Beltrame sinaliza saída da Segurança do Rio

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Desmotivado

O Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame sinalizou nesta terça-feira que não vai comentar sobre o seu futuro na pasta, mas não cogitou permanecer à frente do cargo após os Jogos Olímpicos. O secretário não estava também para bom humor após deixar a CPI das Autos de Resistência. Ele destacou a escolha será feita por “foro pessoal” e ressaltou que “tem motivos de sobra” para estar desanimado.

Polícia pede socorro

No último domingo, durante uma reportagem sobre a morte de um policial na Mangueira, um PM da UPP entregou um bilhetinho para o colunista e se afastou rapidamente. Estava escrito à lápis: “Ajudem a salvar as vidas dos policiais de pacificação”. Foi aí que, ao chegar em casa fui checar e vi que os números são mais altos dos que os 18 divulgados. De janeiro até hoje, 41 policiais militares e civis já foram assassinados no Rio. Precisamos olhar melhor para a polícia.

O Rio não é para os fracos

O Rio não é para os fracos. Um episódio bárbaro chocou na manhã desta terça-feira, 24 os moradores que Copacabana que transitavam pela calçada da Rua Figueiredo de Magalhães, no coração do bairro. Um homem de 60 anos simplesmente despencou de uma janela com inúmeras perfurações de facas e por pouco não atinge outras pessoas. A vítima tinha 60 anos. Logo em seguida, os pedestres avistaram o jovem de 22 anos fugindo pelo apartamento do idoso utilizando lençóis amarrados como nas cenas dos filmes antigos. Resultado: os lençóis desataram o povo assistiu a segunda morte. Foi horrível.

Reação

O delegado da unidade de Repressão aos Crimes de Informático do Rio, Alessandro Thiers informou que identificou o acusado de entrar no perfil do Facebook da funkeira Ludmilla e que o rapaz está sendo indiciado por injúria preconceituosa com o agravante do crime ter ocorrido pelas redes sociais. Apesar da repressão, esse tipo de crime cresce. Já foram nessa Taís Araújo, Sheron Menezzes, Cris Vianna e a jornalista Maria Júlia Coutinho.

Rrecorde de frio

O Rio registrou recorde de frio na madrugada desta terça-feira (24). De acordo com o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia, os termômetros apontaram 13,4 graus na Vila Militar, na Zona Oeste. A recorde anterior era de 13,7 graus, registrado no dia 2 de maio. De acordo com o Climatempo, a forte massa de ar polar que entrou no Brasil esta semana derrubou a temperatura na cidade. O carioca está dividido. Metade curtiu e colocou o sobretudo, outra insistiu no chinelo e detestou.

Ocupações

A situação não vem bem mesmo para educação. Já são 64 escola tomadas pelos alunos. O movimento, que chama atenção para as más condições de ensino, apoia a greve dos professores, que está prestes a completar 90 dias. Nesta terça-feira, 24, a juíza Glória Heloiza Lima da Silva, titular da 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, considerou que houve uso desproporcional de força na retirada dos alunos que ocupavam o prédio da Secretaria estadual de Educação. O novo secretário de Educação, Wagner Victer, ex-presidente da Cedae. não quis falar sobre a decisão da magistrada que decidirá pela desocupação numa audiência no primeiro dia de Julho e informou que só vai se pronunciar após reuniões com a Defensoria Pública e o Ministério Público.

Promessa é dívida

É embasado nesta opinião o argumento de que, pouco antes do Batalhão de Choque entrar, Mário Rocha, que é subsecretário havia divulgado um vídeo afirmando que a PM não iria entrar no prédio. No mesmo vídeo, o secretário de Educação, Wagner Victer, afirmou aos alunos que ninguém sofreria represálias. Alguns alunos saíram desmaiados com o rosto cinza de spray de pimenta. Os vídeos viralizaram.

Nem com Jesus

Não se espante. É crise mesmo. Neste Corpus Christi, o tapete para a passagem da procissão será menor. O manto, que costumava se estender do altar da Catedral Metropolitana de São Sebastião até a Avenida Chile, terá de se limitar à área de entrada do templo, sem afetar o trânsito. O pedido foi feito pela prefeitura por causa das obras no Centro da cidade, que também influenciam o percurso da procissão. Agora foi a vez dos padres ficarem uma fera com o prefeito Eduardo Paes. 

TAGS:

Alessandro Lo-Bianco

A Voz do Rio

Pai da Valentina, Alessandro foi repórter da Band News, revistas da Editora Abril, Jornal O Dia, Portal IG e Último Segundo. Atualmente é repórter do Jornal O Globo e ventila aqui na serra, todas as segundas-feiras, um pouquinho da maresia carioca.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.