta de segurança nestes dois pontos da cidade parece proposital.

Racismo ou prevenção?

O prefeito Eduardo Paes, o secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame e o governador Pezão defenderam a ação da PM que havia sido criticada pela Defensoria Pública, que acusou de racismo o “recolhimento preventivo” de dezenas de jovens negros, tirados pela polícia de um ônibus que seguia a caminho de uma famosa praia da Zona Sul. Após as críticas do jornal espanhol El Pais, o prefeito Eduardo Paes disse que se tivesse visto uma notícia dizendo que não estão deixando a criança mais pobre, principalmente negra, ir à praia, teria a mesma interpretação. É preciso escolher um lado, prefeito!

Cadê Amarildo?

O julgamento em primeira instância dos 25 PMs acusados da tortura e morte do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza - caso que correu o mundo através das redes sociais e ecoou nas ruas durante os protestos de 2013 - já está em fase de sentença. A juíza analisa as alegações finais do Ministério Público e da defesa, num processo de mais de 11 mil folhas e 150 horas de audiências. Entre as principais provas da acusação, estão os depoimentos de quatro soldados que, dentro de contêineres da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, teriam ouvido as torturas. Amarildo desapareceu em julho de 2013, depois de ser levado para a UPP da favela.

Sapo não é perereca

A Polícia Civil indiciou quatro maiores e dois menores apontados como autores da divulgação de falsas informações envolvendo jogadores de futebol, em um aplicativo. As investigações começaram quando as vítimas, três jogadores e um jornalista, procuraram a delegacia. Durante as investigações, os agentes descobriram que um ex-diretor de um clube de futebol teria pedido a um dos menores para que a notícia fosse espalhada por mensagens na internet. O adolescente alterou a foto de seu perfil no aplicativo e colocou a de um jogador, criando um diálogo fictício para tentar dar veracidade ao boato e, em seguida, uma notícia falsa atribuída ao jornalista. Dispenso os nomes...

Não fica

Não tardou uma semana, e o empresário Ivo Nascimento Pitanguy, filho do mais renomado cirurgião plástico e acusado de atropelar e matar um pedestre na Gávea, deixou a prisão, quase 48 horas após a 40ª Vara Criminal da Capital ter concedido sua liberdade provisória. Ele já tinha centenas de multas e, dezenas delas, por dirigir embriagado. Ele deixou a prisão acompanhado por dois advogados e não falou com a imprensa.

Silêncio sob trilhos

Na semana passada, seguranças da Supervia voltaram a ser flagrados empurrando passageiros para dentro da composição, com o intuito de fechar as portas do vagão. A cena é frequente e as composições ficam lotadas. A empresa respondeu que os funcionários são treinados a orientar os passageiros que ainda não embarcaram a aguardar a próxima composição. Mas esse posicionamento foi rápido: até perceber os vídeos publicados... Depois, o silêncio.

Justiça e Charme

Quem passou pela Rua Erasmo Braga, no Centro, na tarde deste sábado, encontrou um ambiente bem diferente do que normalmente ronda a área do Tribunal de Justiça Rio. A região foi palco palco do baile batizado de "A justiça é o charme”, que reuniu cerca de mil pessoas e fez muitos dançarem ao som da black music.

No mais...

A Rua Dias Ferreira, no Leblon, vai ganhar uma “costelaria”. Será um restaurante, como o nome indica, especializado em costelas. Hum...

TAGS:

Alessandro Lo-Bianco

A Voz do Rio

Pai da Valentina, Alessandro foi repórter da Band News, revistas da Editora Abril, Jornal O Dia, Portal IG e Último Segundo. Atualmente é repórter do Jornal O Globo e ventila aqui na serra, todas as segundas-feiras, um pouquinho da maresia carioca.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.