Os círculos bíblicos

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Caros amigos, dentre as iniciativas bíblicas e missionárias de nossa Diocese, quero hoje destacar os círculos bíblicos. Neles, o povo de Deus tem a oportunidade de se reunir para aprender das Sagradas Escrituras o modo correto de crer e viver.

A vida é feita de ações, pensamentos e sentimentos. Também a palavra de Deus nos traz estes mesmos elementos, pois sua mensagem são as ações, pensamentos e sentimentos do povo que Deus escolheu para ser o portador de sua mensagem de salvação.        Diz a escritura: “Com efeito este mandamento que hoje te prescrevo não é difícil para ti nem está fora do teu alcance. Não está no céu, para que digas: ‘Quem poderá subir ao céu por nós para apanhá-lo? Quem no-lo fará ouvir para que o passamos cumprir? (...) Ao contrário, esta palavra está bem ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir”. (Dt 30,11-12.14)

Nas palavras e na vivência do povo de Deus, entre seus acertos e erros, o Pai revelou sua mensagem salvadora que é “lâmpada para os nossos passos e luz para os caminhos” (Cfr. Sl 118, 105). Nos círculos bíblicos, os fiéis são chamados a fazer a experiência de ler, na situação atual de sua vida, a presença do Senhor, que quer nos conduzir por caminhos de salvação.

Não se trata de “canonizar” todas as experiências da vida, mas de iluminá-las e purificá-las, colocando-as sob o brilho da verdade revelada. Quantas atitudes precisamos mudar? E será, precisamente, na fonte da palavra que o povo de Deus poderá encontrar a regra da fé, a força necessária para continuar no caminho certo e o consolo para suportar e superar o peso dos erros pessoais e das injustiças que sofre diariamente.

No centro de toda a mensagem divina está Jesus Cristo, a palavra eterna de Deus, que nos revela definitivamente as escrituras com sua vida e suas palavras. Ele é o centro e o ápice de toda revelação (Cfr. DV, 2). “De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16). Ele é o caminho seguro para que todo homem viva segundo a verdade. Portanto, o fiel deve se esforçar para ter os pensamentos, as atitudes e os sentimentos de Cristo.

Quando a comunidade se reúne em torno dos textos sagrados, acolhe bem a todos os que chegam, procura e visita os mais afastados, prepara bem o encontro e abre-se à Boa Nova, levando-a para si. Assim, tem início a sonhada conversão das estruturas sociais, a partir da conversão pessoal.

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.