A tríade do mal

terça-feira, 20 de junho de 2017

Se não contarmos com o câncer, com todas as suas dezenas de tipos, podemos dizer que as doenças cardíacas são as maiores causadoras de mortes em todo o mundo. Mas existem outras duas que também são extremamente perigosas para o ser humano. São elas a diabetes e a obesidade. Quando se associam pressão alta, obesidade e diabetes, a pessoa estará vivendo num verdadeiro inferno. Sua vida, que será bastante curta segundo as estatísticas mundiais, não vai lhe permitir muitas alegrias e será cheia de restrições. Perder peso, que para o diabético é fundamental, vai ser um dos seus maiores desafios. Pois abrir mão das delícias da boa comida e das guloseimas que estão na nossa frente em todos os lugares não é fácil para ninguém, sem contar que é muito difícil para uma pessoa manter uma dieta restritiva, enquanto seus familiares e colegas de trabalho podem comer à vontade.

Doenças silenciosas como são elas, a obesidade é a mais fácil de perceber pois salta aos olhos, sendo que o indivíduo obeso tem uma grande tendência a resistir a qualquer comentário sobre sua condição, alegando sempre que tem problemas de fundo nervoso e sofre de doenças glandulares que são a causa do seu problema. Mas, quando se juntam, estas três destruidoras de vidas são de extrema dificuldade para se controlar. O obeso piora seu quadro de pressão alta pelo aumento do peso, o qual também agrava a condição do diabetes. Um diabético mal controlado vai aos poucos tendo o seu sistema da circulação arterial entupido, o que provoca má oxigenação de todos os órgãos mais importantes do corpo -  coração, cérebro, rins e fígado. Estas pessoas sofrem com facilidade de infartos agudos do coração, começam a apresentar sinais precoces de má função cerebral, com perdas de memória e confusão mental. Seus rins não filtram o sangue retirando dele as impurezas tóxicas, como a ureia, o que vai agravando o quadro mental.

A obesidade está sendo considerada hoje um problema de saúde pública em países desenvolvidos. Causadora de graves alterações no corpo, leva a afastamentos do trabalho e aposentadorias prematuras com grandes perdas para o indivíduo e sua família. O diabetes, além de tudo o que foi  citado acima, provoca perda de visão pela lesão da retina e causa amputações de partes do corpo, principalmente na parte dos pés, sendo um quadro de extrema gravidade o chamado pé diabético.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.