Gripe, uma antiga conhecida

terça-feira, 11 de julho de 2017

Os vírus da gripe e do resfriado são nossos velhos conhecidos e costumam aparecer com freqüência por aqui nestes meses frios. Já eram visitantes destas terras desde os tempos da colonização do Morro Queimado pelos suíços, que também devem ter sofrido nas mãos deles. Não tenho conhecimento de alguma estatística daqueles tempos antigos relatando informações a respeito das mortes causadas pelas gripes daqueles tempos, mas devem ter sido muitas principalmente entre crianças, idosos e pessoas enfraquecidas por alguma doença. Tudo isto mudou muito com a descoberta de medicamentos, principalmente os antibióticos, com a penicilina em primeiro lugar, descoberta por acaso, como muitas coisas no mundo; um exemplo muito recente foi com o Viagra. Pesquisado para doenças do coração num primeiro momento, veio a se tornar um grande amigo dos homens com disfunção erétil, entre os quais ainda ocupa posição privilegiada.

Mas, voltando aos nossos vírus da gripe e do resfriado, a grande revolução na luta contra eles foi a descoberta das vacinas contra os vírus da influenza. Antes da vacina, só a famosa gripe espanhola matou em todo o mundo cerca de 20 milhões de pessoas, principalmente idosos, crianças e gente debilitada, acamada. Depois do aparecimento da vacina, tudo mudou, para melhor. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de mortes e internações por pneumonia praticamente caiu para a metade, pois eram as gripes com suas graves consequências que deixavam as pessoas enfraquecidas e vítimas fáceis daquelas pneumonias que se tornavam mortais.

Apesar de tudo isto, acontece no momento uma diminuição na procura do público-alvo da campanha de vacinação pela vacina. Muita gente não se interessou em ir aos postos de saúde receber sua dose protetora e já se percebe um aumento dos casos de pneumonia entre idosos, algumas fatais. Parece que uma das razões disto é uma informação errada que muita gente espalha, dizendo que sempre que toma a vacina logo depois fica gripada. Grande mentira. O que sempre pode acontecer, e que realmente acontece, é que depois da vacinação contra a gripe surgem os vírus que causam os resfriados. Resfriado e gripe são muito parecidos, mas as gripes são bem piores e os vírus que causam as duas doenças são diferentes. Assim, a desculpa de que tomando a vacina a pessoa logo depois fica gripada não é verdadeira. Tenha juízo: se você é do grupo de risco, procure a vacina! Ainda dá tempo.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.