Gordura no sangue pode encurtar sua vida

segunda-feira, 24 de abril de 2017
Foto de capa

Segundo estatísticas do Ministério da Saúde, 350.000 brasileiros devem morrer este ano vitimados por doenças cardiocirculatórias, ou seja, aquelas que afetam o coração e as artérias que levam o sangue pelo corpo. A principal substância envolvida nesta dramática estatística é uma gordura que se chama colesterol. Muito importante para a saúde humana, pois é a partir dela que são produzidos os hormônios que fazem parte do organismo, como os da sexualidade, estrogênio e testosterona. Os colesteróis mais relacionados à saúde do coração já são bem conhecidos do público em geral, citados nas conversas do dia a dia, o HDL e o LDL.

Estas siglas se referem ao tamanho das moléculas destas gorduras. Enquanto o chamado bom colesterol, o HDL, tem uma molécula grande e age como uma espécie de desentupidor das artérias carregando as sujeiras para fora delas, o LDL, com sua molécula pequena, age de forma contrária, colando nas paredes das artérias e acabando por estreitar a passagem do sangue. Este estreitamento pode ocorrer em todo o corpo, fazendo com que aconteça uma má oxigenação das partes do organismo atingidas. Quando isto acontece nos vasos que alimentam o coração, as chamadas artérias coronárias, quase sempre levam ao infarto cardíaco e quando ocorre nos vasos que alimentam o cérebro, levam a pessoa a sofrer de uma doença chamada isquemia cerebral, que quer dizer falta de oxigênio no cérebro. Com o passar do tempo isto vai causando um envelhecimento precoce dos tecidos do órgão, provocando perda de memória, demência, diminuindo a capacidade de atenção, sonolência frequente e facilitando o surgimento de outras graves alterações no humor e na capacidade da pessoa executar suas atividades normais do dia a dia, impedindo-a de dirigir, de se comunicar com os outros e de trabalhar.

Os colesteróis estão presentes nos produtos de origem animal como a carne , leite, manteiga e queijos. Os churrascos são uma fonte tremenda destas gorduras. Se a pessoa associa tudo isto com bebidas alcoólica e mais o cigarro, forma uma receita poderosa para entupir de vez as artérias, principalmente as do coração e do cérebro. O fígado também é um fabricante destas gorduras. Se você tem na família casos de infartos, deve se prevenir e cuidar das suas taxas de colesterol no corpo. É um exame de sangue simples e rápido, que mostra em poucos dias se você está bem ou mal e que caminho deve seguir. Muitos dos que sofrem um infarto ficam para o resto da vida totalmente prejudicados para viver uma vida normal e muitos morrem, como os 350.000 que vão morrer este ano. Alimentação saudável e atividades físicas, como simples caminhadas, podem mudar sua vida para melhor.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.