Palavra de Deus e vida na internet

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Caros amigos, iniciamos setembro, mês da Bíblia, com o desejo de tornar mais íntimo o nosso contato com a Palavra de Deus. Este ano, o tema proposto para nossa reflexão é: “Discípulos missionários a partir do Evangelho de João”.

Afinal, nós, que fomos “criados pela Palavra” (Cfr. Gn 1, 26) e “feitos à imagem e semelhança de Deus amor, só podemos compreender a nós mesmos no acolhimento do Verbo e na docilidade à obra do Espírito Santo. É à luz da revelação feita pelo Verbo divino que se esclarece definitivamente o enigma da condição humana”. (VD, 6). Por isso é tão importante ter diante de nossos olhos essa Palavra de Vida (Cfr. 2Pe 1, 19).

Entretanto, é inegável que milhares de fiéis têm diante dos olhos, cada vez com mais tempo, a influência da internet. De fato, hoje se fala muito em “vida virtual” ou “nativos virtuais” para designar aqueles que já nasceram na era da Rede Mundial de Computadores ou que, mesmo provenientes de outros tempos, estão 24 horas conectados: pelo computador convencional, laptop, celular, veículos, relógio e outros muitos meios que surgem a cada dia.

Ante esta inundação de palavras rápidas e superficiais, os cristãos proclamam a perene e imutável Palavra de Deus, que designa em primeiro lugar Jesus Cristo (Cfr. Jo 1, 1; DV 7), e que foi atestada e divinamente inspirada na Sagrada Escritura e na Sagrada Tradição da Igreja.

O fiel, que hoje é muito influenciado pelas “palavras rápidas” da internet, parece que paulatinamente vai perdendo aquela capacidade de meditação e oração, que são pressupostos indispensáveis para a assimilação do texto bíblico.

Nesta mudança de época, os pastores e os fiéis precisam de um renovado modo de viver que defenda o lugar privilegiado da Palavra Divina em suas vidas e faça com que a mensagem de salvação seja assimilada e venerada de modo digno e útil por todo o mundo, também nos novos areópagos da comunicação.

Multiplicam-se os grupos de círculos bíblicos e outros encontros de formação e reflexão sobre a Palavra de Deus. Alegro-me sobremaneira ao ver que o querido Povo de Deus encontra, e sempre encontrará, caminhos para nutrir-se desta fonte inexaurível de graças.

Não quero com isto “demonizar” a internet, mas incentivar que os fiéis a usem como poderoso instrumento de evangelização, com a sobriedade própria de um apóstolo moderno que, “procura tenazmente tudo o que contribui para a paz e edificação de uns pelos outros” (Rm 14, 19). Voltemos, portanto, o coração para a Palavra e a anunciemos com a nossa vida.

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.