A telha de amianto e o pulmão dos trabalhadores

terça-feira, 01 de agosto de 2017

A maioria das pessoas talvez nunca tenha ouvido falar neste assunto, mas existe uma doença que pode ser mortal e está ligada a um produto que a maioria conhece e tem na sua casa. Elogiadas como as melhores e mais rápidas de se colocar e também de grande duração, com certeza presentes em pelo menos 50% das moradias de Friburgo. Segundo reportagem de Cássia Almeida, no jornal O Globo deste domingo, 30, depois de 20 anos de idas e vindas, o Supremo Tribunal Federal vai julgar em breve a validade ou não de uma lei que permite o uso de uma matéria-prima chamada amianto, usada na fabricação das famosas telhas muito conhecidas pelo nome de Brasilit, também usada para produzir caixas d’água.

Pelo nome da telha, creio que todos já ouviram falar nela. Vindo de uma época em que as fibras de outros materiais ainda eram desconhecidas no Brasil, apesar de já serem usadas em países mais adiantados que o nosso, o amianto, por ter baixo custo e estar presente em várias partes do Brasil, foi sendo utilizado em grande escala em nosso país. Sua fibra, da qual se fazem as caixas d’água e também as telhas , é material proibido em muitos países do mundo, por ser causador de gravíssima doença dos pulmões que tem um nome estranho, Asbestose, e que já matou dezenas de operários que trabalhavam com ela, tanto nas minas quanto na fabricação das telhas e caixas d’água. Apesar de usarem equipamentos de proteção, os trabalhadores sempre acabam por respirar alguma quantidade da fibra, muito pequena e que fica em suspensão no ar. Dia a dia ela vai penetrando dentro dos pulmões, onde causa uma reação inflamatória e de onde nunca mais vai sair e nem pode ser retirada.

O amianto, que é a matéria-prima que se usa na fabricação das telhas e caixas d’água, é considerado pela Organização Mundial da Saúde um produto cancerígeno e é proibido o seu uso em mais de 50 países. Segundo estatísticas da Fiocruz, nos últimos trinta anos morreram no Brasil quase 4.000 trabalhadores com doença pulmonar provocada pela fibra do amianto.  A maioria dos friburguenses que têm sua casa coberta pelas telhas tipo Brasilit, elogiadas por suas qualidades, não sabe desta história trágica e que custou tantas vidas, sem contar todos os que tiveram que se afastar do trabalho por incapacidade física, com doença respiratória, e sobrevivem até hoje em meio a grandes sofrimentos.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.